Como H.P. Lovecraft influenciou Bloodborne
A história de Bloodborne nem sempre é clara, faz parte do modelo de Hidetaka Miyazaki que nada estará a plena vista do jogador, cabe a ele explorar o jogo e descobrir todos os mistérios de Yharnan e assim atingir uma certa “realização”.
Bloodborne é uma obra de arte em forma de jogo, feita a partir de uma grande junção de vários contos de terror/horror e apesar das diversas influências(incluindo a do próprio Miyazaki) a mais imponente e que da sentido ao game é o exótico escritor Howard Phillips Lovecraft.
Quem é H.P. Lovecraft?
H.P. Lovecraft é um dos mais renomados escritores de terror, seus contos se tornaram referência em diversos modelos e contextos. Lovecraft sempre teve uma vida muito conturbada: convivia com uma doença que fazia com que sua pele estivesse sempre gelada, a sua família teve alguns problemas financeiros e a sua vida sempre fora cercada de mortes e infelicidades, o escritor até chegou a casar mas logo se divorciou. Aos 46 anos ele acabaria por morrer por meio de um câncer em seu estômago.
Em vida, suas obras nunca fizeram sucesso, porém hoje em dia ele é considerado um dos maiores influenciadores do gênero de terror. As maiores obras do escritor são O Chamado de Cthulhu e Nas Montanhas da Loucura.
Lovecraft em Bloodborne
O terror-cósmico de Lovecraft foi algo muito bem abordado dentro de Bloodborne, toda a sua lore gira em torno destes seres cósmicos que surgem em Yharnam e dominam toda essa sociedade sem um propósito compreendível por humanos. Os Great Ones(Eminentes) são a referência mais óbvia dentro do game já que representam os Great Old Ones criados por Lovecraft; assim como nos contos os Eminentes não nos indicam uma razão clara para eles estarem ali, talvez o ser humano nem entenderia de forma racional o motivo pelo qual estes seres(que dentro do jogo são extraterrestres) se aproximaram da Terra e o que estão fazendo aqui. Mas o fato é que essa presença deixava as pessoas loucas, um mero vislumbre poderia causar insanidade fazendo com que o seu crânio estourasse com tanto conhecimento contido, este conhecimento se bem manipulado se torna discernimento, e quando mais discernimento você acumula dentro do game mais suscetível você fica a insanidade(que representa um status dentro jogo).
As palavras destes Eminentes também se mostram poderosas sendo que uma unica humana que foi capaz de ouvi-las as transcreveu em runas, e estas runas com uma simples palavra de um Eminente se tornam originárias de algo que é considerado dentro do jogo como “magia”. Os humanos ficaram obcecados tentando buscar conhecimento desses seres cósmicos utilizando de seu sangue, que tanto curava quando viciava e mesmo transformava as pessoas em monstros.
Os visuais de vários inimigos dentro de Bloodborne remetem as meras descrições que temos dos Great Old Ones trazendo as caracterizações de Ebrietas e todos os Eminentes baseados no clássico Cthulhu de Lovecraft. Assim como nas obras de Howard no jogo também temos a sensação de insignificância perante ao universo de Bloodborne, e isto é algo recorrente nos outros jogos de Miyazaki deixando claro que a influência de Lovecraft sobre o produtor não veio somente para este jogo.
A maior parte da influência de Lovecraft se da a partir da metade do jogo quando atingimos um discernimento elevado e podemos ver estes seres cósmicos espalhados pelo mapa, é quando temos a verdadeira visão do jogo que até então parecia um terror mais simples, com feras e uma trama que girava sobre um conceito de sangue. Ao enxergar estes seres tomamos uma perspectiva meio monótona de propósito maior para o nosso personagem, sabemos que dentro de toda sua insignificância ainda sim ele estará envolvido em acontecimentos determinantes desta história. Também é possível notar sua influência dentro da cidade de Yharnam sendo que a própria igreja erguia estatuas e imagens reverenciando estes seres como deuses, é uma história que começou muito antes de nosso personagem chegar ali.
Bloodborne também trouxe algo como uma adaptação do conto A Sombra de Innsmouth, onde um mapa inteiro representa uma semelhança com diversos aspectos do conto de Lovecraft. Já o Sonho do Caçador, Pesadelo de Mênfis e outros “sonhos tangíveis” do jogo são uma inspiração ao Ciclo dos Sonhos, mais uma obra de Howard.
Hidetaka Miyazaki é um gênio, que sabe transcrever suas experiências de vida e influências para os jogos com uma maestria impecável. Ele, junto destes contos de Lovecraft, criou Bloodborne que se tornou um dos maiores e mais complexos jogos de todos os tempos. A influência de Miyazaki é notável dentro desta indústria e este se posiciona como um pilar sustentando a ideia de jogos de qualidade e incríveis para seus fãs.
1 Comment
[…] o mundo dos games, dos quadrinhos, séries, RPGs, animações e filmes, como, por exemplo, o jogo Bloodborne e a série de animação Rick and […]