Por que Sex Education acabou?
Para os fãs de Sex Education, a notícia do encerramento na quarta temporada veio com muita tristeza. Já que após anos acompanhando as trajetórias de Otis, Maeve, Eric e tantos outros personagens, é triste demais dizer adeus. E, no meio de toda essa infelicidade, é absolutamente normal se questionar o que pode ter acontecido para a série acabar. Tem tanta série que se estende por sete, dez ou mais temporadas, por que o mesmo não vai acontecer com Sex Education?
É esse o questionamento de muitos fãs e, para deixar esse processo mais fácil, vamos te explicar por que Sex Education acabou e quem sabe não fique mais fácil pra você lidar com esse final.
O que aconteceu até agora na série?
Antes de falar sobre o fim, vale revisitar a trajetória dos nossos personagens queridos. Quando Sex Education se apresentou para nós em 2019, conhecemos o introvertido e não convencional Otis Milburn (Asa Butterfield) e sua mãe, Dra. Jean Milburn (Gillian Anderson), uma terapeuta sexual. Otis acaba de começar o ensino médio com seu melhor amigo Eric (Ncuti Gatwa), nesse momento, nota-se em Moordale um despertar sexual dos alunos. Todos ali estão vivenciando ou desejando as primeiras experiências sexuais, porém não existe orientação adequada.
Nesse sentido, os acasos da vida levam Otis ao encontro de Maeve (Emma Mackey), uma jovem inteligente, bem resolvida com a sua sexualidade e necessitada de dinheiro. Ela percebe que o rapaz tem um dom em ajudar os outros alunos com seus problemas sexuais e oferece a ele uma oportunidade de negócio.
Dessa forma, eles começam uma clínica clandestina na escola para dar conselhos sobre sexualidade e relacionamentos, o que faz os dois se aproximarem. Em um caminho de idas e vindas, vemos esses e outros personagens em suas trajetórias pessoais de autodescoberta, com muitas tentativas, erros e aprendizagens.
Leia mais: 7 Protagonistas chatos/irritantes das séries | Parte 2
Afinal, por que a série acabou?
Bom, um dos motivos óbvios é o elenco. Por conta do conteúdo adulto da série e dos personagens serem adolescentes, os atores todos são maiores de idade. A cada ano, fica cada vez mais difícil para eles interpretarem pessoas de 16 e 17 anos.
Portanto, eu vejo isso como um dos motivos para encerrar a série agora. Ainda mais se pensarmos que o foco principal sempre foi ver o amadurecimento emocional e sexual desses personagens. Logo, mais uma temporada para cobrir o último ano do ensino médio de Otis, Maeve e Eric seria mais do que suficiente.
Para a criadora da série era hora de acabar
De acordo com Laurie Nunn, criadora da série, foi enquanto ela escrevia os episódios da quarta temporada que percebeu que chegara o momento de encerrar essas narrativas. Os personagens amadureceram bastante ao longo das temporadas e finalmente estavam em um lugar que permitia a ela encerrar a história de uma forma positiva. Sendo fiel e coerente com tudo o que já havia construído na obra até o momento.
“Durante esse processo, começou a ficar muito claro que as histórias estavam chegando ao fim, os personagens estavam sendo deixados em um lugar que fazia sentido para mim. Fiquei feliz por eles e senti que já disse tudo o que queria dizer sobre esses personagens neste momento.”
Via Adoro Cinema
O elenco da série está voando
Outra razão para o fim da série já é bem conhecida. A maior parte do elenco de Sex Education já tinha uma carreira consolidada, ainda assim, fica muito claro que a série trouxe mais projeção e visibilidade a todos. Dessa forma, vemos que cada vez mais os atores estão se envolvendo em outros projetos, crescendo, o que dificultaria também manter a série por muito mais tempo.
Emma Mackey, por exemplo, trabalhou em Barbie e agora está trabalhando no filme Hot Milk. Além disso, ela já tinha expressado seu desconforto em interpretar uma adolescente por se achar velha demais pra isso. Ela não é a única ocupada, Asa Butterfield vai estrear um longa de terror, O Jogo da Invocação, o que agrega a diversidade de papéis já interpretados por ele. Ncuti Gatwa, por sua vez, foi confirmado como o mais novo Doctor Who, o que deve mantê-lo comprometido por um tempo. Lembrando que ele também esteve presente no filme da Barbie de Greta Gerwig.
Sendo assim, em todos os sentidos, fica claro que o melhor a fazer foi encerrar a série. Tanto pelo direcionamento da narrativa, que se encaminhou para um final coerente e doce para os personagens, quanto pela oportunidade de encerrar o arco narrativo de todos antes que alguém acabasse por deixar o elenco. A gente segue triste, mas no fim entende. Melhor acabar desse jeito do que se estender demais.
E você, já conseguiu aceitar que Sex Education acabou? Me conta nos comentários.