8 “Séries Velhas” que você precisa assistir antes de morrer
Seja você um millennial, boomer ou até da geração Z, a verdade é uma só: algumas séries simplesmente nasceram para serem assistidas. Poderia listar milhões de motivos pelo qual alguns seriados ganharam esse título, seja pelos roteiros inteligentes ou outras por terem críticas sociais ousadas para o período, mas o que todas elas têm em comum é uma relevância que não vai embora, nem mesmo após décadas passadas.
É, eu sei que isso pode ser difícil de acreditar para alguns: como algo pode continuar trazendo discussões relevantes mesmo quase vinte anos após sua estreia? Principalmente considerando a quantidade de séries produzidas na era do streaming, será que a gente precisa realmente assistir “séries velhas”?
Enfim, ‘precisar’ pode ser um verbo difícil para os mais céticos, mas definitivamente cada uma dessas “séries velhas” trazem discussões importantes, um trabalho artístico fantástico e histórias que merecem ser relembradas, já que grande parte desses problemas ainda não foram resolvidos.
Dessa maneira, eu poderia listar muito mais que oito (se quisesse), mas por enquanto só essas vão ter que bastar, e se eu tiver deixado sua favorita de fora, não deixe de me avisar em um comentário, tá bom?
1. Six Feet Under
Disponível na HBO Max, essa série foi um dos meus últimos vícios desse ano. Apesar de a série ser de 2001, e ter sido finalizada em 2005, sua essência segue sendo relevante, pois nenhuma outra série até hoje conseguiu trazer a morte para uma trama de forma tão central e sarcástica.
Com cinco temporadas, acompanhamos a vida de uma família dona de uma funerária. Por conta disso, a morte está sempre os pairando, seja na vida pessoal ou no trabalho deles, como acontece com todos nós. No entanto, no caso deles, não é possível apenas fingir que não se vê.
Dessa maneira, Six Feet Under nos convida a refletir sobre a nossa própria mortalidade, enquanto nos mostra a vida desses personagens infinitamente complexos e interessantes. Apesar do tema mórbido, não é incomum rir bastante com a série, que busca sempre mesclar o tema com assuntos do nosso cotidiano. Mais do que sobre a morte, a série é sobre a vida, sobre viver e fazer valer a pena o nosso tempo, pois no fim nunca saberemos o quanto ele vai durar.
Leia Mais: 7 Séries dos anos 90 que todos os Milleniums devem assistir
2. Breaking Bad
Uma das maiores obras-primas da televisão, Breaking Bad é daquelas séries obrigatórias. Com uma história densa e personagens moralmente questionáveis, sua trama é viciante e nos atrai, pois sabe muito bem representar as frustrações que muitos de nós sentimos no dia a dia de uma forma completamente nova, mas que ainda assim soa extremamente real.
Também com cinco temporadas, conhecemos Walter White, um químico brilhante, que para sustentar sua família precisa se conformar em ter dois empregos: um de professor de química e outro de atendente de lava-jato. Completamente frustrado com essa vida, ao ser diagnosticado com um câncer de pulmão, Walter surta e decide começar uma empreitada ilegal, cuja intenção é garantir o sustento da sua família e recuperar o seu ego, há anos perdido.
Sem olhar para trás, o antigo professor começa a produzir metanfetamina com um dos seus ex-alunos, e daí em diante assistimos uma verdadeira transformação do personagem. Desde o homem inseguro e frustrado, do piloto, até a um verdadeiro mestre do crime: Heisenberg.
PS: Disponível na Netflix!
Confira: Walter se tornou ou sempre foi Heinsenberg? Uma breve análise
3. Bones
Perfeita para quem ama séries investigativas, Bones traz o melhor do universo de CSI, com uma pegada mais leve e bem-humorada. Como sua precursora, ela também aborda um caso diferente por episódio, mas a chave da sua narrativa são seus personagens que, carismáticos e únicos, conduzem a trama a todos os tipos de momentos. Não é incomum rir, chorar ou até mesmo ficar apreensivo ao longo de uma temporada.
Com doze temporadas, acompanhamos a vida de Booth, um investigador do FBI, e Bones, uma antropóloga forense, que colabora com as investigações através do seu trabalho. Com personalidades muito diferentes e uma química imbatível, o difícil é não se apaixonar por esses dois, ou não se apaixonar pela equipe incrível toda que conduz as investigações, sempre com bom humor, carisma e muito profissionalismo.
Ainda que a série seja longa, definitivamente vale a pena ver, pois além de momentos muito divertidos você sem dúvida vai aprender muita coisa. Tanto pela perspectiva do universo investigativo quanto pessoal, já que a evolução dos personagens, principalmente do casal Booth e Brennan (Bones), é de fazer qualquer cético acreditar no amor.
Leia Mais: 7 Casais das Séries para te fazer acreditar no amor de novo
4. Mad Men
Extremamente premiada, e não à toa, Mad Men saiu dos holofotes há alguns anos, mas se você ainda não assistiu recomendo. Com fotografia e arte impecáveis, a série nos conduz à década de 60, onde conhecemos Don Draper (Jon Hamm), um dos mais talentosos publicitários de Nova York do período.
