3 Lições valiosas para aprender com “Por Lugares Incríveis”
Antes de mais nada, caso você ainda não tenha ouvido falar, “Por Lugares Incríveis” é um filme recentemente lançado pela Netflix, adaptado de um livro com mesmo nome da autora: Jennifer Niver.
Lançado em 2015, “Por Lugares Incríveis” se tornou um sucesso pela forma que retrata temas como luto, depressão e suicídio na adolescência. Dessa forma, a autora traz reflexões e lições muito valiosas para todas as pessoas, esteja você passando por uma situação dessas ou não.
Enfim, para retratar um pouco essas lições peguei pequenas frases e trechos do livro, mas fiquem tranquilos não tem spoilers!
“Então me obrigo a sorrir pra que ninguém perceba e aceno e sou bastante convincente.”
Em Por Lugares Incríveis, conhecemos dois personagens passando por problemas, mas conforme a narrativa é construída é fácil focar na dor de um dos personagens e não enxergar o que está acontecendo com o outro.
E a mesma coisa vale para o nosso dia a dia, ficamos tão presos dentro dos nossos próprios problemas que não enxergamos que muitas vezes por trás de um sorriso de um colega existe um grande sofrimento, uma preocupação. Dessa forma, a lição que fica é sempre olhar a nossa volta, encarar as pessoas no nosso entorno e nos colocar no lugar delas. Ir além da superfície da nossa própria comodidade, no fim todos nós temos problemas e lidar com eles é sempre melhor tendo apoio.
“Porque não é mentira se for como você se sente.”
Não deixe que desvalidem os seus sentimentos, é comum que outras pessoas julguem nossas ações e sentimentos exagerados. Nos fazendo questionar até que ponto os sentimentos são válidos, porém a lição que fica é não se deixe levar pela opinião alheia. Se você sente algo isso é valido não importa o quão idiota pareça!
“Inútil. Burro. Essas foram as palavras que cresci ouvindo. São palavras das quais tento fugir…”
Não deixe que palavras ditas por outras pessoas te controlem, nem mesmo se elas forem ditas por alguém que você ama. Enfim, essas palavras não determinaram quem Violet (Elle Fanning) e Finch (Justice Smith) eram e isso também vale para você.
Em suma, somos mais do que as críticas e características que recebemos, lembre-se sempre ninguém te conhece melhor do que você mesmo!
Espero que essa postagem possa ter feito alguma diferença no seu dia, aprenderam mais alguma coisa com esse filme/livro? Compartilha com a gente!
Se interessou pelo livro? Compre uma cópia aqui
Leia Mais: 7 Lições para se aprender em 7 filmes adolescentes
—
Escrito por Letícia Linhares
Revisado por Leandro Reis