TURN – Mundo Nerd TURN – Mundo Nerd
  • TV
  • Cinema
  • Notícias
  • Críticas
  • Leitura
  • Listas
  • Turncast
  • Contato
 Entendendo a disputa entre Scarlett Johansson e a Disney
Artigos Cinema Marvel Notícias

Entendendo a disputa entre Scarlett Johansson e a Disney

16 de setembro de 2021 2Comentários

A estreia do longa Viúva Negra, em julho deste ano deu o que falar! O filme levantou vários debates, que não eram somente sobre a Fase 4 do Universo Cinematográfico da Marvel. Mas, a polêmica principal ainda gira em torno do processo judicial movido pela atriz Scarlett Johansson (Viúva Negra) contra a Disney.

Mas, o que aconteceu?

A atriz alega que o lançamento do longa nas plataformas Disney+ a prejudicaria financeiramente, já que a transmissão do filme, no streaming, diminuiria a arrecadação de bilheteria nos cinemas, e geraria o prejuízo de aproximadamente U$S 50 milhões.

Mas, a companhia afirma que não houve descumprimento do contrato, e que a atriz já recebeu U$S 20 milhões pelo papel. Ainda, a empresa alega que os usuários só teriam acesso ao filme caso pagassem um valor (no Brasil, foi cobrado R$ 69,90), pelo Premier Access. A atriz e a produtora teriam um ganho percentual sobre essas vendas também.

Vale dizer que, na estreia, Viúva Negra bateu recorde de bilheteria nos Estados Unidos, com U$S 80 milhões arrecadados só nos cinemas e mais de U$S 60 milhões obtidos pelo streaming. Mas, nas semanas seguintes o longa passou a ser o filme da companhia com a maior queda já registrada, visto que as vendas caíram sobremaneira. (Via Observatório do Cinema).

Mas, quem tem razão nessa história?

O lado da Disney

Em nota pública emitida, em julho, a empresa afirma que o processo movido pela atriz não teria respaldo legal. Na mesma nota, a Disney pode ter sugerido que a atriz teria sido indiferente ao cenário da pandemia, já que teria menosprezado a intenção da empresa em transmitir o longa, via streaming, a quem não se sentisse confortável em assisti-lo no cinema.

Não somente, o estúdio ainda expôs o pagamento de U$S 20 milhões à Johansson por ter protagonizado o longa, e essa quantia teria aumentado a partir da transmissão do filme pelo Premier Access.

O lado de Scarlett Johansson 

O representante legal da atriz, Bryan Lourd, afirma que ela foi altamente exposta pela empresa, e que tudo isso seria uma tentativa de manchar a imagem da artista.

“Eles acusaram falsamente e sem nenhuma vergonha a Sra. Johansson de ser uma pessoa insensível com relação à pandemia de Covid-19, tentando fazê-la parecer alguém que eles e eu sabemos que ela não é.” (Via TMZ).

Lourd também alega que a exposição do salário seria uma tentativa sexista da companhia para tentar diminuir a importância do processo legal, implicando dizer que a atriz não teria motivos para sua insatisfação.

Além disso, surgiram rumores de que Johansson teria sido afastada de produções futuras da Disney, como o reboot de Torre do Terror. (via GiantFreakingRobot)

Mas e o Direito nisso? Entenda o caso com o nosso parceiro Rocha e Fernandes Advocacia

Repercussões na MCU

Como se não bastasse a polêmica em si, há repercussões com outros grandes nomes da MCU sobre o ocorrido.

A companhia tinha um contrato com os irmãos Antony e Joe Russo para produzirem de outros filmes do Universo Cinematográfico Marvel (Via CBR).

Mas, a partir do desdobramento do processo de Johansson, a companhia decidiu rever o contrato com os irmãos Russo, o que congelou as tratativas para a produção dos próximos longas.

Por outro lado, o ator Dave Bautista, intérprete de Drax em Guardiões da Galáxia, fez piada com a notícia do processo legal.

Bautista levou o público a entender que, se o estúdio tivesse produzido um longa do seu personagem, isso não teria acontecido: “Disse a eles que deveriam ter feito um filme de Drax, mas nããão”, em comentário feito no Twitter.

