Transformers: O Despertar das Feras é a prova de que estúdios precisam aprender a hora de parar
Desde o anúncio que Transformers: O Despertar das Feras não seria uma sequência direta de Bumblebee, eu tinha minhas dúvidas sobre esse filme. Com uma proposta ousada e bastante desafiadora, Steven Caple Jr., de Creed II, veio com a missão de apresentar não só novos personagens, mas também todo um universo, que apesar de conhecido pelos fãs da saga, era um mistério para a maioria do público.
Assim, um de seus desafios era, além de dar sequência ao universo de Transformers, adaptar Beast Wars, animação em CGI sucesso nos anos 1990. Tudo isso não por ser a melhor escolha criativa, mas simplesmente para que a Hasbro conseguisse lançar e vender novos brinquedos. E diga-se de passagem, não tenho nenhum problema com filmes que lançam brinquedos, desde que a história justifique isso, o que não é o caso de O Despertar das Feras.
Com uma trama cansativa e exagerada, a sensação que temos é que vimos um pouco de tudo e muito de nada. Em menos de duas horas, ainda que pareça bem mais, somos apresentados a um enredo que explica demais e mesmo assim deixa coisas por dizer. Entregando um filme que não conquista nenhum dos seus públicos-alvo, nem o infantil, ou o adulto, pois é tão complexo quanto raso.
Ser um pretexto para vender bonecos não é novidade, qual o problema então?
Que a franquia Transformers existe para vender bonecos a gente já sabe, mas nem sempre foi só sobre isso. Ainda que essa razão comercial sempre tenha existido, não eram os brinquedos que nos levavam ao cinema e sim suas histórias divertidas e emocionantes. Embora suas tramas nunca tenham sido verdadeiras obras-primas, a franquia costumava saber equilibrar bem sua narrativa, trazendo protagonistas carismáticos, explosões emocionantes e relações encantadoras entre Autobots e humanos.
Porém, o que vemos no longa-metragem, que deveria e poderia ser uma sequência direta de Bumblebee, um filme genérico, que desperdiça elementos que deram certo no anterior, ao começar sua história quase do zero. Embora o filme traga um passado triste para o protagonista Noah, que o coloca no caminho dos Autobots de forma similar ao anterior, sua história acaba superficial para dar espaço para uma trama de salvamento do universo complexa e desnecessária.
Leia Mais: Curiosidades sobre Hailee Steinfeld que você tem que saber
Qual o enredo desse filme?
Transformers: O Despertar das Feras se passa em 1994, sete anos depois do último filme. Embora a ideia de trazer essa época para tela tenha sido interessante, em meio há tantos elementos, a nostalgia se perde e não causa o mesmo impacto que sentimos com Bumblebee.
Neste filme, descobrimos que os Autobots seguem presos na Terra e liderados por Optimus Prime, eles procuram uma forma de retornar para Cybertron, seu planeta natal. Essa chance finalmente aparece quando Elena (Dominique Fishback), a estagiária injustiçada de um museu, ativa sem querer uma chave de transdobra, que pode levá-los de volta para casa.
No entanto, como nada pode ser tão simples, a ativação não chamou a atenção só dos Autobots, mas também dos Terrorcons, robôs do mau que há milênios destruíram o planeta de origem dos Maximals, robôs derivados dos próprios Autobots e responsáveis por esconder essa chave de transdobra aqui na Terra. Confuso? Calma, que ainda tem mais coisa!
Liderados por Scourge, os vilões querem trazer para cá o seu mestre, um ser gigantesco que devora mundos e que pode potencialmente devorar nosso planeta. Agora, nosso Optimus Prime precisa se unir ao líder dos Maximals, e aos humanos Noah (Anthony Ramos) e Elena para conter os vilões nada dimensionais. Tudo isso com uma pegada de crossover entre Independence Day e Power Rangers, tanto no quesito profundidade quanto de construção.