Assim, somos convidados a conhecer toda cena da publicidade da época, recheada de machismo, álcool e muito cigarro. A série denuncia o comportamento tóxico masculino, enquanto faz questão de também construir suas personagens femininas para além de esposas, amantes e mães. Isso não quer dizer que elas não assumam essas posições quando necessário, mas, mesmo diante delas, suas histórias e sentimentos não ficam presas a isso.
Disponível na HBO Max, não é o tipo de série que te apaixona, já que grande parte dos personagens, masculinos pelo menos, tem uma índole questionável, mas ainda assim te instiga e te seduz, o que era o normal naquele período. Com sete temporadas, é uma ótima pedida para refletir sobre os avanços que já fizemos enquanto lutamos para não andar para trás.
5. Entourage
Inspirada na vida de seu criador, Entourage é o tipo de série que recomendo para quem tem curiosidade sobre o universo do entretenimento. Sem romantizar esse universo, nem um pouco, conhecemos a rotina nua e crua de uma nova estrela de Hollywood: Vincent Chase.
Recheada de privilégios e dificuldades, próprias desse universo, acompanhamos o ator de origem humilde tentar se estabelecer na indústria do entretenimento. Tudo isso acompanhado por Johnny Drama, seu irmão, o típico ator de um papel só, e seus amigos de infância, Eric Murphy, que passa a ser seu empresário, e Turtle, o “amigo parasita”.
Cheia de momentos engraçados e chocantes, Entourage é conhecida por retratar muito bem a indústria desse período, tanto em relação ao machismo quanto aos privilégios e desafios de trabalhar no setor. Além de transpassar muito bem a energia de viver e trabalhar em LA durante o início dos anos 2000.
6. The Office
Uma das minhas séries favoritas da vida, The Office é uma série obrigatória para os apaixonados pelo gênero da comédia. Apesar de ser um remake da série britânica de mesmo nome e manter o formato de “documentário” tão marcante da original, a versão americana tem sua própria identidade e te prometo que conquista muito mais.
Com personagens caricatos e únicos, assistimos à vida cotidiana da filial de uma empresa de venda de papel. Pode parecer algo chato, e acredite, é bem chato para os personagens, mas não para nós que assistimos. “Liderados” por Michael Scott (Steve Carell), um chefe tão sem noção quanto amigável, acompanhamos uma rotina cheia de absurdos.
Assim, com um olhar cômico e crítico, The Office nos lembra facilmente da nossa própria experiência trabalhando. Nos recordando, em meio às risadas, as dificuldades de convivência normais para esses ambientes de trabalho, de uma forma exagerada, mas que funciona MUITO BEM.
Segundo pesquisa, The Office é a sitcom mais engraçada de todas
7. The Tudors
Essa é uma recomendação especial para quem ama séries épicas. Se você amou Reign, por exemplo, vai ficar fascinado por The Tudors. Uma das melhores adaptações históricas que já assisti, o seriado retrata a vida do Rei Henrique VIII de Inglaterra, o monarca responsável pela ruptura com a Igreja Católica e criação da Igreja Anglicana.
Com quatro temporadas, a série narra a vida tumultuosa de Henrique VIII, desde a pressão que ele sofria desde 1518 para reger conflitos internacionais e gerar um herdeiro para o trono. Apesar de já ter uma filha com Catarina de Aragão, a corte o pressionava por um herdeiro homem, o que levou a ascensão e posteriormente queda de Ana Bolena.
Dessa maneira, acompanhamos de temporada em temporada a busca incansável de Henrique VIII por um herdeiro, passando por diversos casamentos e acontecimentos políticos, que vem para mudar o jogo constantemente. Ainda que nem tudo seja verdade, a série teve bastante cuidado na adaptação e é obrigatória por quem como eu é fascinado por história.
Confira Também: 4 Seriados Para Quem Amou Bridgerton
8. Um Maluco no Pedaço
Por último, mas não menos importante, temos Um Maluco no Pedaço. Com um tom cômico, conhecemos a história de Will, um jovem preto de origem humilde que após arrumar confusão na Filadélfia é mandando por sua mãe para morar com seus tios ricos.
Apesar do tom de humor, a série traz críticas e discussões muito importantes, tudo isso de forma leve e muito divertida. Will com seu jeito brincalhão e completamente à parte daquela realidade conquistou diversas gerações, e mesmo hoje anos depois da sua estreia sua história segue relevante. Tanto em aspectos de representatividade quanto de críticas sociais,
Desse modo, recomendo a série a qualquer um, esteja você procurando uma distração ou uma série mais cabeça Um Maluco no Pedaço certamente não vai te decepcionar, pois consegue te fazer rir e pensar com zero dificuldade.
Com isso nossa lista se encerra! E você acha que mais alguma série velha deveria estar nessa lista? Comenta aqui embaixo!
Leia Mais: 5 Séries de Comédia para morrer de rir com a Amazon Prime