O Verão no Rio pode ser mesmo Inesquecível
Se você ainda não ouviu falar de Um Ano Inesquecível: Verão chegou o momento de dar uma chance! O filme faz parte de uma franquia super especial de filmes nacionais lançados pela Amazon Prime Video em junho. Com quatro filmes no total, já disponíveis no streaming. A franquia é baseada na antologia de mesmo nome, escrita por quatro autoras bastante queridas:
- Paula Pimenta — Fazendo o Meu Filme;
- Babi Dewet — Sábado à Noite;
- Bruna Vieira — Depois dos Quinze;
- Thalita Rebouças — Fala Sério, Mãe!.
No livro, somos apresentados a histórias cheias de emoções e amores, que se desenrolam ao longo das quatro estações. Após uma experiência emocionante vendo Outono, foi a vez de conferirmos o longa Um Ano Inesquecível: Verão, e será que é tão bom quanto? Só assistindo pra descobrir!
Qual a trama desse filme?
Em Verão, acompanhamos a história de Inha (Livia Inhudes) uma estudante de moda que sonha em conseguir fazer seu intercâmbio em Paris e que tem até o final da estação para comprovar sua experiência na área. Em pleno começo de carnaval, ela enxerga uma oportunidade, quando fica sabendo que a renomada estilista, Carrie Catherine (Mariana Rios), está trabalhando em um novo projeto para o Desfile das Escolas de Samba da Portela no Rio de Janeiro.
Convencida que essa seria a oportunidade perfeita para conseguir uma carta de recomendação, Inha sai da sua cidadezinha do interior rumo à Cidade Maravilhosa. Assim, com o apoio e incentivo da sua avó (Regina Sampaio), a personagem é desafiada a deixar totalmente sua zona de conforto. Mesmo odiando o carnaval, a personagem se joga na missão, pois para conquistar seu sonho ela é capaz de qualquer coisa!
E em fevereiro tem Carnaval e também amor de verão!
Mas é claro que essa aventura em pleno verão ia dar em um romance. Logo chegando no RJ, Inha já cai nas graças do pierrô apaixonado e encontra Guima (Micael Borges), esse primeiro contato é cheio de faíscas, mas quem não gosta de um enemies to lover, não é?
Muito que bem, mais tarde descobrimos que Guima trabalha como escultor de alegorias da Portela e depois de um tempo os dois começam a se dar bem. Mas isso só depois de Inha provar para ele e toda a escola de samba que sabe o que está fazendo e que merece ter um espaço para contribuir para o desfile.
Portela minha flor
Como era de se esperar, Inha fica encantada com a magia do carnaval do Rio de Janeiro. Principalmente após descobrir que seus pais não somente se conheceram na Portela, mas sua mãe também já trabalhou na escola de samba, fazendo dela um verdadeiro legado.
Ao saber disso, a personagem se sente ainda mais conectada com a escola, ficando genuinamente feliz de pôr a mão na massa e honrar a memória de sua mãe. Mas nem tudo são flores, acontecem muitos plots twist que deixam a trama ainda mais divertida. Tem muita agitação, confusão e entusiasmo, exatamente do jeito que os cariocas adoram. No entanto, o destaque vai para a abordagem calorosa, carismática e envolvente na resolução das situações, em verdadeiro estilo carioca. Por fim, vale a pena ressaltar as paisagens do Rio de Janeiro, que tornam a trama ainda mais encantadora!
Considerações Finais
Com a direção de Cris D’Amato, de Pai em Dobro e S.O.S Mulheres ao mar, o roteiro ficou por conta de Bruno Garotti e Sylvio Gonçalves, com consultoria de Maíra Oliveira e Marcelo Saback. O elenco ainda conta com Isaías Silva, Patrícia Ramos, Júlia Gomes, Diego Martins, Duda Santos e Guilherme Dellorto.
Embora a trama não seja nada de outro mundo, ela oferece um ritmo agradável, ideal para assistir naquele fim de tarde que você só quer distrair a sua mente. Na verdade, é exatamente isso que torna esse filme e toda a franquia tão autêntica.
Como uma grande amante de filmes de romance, estou gostando de acompanhar a franquia Um Ano Inesquecível. Ver o empenho e comprometimento da produção de entregar boas comédias românticas teens brasileiras é bastante emocionante, em especial para quem, como eu, cresceu com muitas referências estrangeiras.
Além disso, a ideia de usar diferentes cenários do Brasil, com protagonistas que estão aprendendo a encontrar seu lugar no mundo e correndo atrás dos seus sonhos, é inspiradora. Mostrando que a vida é um grande aprendizado, mas que ao longo dessa jornada podemos aproveitar cada momento, pois, afinal, só possuímos o presente, e precisamos vivê-lo da melhor forma possível!
E vocês, o que acharam do filme? Conta pra gente nos comentários!
1 Comment
[…] apresentam histórias emocionantes e cheias de amores ao longo das quatro estações. Se Outono e Verão já cumprem o que prometem, o que esperar de Primavera? Muita coisa boa já […]