Novembro Laranja e a representação da deficiência auditiva e surdez
Bom dia, Turneiros, este mês ganha uma nova cor com o Brasil aderindo ao Novembro Laranja, cujo objetivo é alertar e informar a população nacional sobre problemas auditivos. Vocês também repararam uma maior retração da deficiência auditiva e surdez no universo do entretenimento?
Seja sim ou não sua resposta, listamos quatro representações que se destacaram nos últimos anos e que, se você não conhece, precisa conhecer. Enfim, que tal revermos alguns deles?
Gavião Arqueiro
No final de 2021, foi lançada a série Gavião Arqueiro, no Disney+. Ao longo do programa acompanhamos a adaptação do herói com os aparelhos auditivos, assim como sua aceitação da própria deficiência.
Apesar de ser a primeira produção da Marvel a tratar do tema, não será a última. Afinal, uma das vilãs da série, Echo, a líder da Tracksuit Máfia, é surda e ganhará sua própria série em 2023.
Coda
No Oscar de 2022, CODA – No Ritmo do Coração levou o prêmio de Melhor Filme, sendo a primeira vez que o troféu foi para uma trama com abordagem inclusiva tão forte.
A obra conta a história de Ruby que sonha realizar carreira na música. No entanto, como é a única ouvinte da família, atua como intérprete ajudando na organização do negócio familiar. Por conta disso, se sente na responsabilidade de não perseguir seus próprios caminhos.
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Turma da Mônica
Em maio deste ano, os icônicos quadrinhos da Turma da Mônica ganharam sua primeira personagem surda. Em comemoração à 24ª edição das Surdolimpíadas de Verão, surge Suely, uma garotinha de 9 anos, fã de esportes e surda.
Barbie com Aparelho Auditivo
A Mattel foi outra empresa, entre os gigantes do entretenimento, a lançar um produto com representatividade de deficiência auditiva em 2022. Inspirada na atriz britânica Rose Ayling-Elis, que tem deficiência auditiva congênita, essa Barbie vem com aparelho auditivo rosa e é um sucesso em postos de venda.
Danielle Guieiro, CEO da rede audição para TODOS, que trabalha no setor de aparelhos auditivos a preços populares, comenta:
… a sociedade tem evoluído na frente da inclusão e na popularização da pauta da deficiência auditiva. Por isso, é tão importante que as pessoas possam se ver representadas e abraçadas pela sociedade em todos os níveis, como nas produções culturais.
Estima-se que o Brasil possui mais de 48 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência auditiva. A Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido teve início em 2009, mas as produções no universo do entretenimento, trazendo uma maior representatividade e inclusão nos últimos anos, a coloca em destaque atualmente.
E aí, sabiam de todos esses personagens e produtos? Outro programa que gosto muito e tem representativa surda é O Príncipe Dragão, nos indicam mais algum?
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