Robert Downey Jr. | 5 coisas que você provavelmente não sabia

Robert Downey Jr. | 5 coisas que você provavelmente não sabia

20 de agosto de 2020 1 Por Leticia Linhares

Antes de mais nada é preciso dizer que Robert Downey Jr., nosso famoso Homem de Ferro, teve uma vida e carreira bem conturbada antes de finalmente ser quem conhecemos hoje. Dessa maneira, essa matéria vem para apresentar 5 coisas que você provavelmente ainda não sabe sobre o Robert Downey Jr.!

Sigam-me os bons…

#1 Carreira Infantil

Robert Downey Jr.

Robert Downey Jr. quando criança no filme Pound 1970.

Apesar da fama só ter vindo definitivamente aos 27 anos, depois dele interpretar Charlie Chaplin em Chaplin (1992),  a verdade é que Robert Downey Jr. já atuava há muito mais tempo e bota tempo nisso…

Robert começou sua carreira ainda quando criança em filmes como: Pound e Greaser’s Palace, ambos dirigidos pelo seu pai Robert Downey, Sr. . Enfim, em seu primeiro filme ele tinha apenas cinco anos e, completamente envolvido nesse meio artístico, ele cresceu. Além disso, apesar do que possa parecer, o ator nunca fez faculdade de teatro ou atuação, seus aprendizados foram no geral adquiridos de forma empírica.

#2 Vício em drogas ainda quando criança 

Robert Downey Jr.

Robert Downey Jr. quando criança.

O primeiro contato de Robert com as drogas veio muito cedo, e com seu pai. Quando Robert tinha seis anos de idade seu pai, que também era viciado em drogas, permitiu que o filho experimentasse maconha. Esse primeiro contato marcou uma relação conturbada e problemática com drogas.

Downey Jr. declarou no livro: The New Breed: Actors Coming of Age, como as drogas se tornaram uma espécie de conexão entre ele seu pai:

 “Quando meu pai e eu usávamos drogas juntos, era como se ele estivesse tentado expressar o seu amor por mim da única forma que ele sabia.”

#3 Já teve aulas de Balé Clássico

Robert Downey Jr.

Robert Downey Jr. praticando Yoga.

Apesar do preconceito da época, aos dez anos de idade Robert fez aulas de balé clássico quando ainda morava em Londres. A intenção era ampliar seu currículo e suas capacidades de atuação. Atualmente o ator não pratica mais balé, mas usa o corpo como uma forma de tratar sua mente contra seus vícios.

Recentemente o astro criou uma liga de profissionais e práticas para auxiliar pessoas a manterem seus corpos e mentes livres de influências destrutivas, como as drogas, uma das práticas é o Yoga.

“Quando você escolhe a direção correta dos trilhos, você passa a trabalhar com o que algumas pessoas chamam de mágica. Mas não é. Simplesmente você não está mais na escuridão. E assim consegue avançar um pouco mais.” disse Downey Jr. a revista TIME.

#4 Vício em drogas e a justiça

Sua relação com a justiça, em meados dos anos 90 e início dos anos 2000 foi conturbada, para dizer o mínimo, ele foi da promessa de melhor ator da sua geração nos anos oitenta para mais um artista com dependência. Em 1996, sua fama que começou pelo seu talento sumiu. A única coisa comentada na mídia era sobre seu abuso desenfreado de álcool e outras drogas.

Robert foi parar diversas vezes no tribunal e mais de uma vez na prisão. Entre as razões para essa relação conturbada estão: porte de drogas e arma de fogo, condução perigosa e invasão de domicílio. Na prisão o ator passou por muitas coisas que nunca quis comentar sobre o pouco que se sabe é que o ator foi perseguido por outros presos, porquê não se sabe ao certo.

Apenas em 2003, esse período conturbado passou. Robert Downey Jr. passou por poucas e boas, mas nunca desistiu. E essa é uma lição para se tirar com a sua vida.

Leia Mais: Robert Downey Jr.: de viciado e maltrapilho a uma das estrelas mais bem pagas da história

#5 Tem um albúm solo – The Futurist 

Robert Downey Jr. em frente a capa do seu disco: The Futurist.

Sim, pode parecer muito louco, mas sim Robert tem um álbum de música própria. The Futurist foi lançado um ano depois do cantor ficar definitivamente sóbrio e tem um estilo que mistura jazz com pop. O ator descreveu o disco como um: “pop erudito com o jazz e influências clássicas”.

De onde vieram essas tem muito mais, sabem de alguma coisa que não falei? Comentem aqui embaixo!

Leia Mais: 4 Motivos porque o Capitão América estava certo em Guerra Civil

Revisado por Leandro Reis