5 ensinamentos de vida em Steven Universo
Olá, pessoas mais maravilhosas desse universo!
Enfim, preciso confessar que eu sempre amei assistir desenhos animados. Antes de me apaixonar pelo mundo das séries e filmes, era meu passa tempo favorito. Mas confesso que encontrar um desenho tão especial quanto Steven Universo deixa meu coração morrendo de amores!
Leia Mais: 4 lições que aprendemos com Avatar: A Lenda de Korra
Leia Mais: 4 lições que aprendemos com Avatar: A Lenda de Aang
Por isso hoje eu vou trazer alguns bons motivos para você começar a maratonar esse desenho tão incrível da talentosa roteirista Rebecca Sugar, falando sobre como ele me passou ensinamentos maravilhosos, e pode passar para vocês também!
Antes de mais nada para aqueles que não conhecem o desenho, Steven Universo conta as aventuras de uma criança meio humana e meio Crystal Gem, uma espécie de ser intergalático com superpoderes. Junto com suas amigas Garnet, Amethyst e Pearl, Steven tenta descobrir qual é a sua missão, enquanto tenta proteger seu mundo ameaçado por seres intergaláticos corrompidos.
A princípio, por se tratar de um desenho juvenil, a série animada não foge daquilo que já tem sido apresentado em muitos desenhos do gênero. Porem, a partir de um olhar mais sensível, é possível constatar que Steven Universo tem muitas lições para ensinar, tanto para crianças quanto para adultos.
O autoconhecimento é o caminho
Steven Universo conta com uma série de episódios em que o Steven e os demais personagens precisam aprender mais sobre si mesmo para tentar solucionar grandes problemas do episódio. Um exemplo claro é da Connie, amiga humana do Steven. Ela em muitos momentos precisa se confrontar com a realidade de ser humana lidando com seus problemas, enquanto tenta ajudar seu amigo a resolver os mistérios relacionados a raiva das Gems de Homeworld, cidade origem da raça.
No episódio entitulado “Mindful Education” que a Garnet conversa com a Connie sobre suas questões, e como é importante ter autocontrole e autoconhecimento sobre quem você é para que se consiga resolver suas questões pessoais. Assim particularmente, esse é o meu episódio favorito da saga, e sempre que me sinto insegura eu tento reassistir! Segue ai um trecho:
Precisamos aprender mais sobre resiliência
Ser resiliente significa ter a capacidade de se adaptar ou superar situações ruins ou mudanças de vida da forma mais tranquila possível. É ser flexível, e tentar manter a paz interior na maior parte das situações. Sabemos que ser resiliente em algumas situações pode ser difícil, mas a partir do momento em que conhecemos mais a nós mesmos, temos a capacidade de lidar melhor com as situações cotidianas, sempre tirando uma lição positiva.
Steven Universo se mostra uma animação que ensina sobre o que é ser resiliente porque, em diversos momentos complicados, o Steven se mantinha otimista sobre a chance que ele e seus amigos teriam de enfrentar o problema. Outra música que demonstra um espírito resiliente em Garnet acontece no momento em que eles enfrentam a Gem Jasper, e toda a trajetória do desenho termina nessa música incrível:
O valor de uma boa amizade é inestimável
Aproveitando a cena incrível de Stronger Than You, um dos valores mais apreciados no desenho é o valor da amizade. Em absolutamente todas as situações, Steven e seus amigos só conseguem prosseguir por terem uns aos outros. Um destaque especial a amizade entre Steven e Connie, que gera diversos ensinamentos sobre amor e dedicação aos amigos.
Abrace a diversidade
Essa talvez seja uma das lições claras da animação. Mas, caso você nunca tenha visto o desenho, existe um exemplo belíssimo: a Garnet
Garnet é resultado de uma fusão entre duas Gems: Rubi e Safira. Em tempos anteriores ao presente do desenho, a Rubi fazia parte do exercito real de Homeword, enquanto Safira era uma espécie de diplomata real da Diamante Azul, uma das quatro entidades reais de Homeword. Entretanto, Safira e Rubi se envolvem emocionalmente e acidentalmente se fundem, algo que era extremamente proibido no país.
O resultado é o processo de aceitação de Garnet, resultado do amor proibido entre essas duas Gems, que foram banalizadas pelo seu país. Mas ao longo do desenho conseguimos perceber o quão sábia essa personagem é, e como que a inclusão desse tema pode impactar positivamente no olhar do espectador do desenho. O relacionamento de Garnet faz uma analogia clara a vida da comunidade LGBTQI+, que merece ser respeitada e admirada por suas grandes lutas sociais.
Empatia é a chave de tudo
Além de Steve ser uma criança extremamente fofa e inteligente, ele também tem um dom incomum, mas muito bonito: a Empatia. Enfim, isso não se relaciona só com o fato dele ser meio humano, e sim com seu coração que é bom e sensível:
Aliás, Steven tem a capacidade de se compadecer da dor das Gems corrompidas e até das vilãs do desenho, o que torna ele uma pessoa que consegue dialogar e alcançar a todos no fim das contas. A coisa que me chama mais atenção é que esse desenho tem um grande potencial de ensinar jovens e adultos a amar e a se colocar no lugar do outro.
Plus: A trilha sonora
Além de todas essas coisas maravilhosas, Steven Universo conta com uma sequência de músicas incríveis, que servem tanto para se divertir quanto para se emocionar! Música de abertura estendida!
E ai, curtiu essa indicação? Já assistiu ao desenho? Conte pra gente no nosso Instagram @turn.mundonerd!
- Anora combina caos e comédia com grandes interpretações
- Você conhece os subgêneros de Terror?
- Ainda Estou Aqui é tapa na cara para quem ainda defende a Ditadura
- Maníaco do Parque é mesmo uma perda de tempo?
- Novo filme do Blade não estreará mais em novembro de 2025