O Rei da Noite é um Targaryen?
Com o lançamento do último episódio da segunda temporada de House of the Dragon, os fãs trouxeram de volta uma teoria. Será o Rei da Noite um Targaryen?
Há quem especule até que Daemon possa ser ele, já que no livro ninguém sabe ao certo o seu destino após a batalha contra Aemond. Apesar do mais provável ser que o personagem tenha morrido após a luta, como seu corpo nunca foi encontrado, os fãs não podiam deixar de teorizar.
A primeiro olhar, essa teoria não seria completamente impossível. Pois, caso fosse verdade, ele não seria o primeiro personagem do Norte a ter uma associação com a casa Targaryen. De Jon, que é filho de Rhaegar Targaryen a Maester Aemon da Patrulha da Noite, talvez pudesse fazer sentido que o Rei da Noite também fosse um.
No entanto, por mais que muita gente não se lembre, Game of Thrones já mostrou as origens do Rei da Noite. Essas informações deixam claro que não, o Rei da Noite não é um Targaryen e muito menos o Daemon. Então, a não ser que House of the Dragon ignore completamente o que veio antes dela não tem como essa teoria se concretizar.
Como sabemos que o Rei da Noite não é um Targaryen?
Primeira coisa, o personagem é velho demais para ser um Targaryen. Se levarmos em conta a história da casa, que remonta ao Valyrian Freehold, que acontece aproximadamente 5.000 anos antes dos eventos de Game of Thrones, em Essos. Mesmo se o Rei da Noite fosse o primeiro dos Targaryen ele ainda não teria a idade que Game of Thrones sugere que ele tem.
Sendo assim, a teoria cai por terra na primeira análise, mas essa não é a única razão para descartá-la. O seriado também destaca que as origens do personagem são em Westeros e não em Valyria, ou mesmo Essos.
Ainda que ele seja resistente ao fogo como Daenerys, isso não faz dele um Targaryen. Já que nem todo Targaryen tem essa habilidade, como podemos ver em House of the Dragon. Para quem se apegou a teoria por ele montar um dragão, isso também não prova nenhuma relação dele com a família. Pois, muito provavelmente essa habilidade existe pelos poderes dele de necromancia e não por uma questão genética.
O que sabemos sobre as origens do Rei da Noite?
Ainda que todo o arco dos Caminhantes Brancos pudesse ter sido melhor desenvolvido, nem tudo ficou sem resposta. Durante uma visão, na 6ª temporada, os Filhos da Floresta perfuram a pele de um homem com uma adaga de vidro de dragão. O golpe mata o sujeito e o transforma no temido Rei da Noite.
Esse passado sugere que ele foi um dos Primeiros Homens do Norte, sendo mais fácil conectá-lo aos Stark do que aos Targaryen, se quiséssemos. Teoria essa que a série também não faz nada para confirmar.
Já nos livros, o personagem não existe com a mesma apresentação. Até é mencionado um personagem com esse nome, mas com origens e importância completamente destoantes da série, então não vale se aprofundar muito nesse aspecto.
Mas, existe alguma conexão entre eles?
Ainda que o Rei da Noite não seja um Targaryen na série, existe sim uma conexão entre ele e a família. Descobrimos isso na 1ª temporada de House of the Dragon quando o Rei Viserys revela a Rhaenyra a profecia do Aegon, o Conquistador.
Ele sonhou com um longo inverno que acabaria com Westeros e chamou essa visão de “uma canção de gelo e fogo“. Ao que tudo indica foi esse presságio que o fez deixar Dragonstone e conquistar os Sete Reinos.
No entanto, isso é algo presente apenas em House of the Dragon, não existe confirmação se foi uma sugestão de George R. R. Martin ou dos próprios roteiristas da série. Seja quem for que pensou nisso, a escolha fez sentido e enriquece a jornada dos Targaryen em Westeros.
Mas a conexão para por aí, não há mais nada que indique, que eu saiba qualquer relação entre a casa e esse personagem. Lembrou de algo que eu deixei passar? Comenta aqui embaixo.
Leia Mais: House of the Dragon é inspirada em uma história real?