Você sabe a diferença entre paródia e sátira?
Olá Turners, venho com mais uma curiosidade no mundo cinematográfico para vocês. Por muito tempo eu não tinha certeza qual era a diferença entre paródia e sátira. Tudo parecia a mesma coisa, então, depois de aprender mais sobre os termos, resolvi vir aqui explicar isso junto de uma lista de filmes para melhor ilustrar essas diferenças.
Então, vem comigo para entender melhor a diferença o que cada um desses termos significa.
Paródia X Sátira
A paródia é uma imitação de algo específico com um propósito cômico, ou seja, ela utiliza elementos da obra original, mas altera o conteúdo e/ou o contexto para criar uma interpretação cômica. Já a sátira faz uso do humor para expor uma crítica, promover reflexão do público sobre questões relevantes.
Mesmo sendo diferentes, podem aparecer em uma mesma produção, e por isso muitas vezes os termos podem parecer confusos. Um exemplo claro é “Os Simpsons” que usa a sátira para retratar a rotina típica de uma família norte-americana, ao mesmo tempo, que apresenta diversas paródias ao longo dos seus episódios, trazendo referência de momentos icônicos das telonas ou da vida real recheados de humor.
Temos muitas produções que utilizam desses conceitos, seja para homenagear, ridicularizar ou levantar reflexões sobre a história original. A verdade é que está presente em todos os gêneros: ação, aventura, animação e no meu queridinho, o terror.
Sendo assim, já que estamos em outubro, se liga na lista que preparei para vocês!
Confira Também: Qual a diferença entre Franquia, Saga e outros termos do Cinema?
Sátiras para maratonar no seu Halloween
#1: The Blackening (2022)
É uma sátira aos clichês de filmes de terror de uma forma inteligente e engraçada, fazendo também aquela crítica social. Os filmes de terror tinham regras de sobrevivência e o negro e o gay eram sempre os primeiros a morrer, mas o que acontece quando o grupo todo é negro?
The Blackening conta a história de sete amigos que vão para uma cabana no meio da floresta para um reencontro e acabam sendo obrigados a entrar em um jogo de um doido mascarado para sobreviverem.
Onde Assistir: Prime Video.
#2: O Que Fazemos nas Sombras (2014)
A trama é apresentada em formato de documentário, no qual uma equipe de filmagem consegue acesso a uma casa onde vivem quatro vampiros, e assim fazem um documentário sobre a vida dos seres da noite.
O Grupo é composto por seres de diferentes épocas, ou, mais precisamente, por representações vampirescas já consagradas no cinema, como Nosferatu (1922), Crepúsculo (2008), Drácula (1931), Drácula de Bram Stoker (1992) e Entrevista com o Vampiro (1994).
O melhor de O Que Fazemos nas Sombras é a simplicidade cômica das ações dos protagonistas, retratados como “pessoas comuns”, com inseguranças, medos, dificuldades de socializar. Tudo isso abordado de forma leve e divertida, o que só deixa o filme ainda melhor.
Onde Assistir: Prime Video — Aluguel.
#3: Todo mundo quase morto (2004)
Primeiro filme da Trilogia Cornetto (Sim, aquele sorvete caro que amamos). Todo Mundo Quase Morto é uma sátira aos filmes de zumbi e acerta muito ao trazer uma reflexão a respeito da monotonia cotidiana e do piloto automático.
A história é focada no nosso protagonista Shaun (Simon Pegg), que trabalha como vendedor em uma loja de eletrônicos, e seu amigo Ed (Nick Frost), que juntos precisam sobreviver para salvar suas famílias e amigos de um ataque zumbi.
Onde Assistir: Infelizmente não está disponível em nenhum streaming.
Paródias para maratonar no Halloween
#1: Todo Mundo em Pânico (2000)
Pode se dizer que esse filme é o “Pedro Alvares Cabral” das paródias, então não tinha como ele não estar aqui. Ele mistura diversas referências de forma tão caótica e divertida que, em certos momentos, nos faz questionar se já vimos o filme original ou não. É uma ótima escolha para assistir com amigos e dar boas risadas.
A proposta do filme é: Um grupo de adolescentes se vê perseguido por um mascarado assassino, basicamente é uma paródia da franquia Pânico.
Onde Assistir: Prime Video.
#2: O Segredo da Cabana (2011)
Um verdadeiro clássico. Isso porque esse filme aborda basicamente todos os clichês da narrativa sobre grupo de adolescentes viajando para o meio do mato. Trazendo assim várias referências de outros filmes famosos de terror. Sendo o carro chefe, A Morte do Demônio.
Na trama, cinco amigos vão passar um feriado em uma cabana no meio da floresta quando encontram, no porão, um antigo diário, e a partir disso, o que era para ser um feriado sossegado vira um verdadeiro pesadelo.
Onde Assistir: Prime Video — Aluguel.
#3: Inatividade Paranormal (2013)
O filme brinca com a franquia Atividade Paranormal, mas também traz referências de outros filmes de terror, como: Filha do Mal, O Último Exorcismo e A Entidade. Possui o roteiro de Marcos Wayans, que foi responsável pela famosa franquia de Todo Mundo em Pânico.
Na trama, um casal se muda para a casa dos sonhos, mas logo percebem que não estão sozinhos. Para tentar entender o que está acontecendo, o namorado instala diversas câmeras pela casa e acaba descobrindo mais do que esperava. Dessa maneira, sua única alternativa depois disso é pedir auxílio a um grupo de paranormais.
Onde Assistir: Prime Video — Aluguel.
Esses filmes são ótimos para ver com os amigos, então se eu fosse vocês já juntava um bonde para maratonar. Mas e aí, Turners, qual outro filme deveria entrar nessas listas? Comenta aqui embaixo.