O que faz Dark Souls ser tão adorado?
A gloriosa e aclamada série de jogos Dark Souls, acumula fãs ávidos e fiéis por todos os cantos, totalmente fascinados pelo seu universo. Porém, sua história impressiona e fascina tanto quanto sua gameplay.
O criador: Hidetaka Miyazaki
A história por trás de Dark Souls muitas vezes parece escrita, um roteiro com várias escolhas dramáticas se sobrepondo a realidade, como aquelas “adaptações baseadas em fatos reais”; por mais difícil que seja de acreditar boa parte do que será citado aqui aconteceu exatamente como está aqui.
Em uma cidade comum, existia um cara comum, com um emprego comum; Hidetaka Miyazaki não era algo que definia felicidade nem tão pouco tristeza, vivia em um estado de piloto automático contínuo, apenas existindo.
Existia porém alguns fatores que o distoavam do resto dos “comuns”; quando criança Miyazaki gostava de ler livros em inglês mas não conhecia o idioma, apenas palavras chaves, usava essas palavras para tentar entender o enredo usando as ilustrações dos livros e criando história para complementar; além disso, Miyazaki também nutria um forte amor pelos jogos, sendo um gamer ávido.
Em mais um de seus dias comuns Miyazaki resolveu começar uma jogatina de Ico que fora recomendado por um amigo, não imaginava o quanto esse jogo o transformaria. A experiência dele com Ico foi tão satisfatória que de um dia pro outro ele decidiu que iria se tornar um “criador de jogos”, pediu demissão de seu emprego e arranjou um trabalho em uma empresa pequena chamada FROM SOFTWARE. Naquele tempo, FS só tinha como sucesso Armored Core, que ainda não era tão conhecido.
Demon Souls
Após alguns trabalhos Miyazaki ficou sabendo de um projeto sequel de King’s Field(1994), o projeto contava com ótimas idéias, mas os produtores estavam com dificuldades de execução. Dessa maneira, Miyazaki pediu o comando do projeto, mudou bastante aquele jogo e trouxe o que seria o ótimo exclusivo da Playstation, Demon Souls.
Quando lançado, em 2008, Demon Souls não vendeu tanto apesar de não ser um fracasso, mas um fato curioso aconteceu. O público que comprou o jogo gostou tanto de sua dificuldade e desafio que começaram a comentar com amigos e em fóruns da internet. Logo, o jogo lançado primeiramente no oriente já estava também sendo pedido no ocidente e em um mês se tornava o maior sucesso da FROM SOFTWARE.
Garanta já o game Demon’s Souls – PS3
A partir daí o nome de Miyazaki já estava feito na empresa, ele usou isso pra pedir autorização para um projeto que trazia bastante de Demon Souls mas que seria multiplataforma, depois de muito trabalho e pra alegria de um público ansioso Dark Souls era lançado, como esperado o jogo fez muito sucesso.
Muito mais que Demon Souls e atingiu o clássico patamar de “atemporal”, tudo isso levou Miyazaki ao cargo de CEO da FROM SOFTWARE. Aquele cara comum de alguns anos atrás se tornava um dos pilares da indústria dos jogos.
A Alma Negra
Apesar de uma das características de Dark Souls ser sua dificuldade, isto não é nem de perto o que o jogo realmente apresenta. De fato, o game nem traz tanta dificuldade assim, apenas um diferente modelo de jogo que ao se acostumar com ele, torna um jogo tranquilo que prende sua atenção por trazer um combate parecido com “turnos de ação”: você ataca, se defende, administra sua estamina, seus itens e sua mana (variável dependendo dos capítulos da franquia); não necessariamente nesta ordem.
Miyazaki já chegou a declarar que tenta trazer a verdadeira experiência gamer dentro de seus jogos, portanto, nada de microtransações ou atalhos de gameplay, nem mesmo facilitada em sua jornada para se tornar mais atrativo, você realmente joga Dark Souls.
Enfim, o jogo não marcou apenas os players, mas todo o mercado em si. Em seguida, diversos jogos trouxeram mecânicas aperfeiçoadas na franquia, seja para agrado técnico ou público.
É claro que Dark Souls não criou muitas das ferramentas usadas, como a esquiva e a estamina, só retomou a importância que essas mecânicas “deveriam” ter em RPGs; Dark Souls é uma crítica aos “jogos automáticos”, onde a gameplay é muito fácil e traz um falso sentimento de conquista para o player.
Miyazaki usou muito de suas experiências como inspiração para Dark Souls. O modo como a história/lore é contada é baseado nas suas experiências com livros. Assim, as diversas referências e representações de Berserk dentro do game, o jogo traz cargas emocionais como nos jogos da Japan Studios (produtora de ICO)…
São várias as experiências de Miyazaki usadas dentro de Dark Souls, é definitivamente o projeto da vida dele.
A história: lore
Um dos ápices de qualidade de Dark Souls é em sua história, as lores, todas complexas e profundamente humanas e naturais. As lores na maioria das vezes são tristes e com finais trágicos, isso faz todo sentido no universo caótico e destruído da franquia com vários deuses caídos, heróis derrotados, falsos salvadores e pobres almas inocentes. No game, todo personagem tem sua importância e todos tem uma boa história em seu background, com finais tristes e comoventes mostrando a crescente dominância da escuridão e a crueldade do seu mundo.
Pegue Solaire, por exemplo, um herói que quer achar seu “sol” e concretizar o seu destino; um grande guerreiro com um bondoso coração que em um descuido acaba derrotado por um simples parasita. Assim, acaba iludido e perdido na loucura onde acha seu sol, na luz que o parasita produz… Mas tudo é uma questão de escolhas, o destino de Solaire está nas suas mãos.
Garanta já o game Dark Souls Remastered – PS4
Fato é que a franquia Dark Souls é um dos maiores sucessos da indústria dos games, mesmo contando com fãs mais de nicho. O jogo que para muitas pessoas parece raso e somente difícil, se mostra por ser um dos mais profundos e complexos nesse gênero. A franquia influenciou visivelmente esse mercado e tem seu nome devidamente respeitado por todos.
Enfim, concordam com o artigo? Ou acham que algum outro jogo influenciou mais a indústria de games?
1 Comment
[…] Confira: O que faz Dark Souls ser tão adorado? […]