Você conhece os subgêneros de Terror?
Olá, Turners, hoje trago uma curiosidade sobre o gênero terror. Há muita discussão envolvendo os subgêneros, com críticas sobre o que realmente caracteriza ou não o terror. Mas acontece que nem tudo é preto e branco e dentro do gênero, existem vários subgêneros que vocês provavelmente já ouviram falar, mas que talvez não conheçam as peculiaridades.
Por isso, hoje vou explicar de forma resumida que subgêneros são esses, com algumas dicas de filmes para assistir. Afinal, é o mês do Halloween, vem comigo!
Entendendo os Subgêneros
O Terror é um gênero bem complexo que engloba diversos estilos, e vai muito além de vampiros, demônios e bruxas. Seu objetivo é entreter e provocar medo, usando de diferentes formas de causar tensão e inquietação no público.
“Outra coisa que marca o gênero é sua complexidade. Assim é capaz de fornecer as narrativas empolgantes, heroicas e imaginativas, o terror também pode produzir filmes de violência assustadora, repugnante e indescritível. Não é possível ignorar que as violências psíquicas e emocionais são frequentemente centrais no gênero.”
Dr. Robin R. Means Coleman. Horror Noire: A Representação Negra no Cinema de Terror.
Slasher
Um dos subgêneros mais famosos do terror, que ganhou força no final de 1970/ início dos 1980, quando as telonas começaram a explorar lugares com paisagens rurais ou suburbanas como Elm Street (A hora do Pesadelo — 1984), Haddon ville (Halloween — 1978) e o Acampamento Crystal Lake (Sexta Feira 13 — 1980).
É nesse subgênero que o assassino psicopata faz a festa, deixando um rastro de mortes por onde passa. Então, se vocês quiserem adicionar algum filme com essa pegada na sua maratona, recomendo algum desses aqui:
- Halloween (1978)
- Scream (1993)
- A Marca X (2022)
Leia também: As 5 Melhores Final Girls dos últimos tempos
Trash
Esses filmes são conhecidos por serem produções de baixo orçamento, com sangue exagerado, atuações questionáveis e enredos absurdos.
Muitas vezes, os criadores tinham grandes ideias e altas expectativas, mas não conseguiram executá-las de forma convincente, resultando em uma estética amadora — seja proposital ou não. Dentro desse subgênero estão, por exemplo:
- Piranhas 3D (2010)
- Terror nos Bastidores (2015)
- Ursinho Pooh: Sangue e Mel (2023)
Gore
Gore, ou Splatter, é um subgênero do terror conhecido por sua representação extrema de violência gráfica e explícita. Assim, é marcado por cenas de mortes brutais, mutilações e efeitos especiais que visam deixar o espectador desconfortável.
Os filmes exploram os limites do que é considerado aceitável na tela, chocando assim o espectador, despertando ansiedade e desespero. Se quiserem um filme assim na maratona de Halloween de vocês, um desses aqui deve agradar:
- Jogos Mortais (2004)
- Terrifier (2016)
- Albergue (2005)
Psicológico
Nesse subgênero, o foco está no impacto mental e emocional, tanto nos personagens quanto no espectador. Nesse sentido, os filmes geralmente criam uma atmosfera desagradável e angustiante, utilizando o mistério e a incerteza para manter o público em suspense.
O terror psicológico não depende necessariamente de sangue e violência explícita. No entanto, ele pode ser ainda mais perturbador por mexer com o subconsciente do espectador. Seguindo a linha de indicação, alguns bons exemplos que não podem faltar na sua maratona são:
- O Silêncio dos Inocentes (1991)
- Corra (2017)
- O Poço (2019)
Leia também: Muito Além de Corra — O Jordan Peele que você não conhece
Paranormal/ Sobrenatural
Nem preciso falar muito sobre esse subgênero, né?
Aqui é onde vale ligar todas as luzes da casa, colocar sal na janela (Alô, Winchester!), e assistir sozinho é só para os mais fortes. Esse gênero aborda temas sobrenaturais, como possessão demoníaca, espíritos e vida após a morte. Nesse estilo estão muitos filmes famosos, como, por exemplo:
- Exorcista (1973)
- Invocação do Mal (2017)
- Sorria 2 (2024)
Found Footage
Temos também o subgênero found footage, aquele famoso estilo de “pegue a câmera e vamos gravar um doc” enquanto coisas estranhas acontecem ao nosso redor.
A característica principal é que as filmagens são feitas pelos próprios personagens, dando um ar de documentário. Essas produções costumam ter baixo orçamento, mas muitas vezes alcançam grandes resultados e são abraçadas pelos fãs. O que aconteceu com filmes bem famosos, como:
- A Bruxa de Blair (1999)
- REC (2007)
- Atividade Paranormal (2007)
Comédia de Terror
Por fim, mas não menos importante, temos a comédia de terror. Nesse subgênero, os clichês do terror são combinados com pitadas de humor, tornando a obra menos assustadora.
Dessa maneira, é ideal para quem está começando a explorar o gênero e prefere algo mais leve. Tipo esses filmes aqui:
- Os Caça-Fantasmas (1984)
- Zumbilândia (2009)
- Dezesseis Facadas (2023)
Leia também: 4 Filmes de Terror para quem quer deixar o medo para trás
Enfim, com esse subgênero, a nossa lista termina! E aí, sentiram falta de algum filme na lista?
Querem mais recomendações para cada subgênero? Deixem suas sugestões e pedidos nos comentários.