Saiba o que vai mudar no Oscar 2019
É gente o Oscar já tá aí na porta esse domingo, dia 24 de fevereiro de 2019, enfim saberemos qual é o melhor filme do ano, pelo menos na perspectiva da Academia, e eu to vindo falar das muitas mudanças que permeiam esse Oscar que promete ser bem diferente dos demais.
Confira a lista completa de vencedores do Oscar 2019
Leia Mais: Crítica | Jojo Rabbit “Dancing is freedom”
Indicados
Primeiro de tudo marca o dia 24 na agenda, bota post-it, aviso no celular, tudo para não perder um momento que pode ser único na história. Mas vamos as mudanças, em primeiro lugar a Academia surpreendeu com seus indicados, temos Roma, um filme de streaming da Netflix concorrendo a Melhor Filme e em mais outras 9 categorias.
Temos também Pantera Negra, o primeiro filme de herói a concorrer nessa categoria e também Infiltrados na Klan, do Spike Lee. Todos esses longa-metragens tem algo em comum não são filmes que normalmente seriam indicados nessa categoria e muito menos em tantas outras. A Academia no meu ver cansou de ser chamada de elitista, racista e preconceituosa, ela está disposta a mudar se é isso que o público quer, o maior problema para mim é que além dos filmes indicados quase todas as outras mudanças o tornam mais exclusivo que inclusivo.
Duração Mais Curta
Vamos a próxima mudança, o Oscar 2019 terá uma duração mais curta esse ano, exatamente isso que vocês estão ouvindo (não, pera lendo haha), esse ano a Academia decidiu torná-lo um programa audiovisual mais agradável e menos cansativo. Só que para ser mais curto que o “…E o Vento Levou” a Academia sugeriu várias muitas mudanças, que na minha humilde opinião, tornariam o Oscar ainda mais elitista e separatista, o que parece ser exatamente a opinião dos cinéfilos, que se engajaram contra essas possíveis modificações.
Do ano passado para esse eles perderam aproximadamente 20% da audiência e com medo de perderem mais ainda esse ano o Oscar resolveu mudar, ao meu ver eles temem se tornar um Grammy ou Tony, cerimônias que já foram muito aclamadas, mas que hoje em dia acabam esquecidas em meio há tantos acontecimentos. É importante falar que eu não acho os prêmios menos importantes, eu mesma acompanho o Tony, porém todos eles tem uma audiência muito mais baixa e muito menos status que o Oscar.
Por que diminuir a cerimônia?
Isso nos leva ao que diminuir a cerimônia realmente significa a primeira mudança sugerida pela Academia não é surpresa, mas não me agrada 4 categorias, consideradas menores por muitos, porém de extrema importância serão entregues no intervalo. Essas sendo: fotografia, edição, curta-metragem e maquiagem e penteado. O que é o cinema sem edição? Sem fotografia?
Como contrapartida a Academia declarou que após os intervalos veremos os anúncios dos vencedores e seus discursos, de maneira editada. Outra opção é assistir no site do Oscar, porém não sei vocês, mas para mim o corte e essa edição perde a graça de assistir.
Contudo eu vou mais longe, todas essas categorias são tão importantes quantos as outras, cada detalhe constrói um filme, um produto audiovisual não é só seu elenco, sua direção, seu roteiro, é tudo isso junto e ao escolher entre todas as categorias quais ficariam de fora do show ao vivo é como dizer a todos os profissionais que trabalham nessa parte e a todos os cinéfilos que essas categorias não são tão importantes. E disponibilizar os discursos online e na TV da forma que eles pretendiam fazer não resolve isso. Por conta de toda a pressão popular a Academia desistiu da mudança.
Performances de Músicas Originais
Outra mudança sugerida para caber nesse tempo é com as músicas originais, eu sei você deve estar pensando, não, não me diga que eles também queriam mexer com isso. E é com pesar e tristeza que eu digo sim eles mudaram, e bem tivemos até sorte com a mudança, pois poderia ser bem pior.
Na primeira declaração que a Academia fez sobre essa mudança ela declarou que apenas duas músicas concorrendo se apresentariam, e eu pergunto a vocês como é que a própria Academia poderia escolher só duas? Seria como declarar favoritas, o que é simplesmente absurdo.
Assim, chocados com a declaração muitos cantores e atores criticaram a organização do Oscar e exigiram que isso mudasse: Lady Gaga e Kendrick Lamar sendo algumas dessas pessoas.
Com toda o auê causado a Academia voltou atrás e declarou que todas as músicas iriam se apresentar, porém com apenas 90 segundos para cada. Um tempo muito pequeno de apresentação que com certeza afetará diretamente o nível de qualidade de cada uma das apresentações. Não é a toa que “All The Stars”, do Pantera Negra não terá uma performance.
Mudanças para os próximos anos
Outras duas mudanças que devem acontecer nos próximos anos é quanto a data e a controversa categoria de melhor filme popular. Quanto a data, inicialmente ela está prevista para 2020, mas se tratando da Academia tudo pode mudar. O projeto é antecipar a cerimônia para o início de fevereiro para evitar que o público “adivinhe” os vencedores. Já que por conta das premiações dos sindicatos muitas vezes é possível acertar os vencedores. Ou seja, o Oscar quer ser mais exclusivo e singular.
Melhor Filme Popular
Sobre a categoria de Melhor Filme Popular a intenção parece ser a mesma do encurtamento. Ao que parece o Oscar percebeu que está perdendo seu status e quer recuperá-lo trazendo um novo público para dentro da premiação. Todo o tipo de pessoa que normalmente não se importaria com o Oscar por ele não falar de filmes acessíveis para elas. Apesar de eu achar positiva a posição do Oscar de dar um espaço para filmes de grande bilheteria. Uma das maiores preocupações em relação a isso é que essa categoria supostamente tornaria mais difícil para esses filmes concorrerem a Melhor Filme. Como aconteceu com “Titanic” e o “…E o Vento Levou”.
Se essa é uma preocupação válida ou não só saberemos se ou quando o momento chegar. Porém, usando como exemplo a categoria de Melhor Animação uma coisa não necessariamente exclui a outra. Apesar de existir a Categoria de Melhor Animação mais de uma vez um filme nesse estilo concorreu como Melhor Filme.
Para os contra essa nova categoria o principal problema é que isso declararia que os filmes têm níveis de qualidade diferentes. Porém essa visão, ao menos na minha opinião, é mais uma questão de interpretação. Já que filmes de grande bilheteria são feitos tanto para um público quanto para um objetivo diferente de um filme de festival. Enfim, são feitos com propostas diferentes e não está errado considerar isso.
E na verdade no fim não mudou tanta coisa assim
No final das contas o Oscar 2019 não mudou tanto assim. Afinal, apesar da Academia vir tentando se reinventar, o que eles não sabem muito bem é como fazê-lo. Os próximos anos serão claramente testes, a Academia vai ousar o máximo possível e a grande questão é até onde a Academia pode ir? Até onde os cinéfilos os deixarão ir…
E aí o que vocês acharam de todas essa história de muda e desmuda? Acharam válidas? Se estão certos ou não sobre as mudanças não sei. Enfim, o que eu sei é que mesmo com tudo isso, não perco o Oscar de jeito nenhum. E vocês vão assistir?