Tem momentos divertidos, mas não o suficiente!
Com um enredo cheio de novos personagens, tramas e contextos, é difícil acompanhar os personagens ou mesmo se interessar nas histórias. Apesar de ter momentos divertidos e alguns até emocionantes, o filme dá a sensação de nunca terminar, mesmo sendo ironicamente o mais curto da franquia.
Não é preciso de muito para perceber que tem informação, personagens e elementos demais. Pois, no fim, não tem cena de ação ou elenco talentoso que possa disfarçar um roteiro confuso, superficial e corrido. Embora o filme tente desenvolver seus personagens, a quantidade exagerada de elementos se torna um tiro no pé, fazendo com que mesmo as histórias mais potentes como a de Elena e Noah não conquistem. Uma pena, pois Anthony Ramos é um ator fantástico e com a história proposta poderia ter entregue muito mais.
Qual o veredito: vale a pena ver?
Honestamente não recomendo! Transformers: O Despertar das Feras é mais um filme esquecível, que subutiliza personagens com potencial como Bumblebee e Optimus Prime. Com diálogos fracos, especialmente entre os Autobots, até mesmo as cenas divertidas não fluem como deveriam.
Infelizmente, a promessa de desenvolver Optimus Prime como líder ficou só na promessa, pois mesmo sendo um dos protagonistas oficiais, sua história se perde em meio a tantos acontecimentos. É realmente uma pena, pois definitivamente o personagem merecia esse desenvolvimento.
E você, já assistiu Transformers: O Despertar das Feras? Me conta o que achou nos comentários!
Confira Também: Hailee Steinfeld fala sobre a sequência de Bumblebee
28 Comentários
Eu particularmente gostei do filme. O único problema encontrado não é no filme, más na mídia que não tem nada de especial para lançar e sempre cria a desgraça de uma matéria ridícula para criticar. Consegue fazer melhor? Tenta!
Uma coisa Transformers ele não foi feitor para vender so brinquedos ele foi feito para ser mais do q isso vc nao entende nada de Transformers para ta falando besteira vc e so apenas um Hater q quer desmoralizar o filme si vc dis q o filme nao teve nenhum sentido então vailar ver as estoria em quadrinhos dos Transformers para vc aprender fala alguma coisa sobre eles por acaso quando o Optimus prime chegou a terra ele ja confiava nos humanos nao ate os quadrinhos dos Transformers fala isso si o filme fosso genérico ele seria que nem a she huky e homem aranha através do aranha verso vc so quer apenas hatear o filme isso q vc ta dando nao e um opinião e sim desmoralização do filme e também tentando mais não vai conseguir tentando afastar o público de Transformers mais como eu falei nao vai conseguir pq eu falo para todas as pessoas q esta vendo esse comentário ele nao estar dando opinião nenhuma pq si fosse ele falaria no inicio pq si vc for ne outras noticias vc vai ver o nome opinião e aqui ele nao tar dando opinião e sim hateando o filme pq ele estar dizendo q nao recomenda o filme ai vc mi pergunta oq tem, oq tem q nunca ninguém falaria isso eu ja fui no YouTube eles falam bem assim em minha opinião nao recomendo mais vale apena assistir para vc entender o filme mais eu recomendo assistir o filme para quem e fam e quem nao e fam mais como eu falei e minha opinião para quem nao e fam si vale apena assistir,essas foram palavras dos YouTube eles simples mente nao foi falando logo assim como esse cara pois eu fala agora vale apena sim o filme e muito bom ele tem uma história muito boa ele nao isso que essas sertas pessoas falam que não entende nada do filme e fica ai falando oq quiser e falando besteira q assistir o filme de qualquer jeito e fica.
