E se The Last of Us fosse brasileiro?
Oieeee, turners, tudo bom? Eu estou assistindo The Last of Us e estou simplesmente amando, devagarinho vou assistindo porque meu coração é frágil. Ainda não terminei, mas durante esse processo tenho pensado bastante sobre cada episódio, e me veio o seguinte questionamento: e se The Last of Us fosse no Brasil? Como seria essa produção? Se ainda não havia pensado nisso, vem comigo!
1 — A trama se passaria no Rio de Janeiro ou em São Paulo?
Muitas das produções que acontecem no Brasil acabam por escolher como cenário a cidade maravilhosa ou a terra da garoa como pano de fundo. Inclusive as produções nacionais, a maioria das novelas se passam no Rio de Janeiro ou em São Paulo, com pouca participação de outros cantos desse país vasto e lindo.
Isso é realmente uma pena, pois temos uma diversidade de locais e cultura em nosso país que vale a pena explorar. Seria mais legal que os filmes, séries e novelas que fossem feitos por aqui retratassem mais isso, seja em produções nacionais ou estrangeiras.
Desse modo, não é difícil pensar que se The Last of Us fosse uma série brasileira ou filmada no Brasil, veríamos um pouco do Pão de Açúcar ou talvez da Avenida Paulista, não é mesmo?
Leia Mais: The Last of Us: Principais diferenças entre a série e o game
2 — Metade da série seria os personagens principais tentando convencer o povo de que a doença é real
Primeiramente, preciso dizer que não tem como falar de uma série que trata uma pandemia e não comentar sobre o que foi a de Covid-19, que ainda é algo recente em nossa história. Sendo assim, pensando na dificuldade que foi lidar com a doença aqui no Brasil, imagino que caso The Last of Us acontecesse por aqui, parte do desafio inicial da história seria convencer as pessoas de que a doença é real e exige cuidados.
Se você já viu The Last of Us, deve estar pensando que isso seria impossível, já que algo tão louco assim as pessoas acreditariam facilmente. Mas olha, eu duvido muito, até o momento do Covid chegar em nossas vidas, nunca tínhamos passado algo tão grave. Mesmo com várias pessoas morrendo e todos sendo afetados, ainda havia pessoas questionando a veracidade da situação e se recusando a tomar medidas protetivas primárias.
Portanto, eu acho que se caso tivéssemos o Cordyceps por aqui zumbificando pessoas, a primeira reação geral seria questionar e desacreditar.
3 — Teria muito palavrão
A cada zumbi que os personagens principais matassem, eles iam gritar muito e xingar todos os palavrões possíveis de uma vez. Se fosse no Rio de Janeiro, é provável que o super fungo morresse só na base da ofensa. Recentemente, foi divulgada uma pesquisa mostrando que o Rio é o estado que mais xinga no Brasil. Nós, cariocas, somos conhecidos por sermos bastante ‘boca suja’ e não é à toa.
Eu super vejo os diálogos tendo, muitas vezes, desnecessários cinco palavrões introdutórios para cada situação de estresse. Até mesmo se fosse uma cena fofinha, nós sabemos que mesmo em casos de troca de afetos, os brasileiros, em especial, cariocas, têm a capacidade de usar palavras que aparentam serem ofensivas. É quase um talento.
4 — O SUS teria a cura
Assim como se Breaking Bad fosse no Brasil a série iria acabar no primeiro episódio, já que Mr. White não precisaria passar por tudo aquilo para ter no seu tratamento de câncer. E no caso de uma The Last Of Us brasileira, o SUS com certeza teria investido todas as suas forças em pesquisa e o Brasil encontraria a cura para os esporos do mau após alguns anos e muitas pesquisas em colaboração com outros países.
Já consigo ver a Fiocruz patenteando a medicação que iria salvar a humanidade do apocalipse zumbi. E um fato importante a ser ressaltado é o papel vital que um sistema de saúde unificado e gratuito tem em salvar vidas e promover a cura de doenças. Durante a pandemia de Covid-19 foi o SUS que promoveu os cuidados e, posteriormente, as amplas campanhas de vacinação. E não apenas para este caso, mas o nosso Sistema de Saúde atua hoje no controle, prevenção e cuidado de inúmeras outras doenças.
Isso certamente teria um impacto no desenrolar de uma crise sanitária tão grave como a imaginada em The Last of Us. E mesmo se não fosse o SUS quem descobrisse a cura, ele certamente teria um papel brilhante em garantir que ela chegasse aos cidadãos brasileiros.
5 — Quem seriam os Vagalumes e a Fedra?
Bom, todos estamos habituados à existência de mais de um poder na nossa sociedade. Existem as forças do estado: polícia e militares, e existem poderes paralelos que variam em diferentes locais, como grupos chamados de milicianos ou o crime organizado através do tráfico de drogas. Pensando nisso, para o cenário pós-apocalíptico de The Last of Us, é possível imaginar que a Fedra aqui no Brasil seria o Exército, enquanto os Vagalumes seriam a milícia. Sendo assim, eu não vejo que a milícia seria igual aos vagalumes, lutando por liberdade e democracia, mas sim uma forma de controle e exploração da população já fragilizada.
Para quem conhece a dura realidade de viver entre as lutas dessas forças, sabe que não seria fácil para população em um contexto de uma pandemia mundial tão mortal e feroz. Imagina lidar com a insegurança sanitária e a violência física imposta por esses grupos. É exatamente o que vemos na série e, de certa forma, o que vimos ao longo da pandemia de Covid 19 nas comunidades brasileiras. Logo, não seria difícil pensar que o mesmo ocorreria caso o cenário fosse como o de The Last of Us. Os moradores de áreas mais fragilizadas provavelmente seriam os primeiros a passar mais necessidade e serem exterminados pelo estado, como vimos acontecer na série.
Vale a reflexão
Este último ponto foi um pouco mais sério que os outros, mas acredito que valeu a reflexão para pensarmos transformações na nossa sociedade. Situações caóticas e imprevistas ao nível global podem ocorrer a qualquer momento e, em cenários assim, a tendência é que tudo que conhecemos na nossa cultura e nas relações sociais seja amplificado, logo também a violência. Por isso, acredito que vale a pena a reflexão, para caso houvesse uma série similar a The Last of Us por aqui, e como abordaríamos esse tema.
Bom, isso foi o que imaginei que teríamos se The Last of Us fosse no Brasil, acha que faltou algo? Deixe um comentário.
2 Comentários
[…] Leia Também: E se The Last us fosse brasileiro? […]
[…] Leia mais: E se The Last of Us fosse brasileiro? […]