Rapunzel e a Lagoa Perdida – uma leitura otimista
Como uma boa fã de Enrolados, quando descobri o livro Rapunzel e a Lagoa Perdida, de Leila de Howland, não sosseguei até ler. Para quem como eu nunca tinha ouvido falar, essa história se passa depois dos eventos do filme, um pouco antes da série animada e em parte cronologicamente ao mesmo tempo que uma parte da primeira temporada.
Antes de mais nada já adianto que adorei a leitura e, por isso, minha missão aqui é fazer o máximo de pessoas se apaixonarem por esse livro, tanto quanto eu. Mas não tem como fazer isso sem explicar o enredo primeiro, não é? Então vamos a isso…
Qual a história de Rapunzel e a Lagoa Perdida?
O livro começa uma semana após Rapunzel e Flynn derrotarem Gothel na torre e ela reencontrar sua família depois de 18 anos afastada. A jovem está, neste momento, tentando processar todo o ocorrido enquanto entende seu papel como princesa de Corona. Ela se sente presa, mesmo com tudo aparentemente perfeito, é como se ela não se encaixasse. Nesse esforço para se habituar e aprender tudo que precisa para ser uma boa representante de seu reino, Rapunzel faz uma amiga improvável, Cassandra. E é justamente a Lagoa Perdida, que dá nome ao livro, que as aproxima e possibilita a amizade entre elas duas.
Cassandra é filha do Capitão da Guarda Real e sonha em seguir os passos do seu pai, se tornando um soldado. Contudo, seu pai não apoia muito seu desejo e a coloca para ser dama real da princesa. Logo, a moça fica decidida a simplesmente odiar Rapunzel e não fazer nada além dos seus deveres, mas ao encontrar um poema antigo que fala sobre o poder secreto de Corona, as duas passam a ter um desejo em comum.
Leia Mais: 5 Curtas de animação para ver na Disney+
E o livro é bom?
É uma história leve, divertida e acolhedora, que mostra o poder da amizade. Muitas vezes as diferenças são o que nos fortalecem e podemos muito aprender com os outros, o livro fala muito sobre isso também. Cada uma à sua maneira, Rapunzel e Cassandra se sentem deslocadas. E ao abrir espaço em suas vidas uma para a outra, elas encontram aconchego e compreensão que nunca tinham sentido antes.
Acredito que o livro se classifique como infanto-juvenil, podendo ser lido com facilidade por crianças acima de 10 anos, mas é encantador para todas as idades. Obviamente eu sou suspeita para falar por ser muito fã de Enrolados, mas ainda assim, confie em mim.
Portanto, seja você adulto, criança ou adolescente, se você gosta da Disney e da animação, vai amar Rapunzel e a Lagoa Perdida. É um livro para ler quando precisar de algo tranquilo e otimista. A história tem esse poder de trazer renovação e alegria, sabe?
Se interessou em ler? Me conta nos comentários e se decidir comprar o seu, não esqueça de nos ajudar comprando por aqui!
1 Comment
[…] Conheça Também: Rapunzel e a Lagoa Perdida – uma leitura otimista […]