Falando qualquer coisa do filme sem estudar o filme direito o nome dessas pessoas e hater de filmes pq fala o q quer para jogar o filme la embaixo mais nao consegue pq eu tenho uma boa noticia para esse haters Transformers o desperta das feras chegou a 400 milhões ou foi bilhões nao sei al serto mias em uma dessas notícias do Google falou sobre isso,como eu falei eu super recomendo ate para quem não e fam vale apena mais como os YouTube falam ne não sei si vale apena para quem nao e fam mais o filme e bom e er para todos os públicos,bom em minhas palavras eu super recomendo ate pra quem não e fam pq o filme e muito da hora so basta vc ent
ender o filme e analisar ele ai vc vai comesar a emteder o filme e a historia dele ai vc vai acha muito mais da hora mais isso e um critério de vcs para quem não e fam so isso q queria falar bye
Assisti e gostei muito, principalmente a ideia de unir o universo do trasformers com o G.I.Joe. Recomendo a todos
Eu assisti 3 vezes e valeu a pena.
Cara eu achei um lixo esse filme principalmente a história do tal Noah e da Elena muito fraca, acho que esse filme deveria ter acabado no filme que o Optmus volta sem lembra dos seus amigos
Seloko muito ruim .
Se vc está procurando um filme só para assistir sem ficar fazendo mil análises e críticas pode assistir sim, se gosta e simpatiza com esse tipo de personagens e quer assistir um filme para passar o tempo da pra assistir tranquilamente garanto que vc já assistiu filmes bem piores que a crítica encheu de elogios e na vdd eram ruim, mais eu respeito a opinião do dono da matéria, em se tratando de um comentárista e crítico de filmes a análises está muito bem feita.
Olá, eu também achei o filme vazio e sem sentido, a minha expectativa foi uma e foi por água abaixo quando vi a realidade do filme, enfim concordo com tudo que foi escrito no texto acima!
Simmm, não é? Podia ter sido algo tão melhor, uma pena mesmo
O filme é #top!!!!
Que bom que você gostou! Queria ter gostado 🙁
Eu gostei do filme. Não é o melhor de todos. Sai satisfeito. Compreendo que podia ser melhor. Mas acredito que o resultado seja diversão. Nota 7.
Eu gostei do filme,ainda mais pq sempre fui fã dos transformers desde a epoca dos desenhos,agora pra nutelada que começou assistir agora é dificil, pra quem assisti desde a epoca dos desenhos é felicidade demais.
Irmão por acaso você viu o filme de olho fechado?
Tava bem aberto apesar de ter sido bem difícil de assistir
Eu particularmente não gostei. Não tem nada ver com a história dos filmes passado, os personagens todos diferentes até o Optimus prime e Bumblebee são diferentes. Não tem enfeites emocionantes, e tbm nas dublagens não tem emoção nenhuma. Eu prefiro msm assistir de novo os filmes antigos.
O filme é muito bom, enquanto assistia nem senti a hora passar o único ponto negativo é a cadeira desconfortável do cinema…acho que por não ver o filme com um olhar tão crítico eu e várias outras pessoas conseguimos aproveitar o máximo do que o filme queria entregar que nada mais é do que robôs gigantes caindo na porrada e isso é ótimo, um pouco de ação e aventura bem feito com um ótimo cgi, a trama é boa também, a história me cativou a ponto de eu derramar lágrimas na morte de alguns personagens mas ainda assim, eu pagaria de novo e de novo para ir assistir o filme
Temos alguns fatos aqui sobre esse filme:
O filme diverte, tem bons efeitos especiais e boas cenas de ação, tem momentos impactantes e é melhor sim que Bumblebee, que é uma aventura numa escala bem menor.
Minhas críticas são as poucas cenas com as outras feras, eles focam mais no Primal e na Airazor.
E também uma facilitação de roteiro pra poder comportar a Elena na história.
O resto é questão de gosto ou implicância com o filme mesmo.
Sempre a mesma história batida, precisam encontrar algo antes dos rivais . Realmente fica enjoativo. Talvez unido os joes possa melhorar algo
Eu assisti no cinema. E achei fraco de mais. Sinceramente depois de últimato os filmes desse nivel estão péssimos. Transformes parou no 3 depois disso so foi derrota.
