Teorias para o fim de Dark
A 3º Temporada de Dark estreia nesse sábado, dia 27 de junho, e nunca estivemos tão ansiosos para um Apocalipse! Enquanto as quatro da manhã de sábado não chega, nos resta rever as temporadas anteriores, ver todos os vídeos explicativos de Carol Moreira e é claro teorizar muito junto com outros fãs. Aqui reuni 5 teorias para o fim de Dark bem populares entre o fandom para a 3º Temporada de Dark, leiam, reflitam e por favor compartilhem comigo as suas…
#Teoria 01: 03 Universos Paralelos
A primeira das teorias para o fim de Dark está relacionado com a aparição da outra Martha, no final da segunda temporada, nos leva a crer que existem universos paralelos além do que já conhecemos. É a partir dessa premissa que surgiu uma teoria na internet, segundo ela existiriam três mundos, cada um representando paraíso, purgatório e inferno.
Considerando que a série constantemente usa de referências bíblicas, não seria algo tão improvável assim. Dentro dessa teoria a cidade de Winden equivaleria ao purgatório e isso explicaria porque vários personagens se referem a ela como um local sem futuro. Uma cidade triste, onde as pessoas estão fadadas a cometer sempre os mesmos erros e a serem infelizes.
Além disso Claudia Tiedemann, como viajante do tempo, citou que conheceu um mundo sem Jonas, e que não era algo bom. Teria Claudia conhecido o “inferno”?
Algumas fotos divulgadas pelo diretor também reforçam essa teoria, nas fotos que parecem se referir ao mundo alternativo Mikkel não aparece, e sem a existência dele não teria como Jonas nascer. Por outro lado, existe um outro garoto nas fotos, que pode ser um filho de Hannah com outra pessoa.
Teoria #02 Adam é na verdade Mikkel?
Outro das teorias para o fim de Dark muito comentada é a de que Adam seria Mikkel, pai de Jonas, o responsável pelo início das viagens no tempo. Até onde sabemos o personagem se enforcou, mas não o vimos morrer e caso ele tenha sobrevivido poderia ter as mesmas cicatrizes no pescoço, que Adam mostra para Jonas.
O objetivo de Adam ao demonstrá-las era fazer Jonas acreditar que seriam a mesma pessoa, mas considerando que nunca vimos o corpo de Michael, é possível que ele ainda possa estar vivo e sua falsa morte possa ser parte do ciclo que conhecemos. Adam já disse que o fim é o começo e que o começo é o fim. E se ele estiver se referindo a esse momento?
Outro fato que corrobora com a teoria é como Mikkel admira o ilusionista Houdini, seu gosto por mágica é uma característica super ressaltada no início, mas esquecida quando a suposta ‘trama principal’ começa. Não acho que isso teria sido colocado à toa, principalmente quando consideramos, que até mesmo no passado ele continua citando o ilusionista. E se tudo isso não for mais um truque? E Adam esteja fingindo ser Jonas só para fazê-lo se tornar quem ele quer que se torne?
Teoria #3 Adam e Eve?
Outra teoria bastante discutida é que a escolha do nome Adam, é uma referência ao fato de que biblicamente toda humanidade é descendente de Adão. Em Dark, isso significaria que todas as famílias estariam conectadas biologicamente a Adam.
Porém para que isso seja verdade deve haver uma Eva, uma mãe. Segundo muitas teorias, ela já foi apresentada e seria a Martha do universo alternativo, que aparece no fim da segunda temporada. Essa teoria é reforçada pela presença de um quadro de Adão e Eva que aparece no fundo de uma cena com Martha.
De acordo com a teoria, o mundo onde Martha vem não tem um Jonas, o que pode ser reforçado pela ausência de Mikkel nas fotos do suposto universo paralelo, e nas fotos divulgadas de Martha com o casaco amarelo.
De acordo com a velha Claudia, ela viu um mundo sem Jonas, o que pode significar que ele nunca nasceu no mundo alternativo. Nesse mundo, Martha seria uma espécie de versão de Jonas e ela estaria atrás do Jonas para que os dois juntos fundem a organização Sic Mundus Creatus Est.
E se tornem respectivamente, Adam e Eve, ou Adão e Eva em português.
Teoria #04 Hannah foi assassinada na década de 1950
De acordo com essa teoria, o pingente que Jonas encontra no lago em 2019 pertenceria a sua mãe, que foi afogada por alguém na década de 1950. Em uma imagem de divulgação para terceira temporada, Hannah aparece com um pingente muito similar ao que já apareceu na série.
Bartoz cita também a existência de uma a lenda sobre uma mulher morta no lago, que agarraria as pessoas pelas pernas. Isso nos leva a crer que alguma mulher foi realmente assassinada no lago, mas não confirma que a mulher seja a Hannah.
Essa teoria na verdade tem duas vertentes, parte dos fãs acredita que Hannah é a mulher morta e Katharina sua assassina. Já outros creem que seria o inverso e Hannah teria deixado cair a medalha no processo.
O fato de ainda não termos visto uma versão mais velha de Hannah também torna mais provável que ela tenha realmente morrido.
Teoria #05 Bartoz é o marido de Agnes
De acordo com essa teoria, o marido de Agnes seria o Bartosz, que de algum jeito viaja para o passado e fica por lá. Agnes citou que seu marido era um homem que perdeu a fé, e segundo a teoria além de Bartoz ser o marido dela, ele é também o homem que morre na primeira cena da 2ª temporada pela versão mais jovem de Noah.
Os dois realmente se parecem fisicamente, e além disso o ator que o interpretou tem olhos claros e utilizou lentes durante a gravação. Para colaborar com a teoria, ou nos enlouquecer, o ator postou uma foto nos bastidores com a hashtags #BartoszDark. Será?
E aí viram mais alguma teoria? Criaram suas próprias teorias para o fim de Dark?
Comentem aqui embaixo!
Leia Mais: Top 15 | Melhores Aberturas de séries da vida
—
Escrito por Letícia Linhares
Revisada por Leandro Reis