TURN – Mundo Nerd TURN – Mundo Nerd
  • TV
  • Cinema
  • Notícias
  • Críticas
  • Leitura
  • Listas
  • Turncast
  • Contato
 Você já ouviu a palavra de Toy Story 4 hoje?
Cinema Críticas

Você já ouviu a palavra de Toy Story 4 hoje?

20 de junho de 2019 1 Comment

Toy Story 4 vem nove anos depois do seu último lançamento, quem não assistiu aquele filme e pensou que seria a última vez que veria aqueles personagens no cinema? Me lembro de chorar igual criança, mas bem estávamos errados.

Leia Mais: “Viva, a Vida é uma Festa” é a melhor animação da Pixar-Disney?

Enredo e Essência

Toy Story 4 mantêm a essência dos filmes anteriores alternando entre gerar risadas e lágrimas nos telespectadores. É capaz de agradar todos os públicos desde crianças a adultos que ainda se lembram como era ser criança. Nesse filme reencontramos Bonnie e a conhecemos um pouco melhor, ela está prestes a começar no jardim de infância e por ter muita dificuldade de fazer amigos na escola cria o “Garfinho”.

“Garfinho” se torna seu melhor amigo brinquedo instantaneamente, e se formos entrar em questões de simbologia faz todo sentido. Quem seria o melhor amigo de uma criança que se sente desajustada na escola? Um talher descartável que não pensava ser feito para ser um brinquedo, como a Bonnie sentia ser seu caso sobre a escola.

Toy Story 4
Woody e Garfinho Toy Story 4 @Pixar

Símbolos e Significados

Ao mesmo tempo, Woody vem passando por momentos complicados, ao contrário de com o Andy, ele não é um brinquedo favorito, mas uma vez vemos uma mudança no Woody, mais um crescimento para o personagem, que é um dos meus pontos de destaque. A forma como o filme aborda a rejeição é muito inteligente e profunda. Mesmo não sendo o brinquedo favorito de Bonnie, Woody mantêm suas convicções e luta para proteger “Garfinho” dele mesmo e de qualquer adversidade.

Além do “Garfinho” somos apresentados a outros personagens como o “Duke Caboom”, “Patinho”, “Coelhinho”, entre outros. Todos esses muito bem introduzidos e responsáveis por grande parte dos momentos cômicos.

Toy Story 4
Novos Personagens: Patinho e Coelhinho, Woody e Buzz Lightyear Toy Story 4 @Pixar

“Betty” e o Movimento #Metoo

Mas meu destaque vai para “Betty” que retorna completamente diferente, muito provavelmente por conta do movimento #Metoo e as inúmeras denúncias contra John Lasseter, o fundador do estúdio.  Era de se esperar que a Pixar mostrasse seu posicionamento nesse filme.

Betty, o antigo par romântico do Woody, volta empoderada e independente, com uma história e personalidade própria. Ao contrário dos primeiros filmes ela não está ali para ser salva, mas para salvar Woody e qualquer outro brinquedo que precise.

Betty Toy Story 4 @Pixar

Apesar do movimento ter influenciado esse posicionamento, dá para perceber pelo enredo que a história já estava na mente dos criadores. Não é a toa que ela não apareceu no último filme e nem teve sua história explicada. Enfim, o filme conta como ela deixou o Andy e como se tornou esse brinquedo livre.

Vê-la junto com Woody de novo, tendo falas reais e mais embasamento foi sensacional. Uma crítica que eu faço ao filmes é aos gráficos, Betty está muito diferente da original, Andy também. O que pode ser explicado pelo avanço da tecnologia, mas ainda assim é um pouco estranho. Mas com exceção disso o filme todo está impecável.

Toy Story 4, apesar do que eu pensava, tem razão de existir e se justifica pela história que conta.  É um filme sobre lealdade, rejeição, mas principalmente sobre aceitar a felicidade quando nos é oferecida, ainda que pareça errado.

Leia Mais: Oscar 2020: Toy Story 4 ganha como melhor animação

    Share This:

      Tags: animação Críticas Pixer toy story toy story 4
      Post Anterior
      Próxima postagem

      Leticia Linhares

      administrator

      1 Comment

      • Crítica | Lightyear cumpre promessa de emocionar adultos e crianças says:
        14 de junho de 2022 at 17:49

        […] inclusive a minha, o que explica um pouco da expectativa e do medo em torno de Lightyear. Depois de Toy Story 4, que já foi uma adição não esperada, existia uma certa incerteza e medo de como uma história […]

        Acesse para responder

      Deixe um comentário Cancel reply

      You must be logged in postar um comentário.

      TURN – Mundo Nerd TURN – Mundo Nerd

      turn.mundonerd@gmail.com

      Nossas Redes:

      Filmes

      Críticas
      Trailers
      Notícias
      Lançamentos
      Oscar
      Globo de Ouro

      Séries

      Crítica
      Trailers
      Notícias

      Games

      Gameplay
      Trailer
      Crítica
      Notícias

      Mais

      Listas
      Música
      Quadrinhos

      Últimas Notícias

      Zendaya
      Notícias

      Zendaya como Clarice no reboot de O Silêncio dos Inocentes?

      AniRap Turnê Geek
      Eventos

      AniRap | Primeira turnê geek do Brasil começa em São Paulo

      Cinema

      Crítica | Os Roses: Até que a Morte os Separe —Entre o amor e a guerra

      2025. Todo direito reservado - Desenvolvimento: Ed Rodrigues