Told em they should’ve made a #Drax movie but noooooo! ????????‍♂️ https://t.co/uuvkCU5vAI

— Vaxxed AF! #TeamPfizer Poor Kid Chasing Dreams. (@DaveBautista) July 30, 2021

Além disso, a presidente do Sindicato dos Atores SAG-AFTRA, a atriz Gabrielle Carteris saiu em defesa de Scarlett Johansson, afirmando que a Disney tem capacidade financeira para cumprir as obrigações para remunerar os atores, visto que são eles quem geram lucro à corporação.

Carteris defende que a disputa judicial está relacionada à questão da paridade salarial de gênero:

“As mulheres foram vitimadas pela desigualdade salarial durante décadas e também por comentários como as declarações à imprensa feitas pela Disney. Esse tipo de ataque não tem lugar em nossa sociedade e o sindicato continuará a defender seus membros de todas as formas de preconceito”. (Via SAG-AFTRA).

Conclusão

Se foi ou não golpe publicitário – como alguns acreditam – não parece razoável a alegação de que Scarlett Johansson teria sido indiferente à pandemia. Se a Disney quis alcançar mais público, diante das medidas de isolamento, poderia ter esclarecido e debatido essa condição ao longo de tratativas contratuais, o que talvez não aconteceu.

É possível que a empresa tenha tomado esta medida para não dar razão a Scarlett, visto que a ideia era transmitir apenas em cinemas. Tanto que, por conta da pandemia, houve atrasos na produção e, consequentemente, na estreia do filme.

De todo modo, o processo judicial está em andamento há poucos meses, então ainda é cedo para apontar qualquer desfecho. Contudo, de fato, ver que a atriz mais bem paga da companhia está indo contra um estúdio altamente poderoso, que é a Disney, pode desencadear tantos outros debates sobre outros temas relacionados, daqui para frente.

E você, está ao lado de quem na história? Deixe seu comentário!

As últimas do Caso

Demos nossas opiniões, discutimos muito e agora, meses depois, Scarlett Johansson e Alan Bergman, Diretor de Conteúdos da Disney, vieram a público, em declaração ao veículo Variety , contando que tudo foi, finalmente resolvido. Os dois se mostraram muito felizes com o acordo e dispostos a trabalhar juntos de novo, no futuro. Alan inclusive nega o rumor do cancelamento do reboot de Torre Negra.

Parece que tudo, enfim, deu certo! Será que ainda veremos Viúva Negra retornar um dia? Alguém acha isso possível?

Confira: 4 atores famosos que foram demitidos de séries

    Share This:

      Tags: #Disney Disney Plus Marvel MCU Processo Scarlett Johansson Scarlett Johansson
      Post Anterior
      Próxima postagem

      Bruna Carvalho

      author

      2 Comentários

      • Quando o filme Viúva Negra acontece no MCU? - TURN - Mundo Nerd says:
        13 de janeiro de 2022 at 11:24

        […] Leia Mais: Entendendo a disputa entre Scarlett Johansson e a Disney […]

        Acesse para responder
      • Top Gun: Maverick deu origem a processo contra o estúdio says:
        9 de junho de 2022 at 17:50

        […]  Leia Mais: Entenda a disputa entre Scarlett Johansson e a Disney […]

        Acesse para responder

      Deixe um comentário Cancel reply

      You must be logged in postar um comentário.

      TURN – Mundo Nerd TURN – Mundo Nerd

      turn.mundonerd@gmail.com

      Nossas Redes:

      Filmes

      Críticas
      Trailers
      Notícias
      Lançamentos
      Oscar
      Globo de Ouro

      Séries

      Crítica
      Trailers
      Notícias

      Games

      Gameplay
      Trailer
      Crítica
      Notícias

      Mais

      Listas
      Música
      Quadrinhos

      Últimas Notícias

      Notícias

      Nova temporada de Pesadelo na Cozinha começará a ser gravada

      Cinema

      Crítica | Ele realmente é um Bom Menino!

      Cinema

      Sirât, longa premiado em Cannes, estreia nos cinemas em janeiro

      2025. Todo direito reservado - Desenvolvimento: Ed Rodrigues