Homem-Aranha 3 | Mas afinal quem é J. Jonah Jameson?

Homem-Aranha 3 | Mas afinal quem é J. Jonah Jameson?

26 de agosto de 2021 0 Por Leticia Linhares

Para quem não se lembra, J. Jonah Jameson esteve na franquia de Tobey Maguire e também apareceu na cena pós-crédito de Homem-Aranha: Longe de Casa. Então fica a pergunta, quem afinal é J. Jonah Jameson?

Confira: Quem são os vilões confirmados em Homem-Aranha 3?

Quem é J. Jonah Jameson na trilogia clássica?

Para quem não se lembra, John Jonah Jameson é um personagem extremamente marcante na trilogia clássica do Homem-Aranha. Nesses filmes, ele é o chefe e responsável pelo jornal Clarim Diário, rude e rabugento é o tipo de chefe que não aceita sugestões.

Peter Parker trabalha para ele e é constantemente maltratado já que ele não acredita em seu potencial. Detesta super-heróis, mas em especial o Homem-Aranha. Enfim, ele os considera criminosos e não os aceita como heróis. Assim, um dos seus principais objetivos ao longo dos filmes é “contar e convencer” seu público dessa verdade em quem acredita.

Respeitando suas próprias agendas, ele cria um jornalismo que, quando se trata do Homem-Aranha nunca é real, mas sempre completamente parcial e negativo. Tudo o que ele quer é se vingar do Homem-Aranha por conta do seu histórico com o herói e crenças pessoais, dessa maneira faz isso por meio do seu trabalho. Apesar disso, o personagem é um grande alívio cômico nos filmes e por isso seu retorno era muito esperado.

Destrinchando a cena pós-créditos do personagem

Ok que é importante ressaltar que na cena pós-crédito o personagem apesar de também ser interpretado por J.K. Simmons, está um pouco diferente. Nessa versão ele está careca, parece mais velho, e trabalha no site de polêmicas: Clarim Diário.

É ele quem revela a identidade de Peter Parker e quem “informa” ao mundo que o Homem-Aranha é quem está por trás do atentado de Londres. Dessa forma, fica o questionamento se é o mesmo personagem ou uma versão dele do universo do Homem-Aranha de Holland?

Ao que tudo indica é uma nova versão, caso não fosse eles provavelmente teriam se preocupado em rejuvenesce-lo, como fizeram com o Doutor Octopus. Porém, existem muitas similaridades em relação ao seu desgosto por super-heróis, em especial o Homem-Aranha, e o tipo de jornalismo, ainda que seja feito para a internet, a ideia de prejudicar o herói segue presente. Dessa maneira, não seria estranho se fosse a mesma versão dele, porém tudo indica que não é, já que no momento em que ele aparece, o multiverso ainda não tinha estourado.

Ele retorna para o próximo filme?

Ainda não se sabe se o personagem retorna em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, o ator deu alguns indícios que sim, mas não há nada confirmado. Um post com um suposto novo estilo fez os fãs enlouquecerem, mas depois só veio o silêncio, então será que ele vai mesmo aparecer? E se aparecer qual será seu papel?

Porém, se retornar, com certeza assumirá um papel atualizado, mas ainda similar ao personagem que tinha na franquia de Tobey Maguire. Provavelmente abordando como fake news podem ser verdadeiras armas de condução e manipulação popular, como o personagem antigo fez, mas agora com esse poder quadruplicado pela internet.

E aí ansioso para ver o personagem em Homem-Aranha 3?