Por que a Ubisoft está fazendo tantos jogos “iguais”?
Essa semana, no TGA 2018, a Ubisoft anunciou um novo Far Cry que será uma continuação direta de Far Cry 5, lançado no começo desse ano. O Far Cry: New Dawn, será lançado em fevereiro de 2019 e assim como Far Cry: Primal ele se trata de um spin-off da franquia. E aí entra o assunto dessa matéria porque a Ubisoft está fazendo tantos jogos “iguais”?
Confira: Ubisoft fecha parceria com a Lenovo para sequência do Brasileirão Rainbow Six 2019
Far Cry
Desse modo, o último spin-off se passará 17 anos após os acontecimentos do final canônico em Hope County (todo conteúdo relacionado a Far Cry: New Dawn exibe spoilers importantes de FC5; cuidado!) e contará com a presença do antagonista Joseph Seed, O Pai; ainda que sua existência não tenha sido definida, pode se tratar apenas de uma aparição aqui e ali.
Far Cry: New Hope é mais um jogo com desenvolvimento à um novo molde pela Ubisoft. O jogo se assemelha muito ao que foi feito entre Far Cry 4 e Primal, porém este assunto ainda envolve outros jogos da produtora francesa.
Assassin’s Creed
Há algum tempo já a Ubisoft era criticada pela semelhança das sequências de seus jogos, mais precisamente na franquia Assassin’s Creed. Aquela velha história do “mesmo jogo todo ano com algumas mecânicas novas”, que ainda sim vendiam bastante. Apesar disso não estar tão presente desde quando a franquia mudou totalmente a mecânica de AC. Ou quando mudou o seu tempo de produção com Assassin’s Creed: Origins. Desse momento em diante, a produtora recebeu críticas pelo afastamento das raízes da franquia; vai entender.
Após Origins, lançado em 2017, a Ubisoft usou de seus vários estúdios para pôr o novo AC em produção. Logo, fazendo com que os dois jogos estivessem em desenvolvimento ao mesmo tempo e lançar Assassin’s Creed: Odyssey em 2018, que se assemelha bastante a Origins. O que os fãs associaram isso ao lançamento anual da franquia. Dessa maneira, mais uma vez os fãs criticam essa escolha.
Far Cry & Assassin’s Creed
O ponto principal é que cada caso diferente um do outro, e pra cada escolha da produtora existe um porém. Claro que os fãs podem não gostar da proposta e não comprarem o jogo(o que não vem acontecendo) e é claro que seria ótimo se o jogo se reinventasse a cada sequência mas, como aconteceu com Origins pode a ver um distanciamento das matrizes do jogo base; por outro lado pode haver uma evolução, como o caso entre Far Cry 4 para o 5. Avaliando casos específicos podemos observar que:
- Dos Assassin’s Creeds clássicos para Origins se trata de evolução, visto que a franquia já contava com 9 jogos seguindo o modelo base do primeiro AC, de 2007.
- Entre Assassin’s Creed: Origins e Odyssey, a semelhança se da pelo fato da produtora ter planejado uma trilogia específica onde dentro dos jogos todas as similaridades fazem sentido, não se trata de um desleixo.
- De Far Cry 4 e 5 evolução consta no enredo, onde o quinto capítulo traz uma história sobre fanatismo religioso ousada e muito atrativa, mesmo abaixo de críticas.
- As relações entre Far Crys e spin-offs é claro exatamente por ser spin-offs por tanto isso não é um problema.
Nova Ubisoft
Existe algo muito interessante nessa “nova’ Ubisoft de uns três anos para cá. A produtora vem enfrentando as críticas e não se submetendo aos fãs mas sim reconhecendo os erros e fazendo o possível para concerta-los. A Ubi traz cada vez mais planejamentos e no final das contas isso acaba rendendo ainda mais dinheiro para empresa(que foi formada pensando nisso).
No final das contas a “bugsoft” que é tanta criticada se trata de uma produtora que está melhorando a cada dia. Assim, contribuindo para o crescimento da indústria dos games em diversas frentes, dado a variedade dos seu catalogo de jogos. Não podemos esquecer que uma grande promessa ainda vem por aí, existe uma grande expectativa em volta de Beyond Good & Evil 2 e a produtora trata o projeto com cuidado e o jogo deve sair em 2020.
Será melhor que uma desenvolvedora de um maior tempo de produção aos seus jogos? Ou presenteie os fãs com dezenas de aventuras em diversas plataformas em um curto período de tempo?