Você precisa ler: O Sorriso da Hiena
Para os amantes de livros de suspense, O Sorriso da Hiena é sem dúvida uma grande surpresa. Publicado pelo Editorial Redord, o livro escrito pelo brasileiro Gustavo Ávila traz uma trama instigante e viciante.
Leia Mais: Resenha O Homem de Giz | Vale a pena ler?
Sinopse
“Atormentado por achar que não faz o suficiente para tornar o mundo um lugar melhor, William, um respeitável psicólogo infantil, tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana.” (Via Skoob).
Ética e Dilemas Morais
Em uma vibe de thriller psicológico, O Sorriso da Hiena conquista, pois apresenta algo completamente novo. Dessa maneira: ele não explora apenas a caça e a investigação de um serial killer, mas os dilemas morais por trás desses crimesve suas consequências a longo prazo.
Assim, o suspense questiona nossa ética como leitores e pessoas: Seria certo fazer algo ruim para garantir algo bom a longo prazo? Os fins realmente justificam os meios? Nosso passado determina quem seremos?
Desse modo, todos esses questionamentos permeiam tanto parte dos personagens quanto nós ao lermos. É normal se perguntar ao longo da leitura, como ele foi capaz de fazer isso? E o que eu faria no seu lugar?
Os Personagens
Como o livro todo é narrado em terceira pessoa, temos 3 personagens chave: Artur, o investigador, o assassino e William, o psicólogo. Cada um tem um papel muito importante na trama e um desenvolvimento extremamente condizente com o que Ávilla quer transmitir com cada um deles.
Artur: O Investigador
Assim, a Artur cabe o papel de justiceiro, como um investigador premiado e que já enfrentou muitos preconceitos por ser autista. O autor não acerta apenas por apostar na diversidade, mas por como desenvolve as características de Artur; de modo que sua representação seja realista, natural e condizente com a trama.
Por exemplo, Artur é um investigador excepcional, mas ainda assim tem dificuldades de convivência por conta do espectro. Porém, essa dificuldade não só não o impede de executar sua função como o ajuda a ter um ponto de vista diferenciado de outros policiais. Em suma, o espectro é uma característica do personagem, e não algo a ser superado.
O Assassino
Apesar de ser um dos personagens que menos interagimos diretamente, a forma como a trama é conduzida através da investigação de Artur e dilemas de William nos faz entender o porquê e os objetivos das suas ações. Após sofrer um grande trauma na sua infância, ele decide quando mais velho descobrir se sempre foi mal ou se alguma vez foi bom.
Ainda que seus meios sejam cruéis, seus traumas constroem a personalidade de alguém frio e que não liga para uma sociedade que sempre o destratou. Por sua vez, é um personagem que levanta discussões sobre os danos de um trauma de infância, a importância de um acompanhamento psicológico. Além das falhas do nosso sistema em proteger crianças em situação de risco.
William: O Psicólogo
William, por outro lado, é o personagem no meio dessas duas realidades. Fica nas mãos deles tomar uma decisão que pode ser capaz de ajudar muitas crianças no futuro. Seu dilema e processo de escolha são partes essenciais do desenvolvimento da trama.
Desde o início ele é apresentado como uma boa pessoa que está sempre tentando ajudaroutras pessoas, mas que pelas dificuldades da vida não consegue. Assim, é a partir desse desejo; e de um estudo teórico que ele realizou sobre como o trauma condicionaria a vida de uma criança, que o assassino se aproxima com uma oportunidade única.
Ler sobre a dúvida, sobre como essa oferta o tenta, e o faz se transformar em outra pessoa é um dos processos mais fascinantes que já experimentei. Desse modo, com personagens interessantes, a leitura de O Sorriso da Hiena é muito fluída, e se envolver com a história não é difícil. Já que toda trama é bem coesa e muito bem conectada.
No fim, a gente sofre junto com os personagens e torce para que enfim a escolha certa seja tomada.
Enfim, para quem ainda tá na dúvida super recomendo a leitura! E aí já leram? O que acharam?
Interessado no livro? Garanta sua cópia aqui!
—
Revisão: Leandro Reis
3 Comentários
[…] Leia Mais: Você precisa ler: O Sorriso da Hiena […]
Uma pequena correção. David é o assassino. O psicólogo chama-se William
Foi erro de digitação, obrigada por avisa do engano!