O que esperar do live action da Barbie?
Oláaa, Turners, tudo bom? Se você cresceu nos anos 2000, muito provavelmente passou sua infância assistindo às animações da Barbie. Entretanto, caso essa não tenha sido a sua experiência de criança, com certeza você teve ou quis muito ter uma boneca Barbie, já que ela é um verdadeiro ícone que marcou de muitas formas a cultura pop. Dessa forma, não é difícil entender o porquê seu live action tem gerado tanto burburinho. Quer saber o que vem por aí? Então continua lendo…
O que sabemos até agora?
O primeiro ponto que chama muita atenção é a direção. Nas mãos de Greta Gerwig, que teve dois grandes trabalhos seus indicados ao Oscar: ‘Lady Bird: A Hora de Voar’ e ‘Adoráveis Mulheres’. A diretora possui um estilo crítico e seus filmes são marcados por personagens femininas únicas e complexas, mostrando um conceito amplo de feminilidade. Sendo assim, saber que ela está a frente do projeto do live action da Barbie nos faz imaginar que possíveis peculiaridades ela pode trazer para a boneca. Ainda mais sabendo que a boneca sempre serviu como um modelo estético e comportamental que excluía diferentes mulheres, porém falaremos mais sobre esse ponto depois.
As filmagens começaram no início de 2022 e já conseguimos ter um leve vislumbre da Margot Robbie, como Barbie, e do Ryan Gosling, como Ken. Nesse sentido, pelas imagens divulgadas nas redes sociais, vimos que alguns figurinos deles fazem alusão direta a edições especiais da boneca e, pelo que parece, teremos também referência às animações.
Além disso, Robbie e Gosling não serão as únicas versões da Barbie e do Ken, haverão outros atores fazendo outras versões dos personagens. Nomes como Issa Rae, da série Insecure, Hari Nef, da série You, Simiu Liu, de Shang Chi e Ncuti Gatwa, de Sex Education, além de outros atores cotados para papéis ainda não divulgados.
Leia Mais: Crítica | Lady Bird: “Todos aprendem a voar” Awards #4
O que tudo isso nos diz?
Em primeiro lugar, a ideia de ter uma diversidade de representação no elenco com certeza não é aleatória. Isso vem de uma longa trajetória da Mattel em se engajar nos debates mais atuais e consequentemente se manter no mercado.
Nesse sentido, a boneca Barbie já recebeu inúmeras críticas por reforçar uma estética excludente e agressiva para o psicológico das meninas. A boneca é branca, magra, loira e de olhos azuis. Foi o brinquedo mais vendido por décadas e representa uma pequena parte da população mundial. Recebendo estas críticas, a empresa se empenhou em lançar bonecas exclusivas com diferentes formas, cores e condições.
Recentemente, a empresa chegou a lançar uma boneca transgênero, além disso, já lançaram boneca cadeirante, Ken com Vitiligo, Barbie com aparelho auditivo, além de bonecos e bonecas com características negras. Isso tudo faz parte da linha inclusiva da Barbie. A ideia é que cada vez mais crianças se sintam representadas em seus brinquedos. O que realmente é uma questão necessária e importante, porém, essas edições são difíceis de serem encontradas e muitas vezes custam muito mais.
E nas animações?
Quando se trata da boneca no mundo da animação não vimos nenhum avanço até agora. Eu sou uma grande fã da Barbie, cresci assistindo aos filmes e na maioria deles não vemos personagens negras, asiáticas, com alguma deficiência física ou com alguma identidade de gênero que não seja cis.
Além disso, nunca houve sequer qualquer romance que não fosse heteronormativo nestas produções. Deixo um aviso de que eu ainda não assisti produções mais recentes da boneca, então caso você tenha visto essa representatividade em alguma animação mais nova, deixe nos comentários.
Como estão as expectativas para o filme da Barbie?
Devido a tudo isso que já falamos aqui, com certeza, todos estamos esperando muito desse filme. Primeiro, ele precisa ser uma desconstrução de tudo que foi reforçado de forma negativa no mundo da Barbie ao longo de toda a história da boneca. Segundo, é necessário que tenha uma inclusão real, sem timidez. Além disso tudo, ainda queremos que seja divertido e engraçado, porque as imagens que saíram até agora dão um ar de comédia para a produção. E tudo relacionado à personagem costuma ter um tom de leveza.
Basicamente as expectativas estão nas alturas, mas confesso que estou esperançosa que esse filme será realmente muito bom e surpreendente.
E você? Tá ansioso para o filme da Barbie? Me conta nos comentários o que não pode faltar.
2 Comentários
[…] Leia Mais: O que esperar do live action da Barbie? […]
[…] Leia mais: O que esperar do live action da Barbie? […]