Vale a pena assistir Cobra Kai?
Para quem não conhece, Karatê Kid é uma das franquias de filmes que marcaram a geração que cresceu nos anos oitenta/início dos anos 90. E contava uma história sobre lutas marciais, disciplina, bullying e é claro romance adolescente. Não tinha como dar errado, né? E não deu, décadas depois a franquia ganhou uma continuação: Cobra Kai. Apesar de muitas pessoas recomendarem, ainda tem quem desconfie da qualidade da continuação e por isso hoje vou dizer por que vale a pena assistir Cobra Kai.
Mantêm a Nostalgia trazendo elementos novos
Em suma, dentre as preocupações dessas pessoas havia o medo de estragar algo tão especial quanto Karatê Kid, tornando-a infantil ou juvenil demais. Todos medos válidos e que eu mesma tive porém, apesar da série ser focada no público juvenil, a trama consegue trazer elementos novos e desenvolver seus personagens, a partir de um viés diferente e intenso.
Dessa maneira, Cobra Kai consegue equilibrar muito bem o mundo da época de Karatê Kid com o nosso tempo atual. Cheia de referências, a série consegue trazer elementos da nostalgia sem se tornar repetitiva ou fora de sua época.
Por exemplo, ver as dificuldades de Lawrence, que ainda segue sendo um homem dos anos oitenta com seus comentários, hábitos e expressões. Nos ajudam a perceber o quanto mudamos, e como para muitas pessoas essas mudanças, no modo de pensar, agir e principalmente como a mulher é vista nessa sociedade, podem parecer uma regressão.
Leia Mais: Confira as referências de Cobra Kai que você não percebeu
Dualidade Mestre Miyagi
Ao longo da série temos a oportunidade de rever muitas cenas do filme de Karatê Kid, mas a maior das referências não está nas cenas e sim na essência do seriado. Cobra Kai trabalha todos seus personagens a partir da dualidade ensinada por Mestre Miyagi. De acordo com ela, dentro de cada um de nós existe bondade e maldade.
Dessa forma, todos os personagens se desenvolvem tendo isso como base. Nem mesmo o antigo mocinho Daniel fica livre dessa dualidade, ou Lawrence, que apesar de já ter sido o vilão, aqui é apresentado de forma mais ampla e justa.
Uma Nova Chance para Lawrence
Definitivamente é ele o protagonista da história e um dos personagens mais complexos e interessantes de toda trama. A narrativa começa com Lawrence, um homem adulto parado no tempo e frustrado com a sua vida, que encontra no seu vizinho adolescente uma oportunidade de tentar de novo e realmente fazer a diferença dessa vez.
Logo, Johnny decide abrir um dojo e ensinar a adolescentes, como Miguel, sobre o Cobra Kai, mas a partir de uma perspectiva diferente. Uma que dê força e autoconfiança aos seus alunos sem que eles se tornem pessoas cruéis ou sem escrúpulos.
Enfim, a forma como a série traz à tona o passado de Lawrence nos faz compreender que ele nunca foi uma pessoa ruim. Apenas um adolescente mal guiado, por seus exemplos: padrasto e sensei, além de ter outras frustrações e problemas.
Porém, mudar algo tão enraizado nele mesmo é difícil e muito desafiador, Lawrence erra muito e é isso que o torna tão crível. Nos vemos e entendemos seus medos, mágoas e erros, principalmente quando o assunto é sua rivalidade com Daniel.
Os Personagens Novos
Além disso, temos personagens novos, os alunos, que por muitas vezes roubam a cena. Entre os personagens temos os filhos de Lawrence e Daniel, além de amigos e colegas dos dois. Assim, ao contrário do caso dos filmes, Cobra Kai surge como um espaço capaz de tornar garotos inseguros em adolescentes confiantes de si mesmos. Porém, em alguns momentos se tornam tão opressores quanto quem costumava fazer bullying com eles.
Logo, assisti-los mudar, e se redescobrirem é parte do processo. Conhecer esses novos personagens, se apegar a eles e escolher lados, faz parte do jogo. É inevitável torcer por um lado ou personagem, mas no fim a verdade é simples. Não há por que ter lados, e vê-los descobrirem isso com o tempo torna a trama ainda mais sensacional.
Sem dúvida Miguel é um show à parte, desde sua vida romântica até sua habilidade na luta e personalidade, fazem dele um dos melhores personagens da série depois de Lawrence. Enfim, com muitos plots twists, desencontros e traições a série nos prende a tela com uma trama amarrada e gostosa de assistir.
Com apenas duas temporadas, Cobra Kai está disponível na Netflix e ganhará uma nova temporada em 08 de janeiro. E aí tá esperando o que para assistir Cobra Kai?
Leia Mais: Tory é filha da Ali, amor de infância de Lawrence e LaRusso, em Cobra Kai?
—
Revisão: Leandro Reis
1 Comment
[…] Além disso, se curte produções nessa pegada de luta e artes marciais, vai adorar Cobra Kai. […]