
Sirât, longa premiado em Cannes, estreia nos cinemas em janeiro
A estreia nos cinemas brasileiros de Sirât, o representante da Espanha na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2026, foi finalmente confirmada. O longa-metragem entra em cartaz no Brasil no dia 15 de janeiro.
Sirât vem seguindo uma trajetória de sucesso, foi escolhido para abrir a 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e venceu o Prêmio do Júri no Festival de Cannes. Tudo isso só aumenta a expectativa em relação à sua recepção no Oscar.
Distribuído no Brasil pela Retrato Filmes, o longa tem direção de Oliver Laxe (Lo que Arde) e foi produzido pela El Deseo, dos irmãos Pedro e Agustín Almodóvar.
Veja Também: 4 Séries Espanholas Que Todos Precisam Assistir
Por que assistir?

Sirât é um dos cotados para ganhar a categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar do próximo ano, por conta da sua abordagem intensa e emocionante. De acordo com a Variety, o diretor espanhol “evoca uma visão brilhantemente bizarra e cult da psicologia humana.”
As críticas positivas também apareceram em outros veículos de comunicação, como o The Hollywood Reporter, que descreveu o filme como algo energizante e capaz de nos despertar. No Brasil, o longa também teve uma recepção bastante positiva.
Mas afinal, qual é a trama?
Sirât acompanha um pai e um filho em uma rave nas montanhas do Marrocos. Eles procuram Mar, filha e irmã, que desapareceu meses antes em uma dessas festas sem fim. Cercados por música eletrônica, eles saem mostrando a foto da jovem, tentando encontrar alguma informação sobre ela.
A esperança vai se apagando aos poucos, mas os dois persistem mesmo assim. Conforme avançam seguindo um grupo de frequentadores rumo a uma última festa, a jornada os obriga a confrontar os próprios limites psicológicos e físicos.