Harry Potter e o impacto na vida de cada um de nós
Hoje viemos com mais uma fantasia, dessa vez uma que muitos amam. Isso mesmo, quem achava que em 2011 era a última vez que veríamos aquele trio de bruxinhos tão queridos pelo público jovem? Uma década se passou, e a volta de Harry Potter e a Câmara Secreta aos cinemas acendeu mais uma chama de esperança e nostalgia dentro de nós.
Leia Também: 10 Cenas deletadas de Harry Potter que deveriam estar nos filmes
Em um mundo em que muitas coisas erradas acontecem, a magia da amizade nos torna fortes.
O que posso dizer para mostrar que Harry Potter merece uma pausa para ler? Os filmes e os livros marcaram a minha infância, foi o primeiro livro que li e guardo na memória o seu cantinho especial.
Para quem não conhece, a história de Harry Potter começa quando ele ainda é bebê, anos se passam e, em seu aniversário de onze anos, ele descobre que é um bruxo. A partir daí muitas coisas acontecem, ele é levado de sua casa dos ditos trouxas (quem não possui magia) para uma escola de magia e bruxaria chamada Hogwarts..
“Ele será famoso. Toda criança em nosso mundo conhecerá seu nome.”
Lá ele conhece um mundo novo, em que ele próprio é famoso por derrotar o bruxo das trevas Voldemort com apenas um ano de idade, logo após deste matar os seus pais. O contraste com o mundo dos trouxas é intrigante, enquanto ele vivia menosprezado pelos seus tios, vítima de desdém por seu primo; Harry encontra em Hogwarts um lar.
Mas nem tudo são flores, apesar dele se sentir em casa na escola, muitos perigos o cercam. Lá, o menino enfrenta provas assombrosas, uma partida de xadrez mágica, ataques misteriosos para nascidos trouxas, uma horda de dementadores (seres fantasmagóricos que sugam a sua alma), um torneio perigoso, perdas que culminam na volta do maior bruxo das trevas que já surgiu, o próprio Voldemort. Contudo, ele não está sozinho, com a ajuda de seu mentor Dumbledore e dos seus dois melhores amigos, Rony e Hermione, ele tem forças para continuar lutando.
“Somos tão fortes quando estamos unidos, tão fracos quanto estamos divididos.”
Se me perguntarem por que eu amo esse universo, eu não saberia o que responder. São tantas coisas: a linguagem direta, o amor entre famílias e amigos, a magia, o tom fantástico e cheio de humor. Enfim, poderia passar horas falando desse universo. No entanto, o que me chama atenção é a forma tão visual que a autora nos presenteia essa história.
J.K. Rowling consegue transmitir tudo que acontece em um ano em um único livro de forma tão perspicaz. E a forma em que crescemos junto a Harry e os seus amigos? A cada livro dá para reparar que quem outrora foi criança, havia crescido. No quinto livro, por exemplo, ele já não é mais criança, porém um adolescente cheio de sombras. A cada livro acompanhamos sua trajetória e seu crescimento. O vemos se apaixonar, se reconstruir e descobrir mais sobre o passado de seu antagonista.
Enfim, vejo que falei demais. Espero que vocês gostem dessa aventura, ainda que a autora de Harry Potter nos decepcione frequentemente com seus comentários preconceituosos, o impacto da sua história segue significando luz para gente, e por isso não deve ser esquecida.
Se identificou com a minha história? Se Harry Potter também te gerou um impacto, compartilhe sua história aqui embaixo!
1 Comment
[…] Leia mais: Harry Potter e o impacto na vida de cada um de nós […]