Ainda ñ vi esse filme, mas a saga Transformes começou bem nos cinemas, porém os filmes seguintes vieram cada vez piores cm lutas cheias d cortes, efeitos ruins, transformações totalmente genéricas… Nem pareciam robôs virando carros e sim uma modelação digital, algo parecido cm tokusatsu onde veículos se únem para virar um robô (fala sério, os tokusatsus ainda saem melhor). As lutas finais, dos Transformes era uma “gafieira d robôs” lutando q simplesmente ñ dava pra saber quem bate e quem apanha. O filme do Bumblebee, deu a volta por cima e nos apresentou um Transformes fiel cm efeitos respeitáveis. Se esse novo filme dos Transformes seguir a mesma produção d Bumblebee, vô discordar dessa matéria, mas se for a mesma coisa dq vinham fazendo cm a Saga Transformes, vô me arrepender e concordar cm a matéria
Nossa não concordo com nada nessa matéria 🤦🏻♀️🤦🏻♀️🤦🏻♀️
Assisti nos cinemas e foi maravilhoso, eu chorei,eu ri foi simplesmente incrível…. Eu amei cada detalhe do filme!!
Diferentemente de vc, eu que esse novo Transformers é um filme recomendável sim. Ele não é, e está longe, de ser um dos melhores da franquia, mas é bem melhor que os de 2 a 5. O filme tem alguns problemas que me incomodaram, mas tais problemas não foram o suficiente para fazer que eu achasse o filme fraco ou ruim.
Esse filme é o tipo do filme para desligar o cérebro e curtir com muita pipoca, sem levar a sério.
O grande problema dos críticos de hoje em dia em que a maioria que se levar a sério, falando de tecnicalidades em suas críticas que não interessam ao público geral, que simplesmente vai ao cinema pra se divertir.
Assim… não é o melhor filme da franquia, mas eu gostei, é um filme que dá pra assistir com os amigos 😊
Aaaaah para! Quem está detonando o filme n curte a franquia, simplesmente isso… é o típico filme da franquia, mts autobots, tiro, porrada, saltos, piruetas e comédia além de 1 leve ar de romance o resto é correria. Não é o melhor da franquia mas vale a pena sim. Aguardando o próximo rsrs
Achei o Filme muito massante! Morno. E o cara com a armadura do homem de ferro dando uma de Tony Stark no final foi muito forçado. Até que os robôs são bonitos, principalmente os Maximals, mas fora isso, filme meia boca, só não foi tão ruim quanto a Vigança dos derrotados da mesma franquia.
Bom!todosforam bons, último fera, comparado com flesh é clássico. Hoje falta roteiro história, filme clássico a lenda faroeste.
Tem tudo, neste filme.
Refente Transforme bom comparado ao desenho.! Perfeito a história é boa, 5 estrelas tá bem dada.
Bom ainda não assisti o filme mas como sei das verdadeiras histórias do universo Transformers tenho que dizer que está tudo bagunçado e nunca foram fiéis as histórias, desde que começaram a usar a franquia para vender brinquedos estragaram tudo , a história segue uma boa sequência até o filme ” o lado oculto da lua” depois eles começam a se perder nas histórias, misturam tudo não terminam nem explicam direito as histórias e do nada já começam outras, exemplo a Hera da extinção terminou com um final pronto para outro filme seguindo a mesma linha, e do nada vem o último cavaleiro com megatron voltando as horigens com sua verdadeira forma e optimos não, e termina com uma Sena pra dar continuidade a história e do nada me vem esse filme o despertar das feras copiando toda a série da NetFlix . Pois é, assistam a série “war of Cybertron” que vocês vão entender tudo desse novo filme e nada do verdadeiro universo Transformers, podia falar muito mais aqui, mas vou deixar pra próxima, em partes o autor da matéria tá coberto de razão.