4 motivos porque Tony Stark estava certo em Guerra Civil
Guerra Civil é um dos filmes que mais geram discussão entre os fãs da Marvel. Eu particularmente sempre achei interessante acompanhar esse assunto, ainda mais porque além dos memes, Guerra Civil ajudou a moldar o futuro da Marvel nos cinemas.
Claro, não temos como defender só o lado “Team Stark“, então podem aproveitar pra ler a matéria sobre os motivos do Capitão em Guerra Civil.
Negligência dos Heróis
Talvez vocês não lembrem, mas muitos foram os eventos catastróficos causados direta ou indiretamente pelos heróis. Isso vai desde o Hulk destruindo o Harlem, até a criação de Ultron.
Os eventos que envolvem seres super poderosos acabam por causar muitos danos as cidades, além é claro, muitas pessoas acabam atingidas, como foi na Expo Stark ou na queda do Traskélion, símbolo de proteção e base da Shield. Pensando nisso, a ideia de responsabilizar estes seres não parece justa?.
Por ultimo, nós temos que lembrar de Ultron, o vilão criado por Tony Stark e Bruce Banner. Mesmo que Tony não tivesse tido a intensão de criar um robô maligno, isso não impediu que muitas pessoas se machucassem. Ultron quase destruiu o planeta e seus atos influenciaram em muito os eventos dos outros filmes.
Olhando dessa forma, não acham que regulamentar e impor certos limites aos heróis parece no mínimo razoável?
Heróis Supervisionados
Se fazer com que os heróis sejam mais responsáveis por seus atos já ajudaria, imagina se eles trabalhassem em conjunto com outros grupos.
Com o tratado assinado, os Vingadores por exemplo, poderiam trabalhar em conjunto com os governos, tomando ações táticas coordenadas com policiais, bombeiros e etc. Isso poderia diminuir em muito os danos ao patrimônio e o número de vidas afetadas por uma intervenção dos heróis.
Temos também que pensar que nessa estrutura, os heróis receberiam um treinamento adequado e coordenados aos países, assim sua atuação seria mais efetiva, segura e correta. Imagina o que teria ocorrido se um trabalho com uma equipe de policiais, médicos e bombeiros junto com os Vingadores, pudesse ter impedido a bomba que explodiu no inicio de Guerra Civil? Isso sem falar do ataque a ONU.
Supervisão e o Acordo de Sokovia
Temos que pensar que a supervisão vai além do orgulho, é uma questão de segurança!
Se heróis não são responsáveis por seus atos, como podem assegurar a população que outra catástrofe não acontecerá? Por isso, a ideia de “prestar contas” aos governos, a Shield ou outros órgãos de segurança é tão importante.
Imaginem que com a supervisão dos órgãos de segurança, talvez Ultron não tivesse nascido. Quem sabe até, ao invés de um robô assassino, eles tivessem feito o que o Tony queria “Uma armadura ao redor do mundo”. Dessa forma, várias catástrofes que ocorreram depois de Era de Ultron teriam sido evitadas.
O dever do herói
O herói faz o que faz para proteger as pessoas, mas se não for pelo caminho certo, o que o torna diferente do vilão? Se ele tiver que destruir a cidade para “salvar” a cidade, não parece um tanto controverso?.
Mesmo os superpoderosos tem que seguir a lei (Em The Boys, vimos o que acontece quando não o fazem), assim não só continuam salvando vidas, mas asseguram a proteção de toda a sociedade.
Assim sendo, heróis vigilantes não poderiam simplesmente sair por ai batendo em quem bem entendessem, eles teriam que provar, mostrar quem são os vilões e trazer a justiça como ela é estipulada pela sociedade. Afinal, grandes poderes trazem grandes responsabilidades.
E ai, vocês são Team Stark ou Team Cap? Contem pra gente lá no nosso Instagram!