Curiosidades Sombra e Ossos Para Esperarmos a Próxima Temporada

Curiosidades Sombra e Ossos Para Esperarmos a Próxima Temporada

15 de maio de 2021 0 Por Giovanna Dalforne

Olá, Turners! Vocês já terminaram de assistir Sombra e Ossos e querem saber algumas curiosidades?

Baseado no livro homônimo o seriado conta a historia de Alina Starkov (Jessie Mei Li), uma a jovem órfã e cartografa do primeiro exercito do Ravka (Algo como a Rússia Imperial) . Reino esse, que a muitos anos esta dividido por uma barreira onde habitam criatura terríveis. No entanto há também um segundo exercito lutando por Ravka, esse formado por Grishas, pessoas com a capacidade de praticar a “pequena ciência. Alina viveu a vida inteira como uma ninguém, o que acontece quando ela descobre não ser apenas uma Grisha, mas uma lenda destinada a acabar com o mal e reunir seu país outra vez?

O seriado esteve no Top10 Brasil durante mais de três semanas após seu lançamento na plataforma. Então, enquanto esperamos notícias se teremos mais de Alina, Darkling, Kaz e Mal que tal saber um pouco sobre o seriado?

Showrunner

O Produtor executivo e Showrunner do programa é Eric Heisserer. Conhecido pelo seu trabalho em Birdbox, também na Netflix e por ganhar ter ganho um Oscar com A Chegada. No entanto, não foi pelo histórico que ele foi escolhido, foi por um Tweet.

Leigh Bardugo, autora da saga de livros, quando vendeu os direitos da historia para a Netflix sugeriu seu nome. Pois ele havia lido Six of Crows: Sangue e mentiras da autora e postou no Twitter o quão encantado estava com o universo. Então quem melhor pra produzir que um fã da saga dono de um Oscar? 

Como fã dos corvos, ele colocou como exigência para produzir o seriado, que a Netflix comprasse o direitos do livro que gosto. Esperto, né?

GrishaVerse

Curiosidades Sombra e Ossos Para Esperarmos a Próxima Temporada

Trilogia Grisha

O que chamamos de Grishaverse são todos os livros que se passam nesse mesmo universo, seja na Trilogia Grisha, do qual Sombra e Ossos é o primeiro por exemplo. Seja nos spin off da saga como a duologia Six of Crows (Dona do livro que o Erik leu) e a duologia King of Scars. Há tambem um livro de contos chamado, The Language of Thorns: Midnight Tales and Dangerous Magic.

A Netflix comprou os direitos da Trilogia Grisha, da Duologia Six of Crows e do livro de contos e por conta disso podemos ver a interação de personagens que nos livros não interagem, o que nos leva ao próximo tópico.

Diferenças Serie/Livros

Kaz Brekker (Freddy Carter) e Inej Ghafa (Amita Suman) e Jesper Fahey (Kit Young)

Para começar a participação dos personagens Kaz Brekker (Freddy Carter) e Inej Ghafa (Amita Suman) e Jesper Fahey (Kit Young) nos acontecimentos em torno da Conjuradora do Sol não acontecem no livros.  Orginalmente os três corvos se unem a Nina Zenik ( Danielle Galligan), Mathias Helgar (Calahan Skogman) e outro personagem ( ainda não visto na serie) para uma missão especial que nada tem haver com Santa Alina. Na entanto, na serie a historia é adaptada para que o caminho dos protagonistas das duas historias da Leigh se interliguem e dando uma prequel para os Corvos.

Algo inegável é dos os personagens na serie teve pontos alterados, por diversos motivos seja de produção, criativas ou de adaptação. Alguns foram humanizados como Darkling (Ben Barnes), outros ganharam espaço como Zoya, por exemplo. Na serie Alina é mestiça característica que no livro não tinha, isso se dá por que a atriz é descendente de Chineses e os produtores viram algo a explorar no preconceito a mestiços, por exemplo.

Bem como a retração desse tema, outro personagem que traz profundidade nas relações sociais naquele universo é o General Zlatan.  Esse personagem criado exclusivamente na serie, incita um Guerra Civil em Ravka vendo o descontentamento do lado Oeste com a situação deles.

Leia Mais: Principais diferenças Serie e Livro

Glossário

Mapa do Grishaverse

O universo criado por Leigh que vemos em Sombra e Ossos é complexo e detalhado, existindo diversas curiosidades que podemos explorar. Também há vários por menos que podemos não entender de primeira por

Apesar do mapa totalmente ficcional, ela se baseou em povos reais para criar a características deles e por isso podemos comparar Ravka com a Rússia do século XVIII. Ou Fjerda com a antiga Escandinávia e Shu Han tem ligação com a Mongólia e China. Também há associação entre Kerch e a Holanda e Novyi Zem com as colônias britânicas na América e Austrália.

Os Grishas são os series mágicos desse universo ( algo como dobradores em Avatar). Existem três ordem, Corporalki, Etherealki e Materialki, que os separam e outras sub-características.

Corporalki manipulam o corpo humano podendo ser Curadores ou Sangradores.

Materialki também conhecidos como Fabricadores  manipulam materiais como aço, vidro e produtos químicos.

Etherealki são invocadores e manipulam elementos naturais como luz, sombras, ar, agua e fogo. Na serie,por exemplo, os manipuladores de ar se chamam de Aeros.

Kefta é um tipo de uniforme que apesar de um artigo de proteção, também serve para indicar a habilidade de cada um deles. Separando por cor e bordado.

Leia Mais: Cada Tipo de Grisha

Ainda não há confirmação se haverá segunda temporada, no entanto como eles tem direito dos próximos livros e a serie teve bons números, há boas chances dela ocorrer. Sendo assim essas foram apenas algumas curiosidades e detalhes de Sombra e Ossos enquanto esperamos mais novidades sobre a series.

Então, o que vocês acharam da serie e o que gostariam de ver se tivermos outras temporadas?