TURN – Mundo Nerd TURN – Mundo Nerd
  • TV
  • Cinema
  • Notícias
  • Críticas
  • Leitura
  • Listas
  • Turncast
  • Contato
 Um jeito de recomeçar de Filipe Salomão, Vale a pena?
Críticas Livros

Um jeito de recomeçar de Filipe Salomão, Vale a pena?

1 de novembro de 2022 3Comentários

Heey, Turners, tudo bom? Se você tá afim de uma leitura curta, mas muito intensa e cheia de pontos para refletir, você vai gostar de Um jeito de recomeçar, livro de Filipe Salomão. A história é um drama narrado pela personagem principal, que acabou de passar por um evento traumático em sua vida e tenta seguir após isso. Nos mostra as muitas faces do ser humano e como isso tudo entra em confronto quando precisamos lidar com nossos sentimentos e com o dos outros. Quer saber mais? Então vem comigo.

Como começa essa história?

Bom, a história é contada por Carol, que tem 20 anos e tinha uma vida perfeita, segundo ela mesma. Ela tinha pais atenciosos que centravam sua vida em entregar o melhor a ela. Estudou em boas escolas e teve tudo que o dinheiro pode comprar. Em um dia comum, ao voltar para casa, ela encontra seus pais mortos. Esse evento choca completamente a garota e sua vida vira do avesso.

Seus pais eram seu centro e ela se vê sozinha no mundo para lidar com essa perda e com a sensação de falta de direcionamento deixada. Se sentindo cansada de tudo e precisando se isolar, ela decide fazer uma viagem para o interior de São Paulo, indo visitar uma pousada que seus pais frequentaram quando jovens. Nesse local ela tem a oportunidade de refletir e ir de encontro com os seus próprios sentimentos. A maneira como ela lida com isso tudo afeta não apenas a ela, mas todos naquele local. E será que as atitudes dela são realmente Um jeito de recomeçar?

LEIA MAIS: Cemitério das Árvores é insólito, melancólico e Cult

Qual o ponto mais interessante da história?

Na minha opinião, o fato dela ter um sentimento contraditório sobre a morte de seus pais é importante. O tempo todo ela demonstra o quanto o pai ter matado a mãe e cometido suicídio em seguida a afetou. Enquanto ela tenta transparecer que isso tudo não importa e que ela não liga para nada. O que parece é que ela sente a dor de ter perdido seus pais que representavam seu norte, ao mesmo tempo que se vê tomada por uma sensação estranha de alívio por não estar mais sob a influência deles, sendo uma figuração viva do que eles gostariam de ser. Ela fala em vários momentos sobre como seus pais fingiam ter uma vida perfeita e como ela existia como uma vitrine para isso.

Dessa forma, ao mesmo tempo que ela se sente triste por perder seus pais, também se sente livre da pressão que era ter que ser perfeita e seguir os padrões e desejos deles. Ao não admitir seu próprio luto e raiva pela situação, Carol direciona tudo isso para outras pessoas. Causando transtorno para quem trabalha e vive na Pousada Pinã Colada, local onde ela escolheu passar um tempo para aliviar a cabeça. Nesse sentido ela se mete na vida de todos de alguma forma e encontra um jeito de manipular essas relações. Lembra muito uma criança queimando formigas com uma lupa.

E vale a pena ler?

A leitura é curta e tem profundidade. Como é narrado na primeira pessoa, nos dá uma dimensão dos sentimentos dela e é interessante ver a percepção distorcida que a personagem tem da realidade. Ela acredita muito que tudo naquela pousada passa a girar ao entorno dela, como era a relação dela com os pais, então suas ações parecem refletir esse desejo oculto de ser o centro.

Acho que vale a leitura e traz reflexões variadas a respeito de sentimentos, relações humanas e caráter.

Você já leu Um jeito de recomeçar? Me conta o que acha nos comentários.

    Share This:

      Tags: #Filipe Salomão #kindle #livros #Um jeito de Recomeçar livros nacionais
      Post Anterior
      Próxima postagem

      Andreza Coelho

      editor

      Historiadora, assistente administrativa, artesã e taróloga. Amante do conhecimento e de boa conversa sobre qualquer assunto interessante.

      3 Comentários

      • Filipe says:
        1 de novembro de 2022 at 15:28

        Que lindo essa resenha! Adorei!
        Carol se criou sozinha e foco muito feliz de apresentar ela pata o mundo. Muito obrigado mesmo pelo carinho e oportunidade de mostrar meu trabalho! ☘❤📚

        Acesse para responder
        • Leticia Linhares says:
          2 de novembro de 2022 at 20:22

          Tão bom ler isso! Ficamos felizes de saber que você gostou!! Conte sempre com a gente

          Acesse para responder
      • Verde é um bom modo de ingressar na Poesia • says:
        17 de novembro de 2022 at 14:03

        […] Leia Também: Um Jeito de Recomeçar […]

        Acesse para responder

      Deixe um comentário Cancel reply

      You must be logged in postar um comentário.

      TURN – Mundo Nerd TURN – Mundo Nerd

      turn.mundonerd@gmail.com

      Nossas Redes:

      Filmes

      Críticas
      Trailers
      Notícias
      Lançamentos
      Oscar
      Globo de Ouro

      Séries

      Crítica
      Trailers
      Notícias

      Games

      Gameplay
      Trailer
      Crítica
      Notícias

      Mais

      Listas
      Música
      Quadrinhos

      Últimas Notícias

      Críticas

      “Branca de Neve às Avessas”, a reinvenção de um clássico 

      Cinema

      Priscilla: os bastidores de um romance com Elvis Presley

      Críticas

      Por que ler Vermelho, Branco e Sangue Azul?

      2025. Todo direito reservado - Desenvolvimento: Ed Rodrigues