A Série de Harry Potter é furada?
Oieee, Potterheads, tudo bem? A Warner Bros sacudiu os fãs de Harry Potter ao anunciar que será produzida uma série — remake da saga. A notícia dividiu os fãs entre aqueles que acreditam ser uma péssima ideia e aqueles que se sentiram animados com a possibilidade de aprofundamento da história. Se você ainda não decidiu seu lado, vem comigo que trarei os pontos positivos e negativos de uma nova produção sobre o bruxinho mais amado da cultura pop.
Quais são os pontos negativos?
Os filmes são recentes
Desde já vale dizer que o ponto mais negativo desse reboot é que os filmes ainda são muito recentes. A Pedra Filosofal, que iniciou a franquia, tem apenas 22 anos, enquanto Relíquias da Morte Parte 2, que encerrou a história, tem 12 anos. As produções continuam muito conectadas com o público e envelheceram muito bem, tirando um ou outro efeito especial datado. Esse inclusive tem sido o maior ponto de questionamento dos fãs.
Os fãs são apegados
Do mesmo modo, vale lembrar que a fanbase do bruxo é uma das maiores da atualidade e é extremamente apegada aos filmes. Isso sem falar que a adaptação dos livros foi uma das melhores da história das adaptações. Ainda assim, sabemos que tem problemas, erros, ausências de partes importantes dos livros, mas é muito querida pelos fãs, e isso pode gerar certa animosidade a grandes mudanças. Logo, fica um cenário perigoso para produção, pois, se mudar demais pode desagradar e se não estiver livre para fazer uma adaptação a parte dos filmes, poderá apenas repetir exatamente o que já vimos em tela.
Além disso, tem o grande carinho dos fãs pelo elenco original, e lembramos bem as polêmicas a respeito da peça A Criança Amaldiçoada ao escalar uma Hermione negra para interpretar a versão adulta da bruxa. O evento foi bastante debatido e a autora dos livros, J.K. Rowling, defendeu a escalação na época. Logo, podemos esperar que alterações bruscas na configuração dos personagens gerem incômodo e alvoroço em alguns fãs.
Repetir uma História para garantir lucro
Após o fracasso da saga Animais Fantásticos e Onde Habitam ficou claro que a Warner Bros quer garantir mais do que a satisfação dos fãs: seu lucro. Essa parece ter sido a motivação ao escolher recriar no audiovisual uma história que continua recente e atende bem aos fãs. Teria sido muito mais interessante para o momento uma expansão do universo mágico, perseguir outros arcos narrativos. Dessa forma, poderíamos ver mais sobre a origem e ascensão de Voldemort, a juventude de Dumbledore ou, quem sabe, até um pouco da vida adulta de Harry, Rony e Hermione.
Além disso, não podemos esquecer todas as polêmicas envolvendo J.K. Rowling, que em 2020 publicou uma série de tuítes transfóbicos, atacando principalmente mulheres trans. O conteúdo não trazia nenhum debate relevante e só incitava ódio contra uma comunidade que historicamente sofre muita violência e exclusão. Dessa forma, muitos fãs se sentem desconfortáveis sabendo que novas produções como essa vão ajudar a enriquecer ainda mais uma pessoa que propaga ignorância.
E o que tem de positivo?
Ver mais dos livros em tela
Uma das grandes decepções dos fãs dos livros de Harry Potter é sentir que muita coisa foi deixada de lado na história para caber no tempo de um filme de 2h30m. Portanto, uma série possibilitaria explorar mais a narrativa criada no universo literário, detalhando melhor as situações e gerando maior profundidade. Assim, seria possível ver grandes pontos deixados de fora das telas. Como F.A.L.E, uma organização criada por Hermione para extinguir a escravidão dos elfos domésticos.
Logo, também seria incrível ver os detalhes do funcionamento da Escola de Magia e Bruxaria, que ficaram de fora. Um exemplo disso é a comida, para quem vê os filmes, parece que ela surge do nada nas mesas, mas, na verdade, os Elfos domésticos que trabalham na escola fazem as refeições e o diretor transporta magicamente para o Grande Salão.
Da mesma forma, muitos personagens negligenciados pelos filmes teriam espaço, como o Centauro Firenze, que deu aula no lugar da professora Trelawney. Ainda vale dizer que ele era muito melhor que ela nas artes divinatórias. Ou a elfa Winky, que trabalhou para a família Crouch. E por aí vai, meu povo, pois tem muitos momentos incríveis, personagens pouco explorados ou ausentes que seria maravilhoso ver na nova série de HP.
Expansão do Público
Fica claro que um dos maiores objetivos de um remake em série é ampliar o público e consequentemente o lucro. Esse crescimento não é algo negativo, poderia trazer essa história tão amada para as novas gerações quase da maneira imersiva quanto a geração anterior experimentou. É provável que a campanha de marketing seja extensa e talvez o que se queira alcançar é a mesma audiência que houve em Game of Thrones, com as pessoas comentando e aguardando semanalmente os episódios e a exibição sendo um grande evento.
Maior profundidade nas relações entre os personagens
Por conta do tempo limitado dos filmes, muitos eventos importantes entre os personagens principais ficaram de fora dos filmes. Com uma série, seria muito possível ter mais desses momentos e, logo, aprofundar ainda mais nosso carinho pela história. Portanto, veríamos mais da relação de Sirius e Harry, que apesar de ter sido curta em tempo nos livros, teve muito mais detalhes e momentos para deixar nossos corações quentinhos.
A relação de Harry com a família Weasley também, nos livros ele passou muito mais tempo com os ruivinhos. Ver isso transportado das páginas para a tela, deixaria ainda mais evidente o laço formado entre todos eles. Em especial, gostaria de ver a grande amizade que Potter teve com George e Fred Weasley. Nos filmes, os gêmeos aparecem mais como uma ajuda aqui e ali para o garoto, mas no livro eles têm um laço muito forte. Inclusive, foi graças a Harry que Fred e George conseguiram começar seu negócio, eles receberam do amigo o prêmio de mil galeões que ele ganhou ao vencer o torneio tribruxo. Tudo isso ficou de fora dos filmes, então amaríamos ver na série.
É isso pessoal, confesso que eu mesma não me decidi se gosto ou não da ideia de uma série de Harry Potter, visto que os filmes ainda são recentes e poderia ser explorado novas narrativas. Ao mesmo tempo, fico um pouco animada em ver mais detalhes dessa história tão querida. Mesmo assim, estarei acompanhando tudo sobre.
Então, apenas resta dizer que: Eu juro solenemente que não vou fazer nada de bom.
O que você pensa sobre o remake de Harry Potter? Me conta aqui nos comentários.