Top Gun: Maverick faz Estúdio entrar em um processo judicial
Top Gun: Maverick é um completo sucesso de bilheteria, mas se tem um assunto que tem dado o que falar é um processo movido pela família de Ehud Yonay, autor do artigo que inspirou o primeiro filme. Sim, muita gente não sabe, mas Top Gun: Ases Indomáveis teve como grande inspiração um artigo da revista “California Magazine” de Ehud Yonay, publicado em 1983, três anos antes do filme.
Na época, para produzir o filme, a produtora Paramount Pictures comprou os direitos e atribuiu crédito a Yonay, como estabelecido. No entanto, segundo os familiares que administram o legado dele desde seu falecimento, em janeiro de 2020, completou 35 anos desde que a Paramount comprou os direitos de adaptação para produzir Top Gun. Dessa forma, segundo a lei americana, para lançar uma sequência o estúdio deveria pagar novamente por esses direitos, o que, segundo a família, não foi feito.
Sendo assim, a família entrou com um processo contra os estúdios Paramount Pictures, na última segunda-feira, por violação dos direitos de autor, no Tribunal Federal de Los Angeles — EUA. Nessa queixa, a família alega que não houve tentativa da produtora para readquiri-los (Via The Guardian).
Segundo o veículo Deadline, que foi quem vinculou a notícia em primeira mão, os advogados da família entraram em contato com os estúdios Paramount para evitar uma ação judicial. Entretanto, o estúdio se defendeu dizendo que, como a maioria da sequência foi finalizada em janeiro de 2020, os direitos autorais estavam garantidos e que, portanto, essa acusação não é válida.
Ao que tudo indica, isso deve ser resolvido no tribunal já que a Paramount declarou ao Deadline que vão se defender vigoramente contra essa acusação sem mérito. Já do outro lado, a família se posiciona a partir dos seus advogados, solicitando compensação financeira pela suposta violação, e que Top Gun: Maverick seja retirado dos cinemas:
“Apesar de a sequência de 2022 ser visivelmente derivada da história original, a Paramount conscientemente falhou em assegurar uma licença de direitos autorais fílmicos e anciliares, desrespeitando a lei de Copyright Vigente.”
Top Gun: Maverick já está em cartaz nos cinemas brasileiros e é um completo sucesso de bilheteria.
Leia Mais: Entenda a disputa entre Scarlett Johansson e a Disney
1 Comment
[…] Leia Mais: Top Gun: Maverick faz Estúdio entrar em um processo judicial […]