Você precisa assistir 12 Monkeys!
“Onde você está agora? Em algum lugar quente? Seguro? Próximo de pessoas que você ama? E se tudo isso se fosse, e você tivesse que sobreviver? Você iria, não?”
Primeiramente, não estou acostumado a fazer um texto deste tipo, uma indicação, faço análises diversas aqui para o site e nunca pensei que iria(e que deveria) fazer uma indicação por meio desse site. Mas 12 Monkeys merece, eu devo isso a esta série.
12 Monkeys, uma série baseada no filme homônimo de 1995, dirigida por Terry Matalas e protagonizada por Aaron Stanford, segue um homem de 2043 cujo destino acabar por ser salvar o mundo. A produção é uma das melhores sci-fi atuais e acaba por ser surpreendente devido ao nível de divulgação e audiência.
Em 2015 houve uma praga, um vírus que matou aproximadamente 7 bilhões de pessoas, exceto algumas que eram imunes, no futuro após tentativas de achar uma cura a humanidade descobre que o vírus continua sofrendo mutações, sendo assim mesmo que uma cura fosse encontrada o vírus ainda infectaria a população que era imune até que não restasse ninguém.
A cientista Katarina Jones vê no Project: Splinter uma forma de mudar tudo isso, porém ele estava inacabado. Project: Splinter é uma maneira de voltar no tempo, uma máquina, e a esperança era de acabar com a praga antes que ela se espalhasse. Apesar de muitas falhas eles finalmente conseguem mandar um homem para o passado, James Cole, com a missão de matar um homem e impedir a liberação da praga. Porém eles descobrem toda uma conspiração, e que nada se resume a uma simples epidemia.
“Você está andando por uma floresta vermelha, e a grama está alta. Acabou de chover, e a maioria do sangue já foi lavado. Tem uma casa por perto, cedro e pinheiro, você já esteve lá. Tem um homem, você o conhece. Vá até ele, veja ele, como uma memória do amanhã.”
12 Monkeys é uma série profunda e muito bem roteirizada, é uma série sobre o tempo, loops, mudanças e principalmente relacionamentos.
Dada toda essa importante introdução, vamos falar sobre o porquê de você precisar assistir 12 Monkeys. Essa é uma série que MUITAS vezes vai parecer simples, em questão de enredo, cenário, atuação, etc; na maioria das vezes isto está errado. 12 Monkeys tem baixa audiência, consequentemente tem baixo orçamento, o que remete a atores medianos com ambientação mediana e efeitos especiais medíocres porém o seu grande forte está no roteiro, muito bem amarrado e complexo, conectando todas as temporadas entre si em vários momentos te levando do fim ao começo e do começo ao fim de várias formas, dando pistas sobre os acontecimentos e mostrando toda sua complexidade a cada episódio. Você realmente não espera algo tão grandioso ao iniciar essa série, ninguém espera.
“Essa é a história de como o mundo termina, uma que começa no final, e termina no começo.”
Quando comecei a assistir 12 Monkeys, por meio de um amigo, pensei que seria algo como uma série da CW, achei que até gostaria de assistir mas que não marcaria tanto assim em mim, nunca pensei que marcaria até mais que Game Of Thrones, por exemplo. De fato a série é algo como uma produção da CW, mas que deu muito certo, a sua “aparência” no geral é bem fraca, principalmente na primeira temporada, e como uma série de baixa audiência você deve se perguntar como foi renovada, como teve 4 anos e como o canal deixou que tivesse seu final digno sem ser cancelada: qualidade. É claro que eu não sei exatamente se foi esse motivo mas, por que você manteria algo que só ocupa espaço a talvez te traz mais gastos que lucros no seu canal? Qualidade é a única resposta que me vem a cabeça (ainda mais pensando em um canal honesto como Sify), muita coisa nesse texto vai parecer forçado da minha parte e explicitamente nisso, mas eu prometo que se você der uma chance pra essa série, assistir uma temporada inteira dela, você vai agradecer.
Uma grande habilidade desta produção é trabalhar com frases de efeito, entre “lugares quentes e seguros” e “florestas vermelhas e uma casa de Cedro e Pinheiro” e até mesmo o poder das músicas temas de personagens e passagens. A finalização pra cada frase vai virar sua cabeça e cada vez mais te fazer amar essa série.
Além disso também tem um plot mistério sobre um personagem, A Testemunha, lembrando bem as produções da CW(mesmo), mas volto a dizer que com uma qualidade bem maior. Todo a história da Testemunha é muito bem trabalhada, do seu fim ao seu começo.
A série também trabalha com temáticas para cada uma de suas temporadas, como épocas em que as viagens irão acontecer, isso ajuda para entender a série sem comprometer o enredo.
Plot twists, haja espaço para plot twists, fique preparado mesmo porque acontece a todo momento e diferente do comum os twists acontecem mais de uma vez na temporada, ou duas. Vira, desvira, mostra e volta, você tem que ter olhos atentos caso tente antecipa-los. Incrivelmente bem trabalhados ajudam demais a manter a atenção na série a todo momento, não há episódios fracos pra “encher linguiça”, todos cheios de conteúdo afinal, a série só tem quatro temporadas.
Além de tudo isso a produção ainda conta com personagens marcantes. Apesar da atuação média (com alguns destaques aqui e ali) o enredo em torno deles é muito bem trabalhado então, antes de perceber, você já vai estar amando a Jennifer ou se indentificando como a Jones. A série faz com que você se importe com esses personagens, de verdade, você quer o bem pra eles não importa o que aconteça; tenha isso em mente.
“O tempo passa como deve ser. Tudo o que importa é o agora.”
12 Monkeys é uma grande série, falo sem dúvidas que é uma das melhores sci-fi de todos os tempos, sua exploração de tempo, mistérios e relacionamentos é brilhante, trazendo um enredo complexo que atraí cada pessoa para o seu próximo episódio, até que infelizmente não tenha mais o que ser contado. Se você der uma chance para série eu tenho absoluta certeza que não vai se arrepender.
The witness has spoken.