Teorias Loki | O que esperar do último episódio?

Teorias Loki | O que esperar do último episódio?

13 de julho de 2021 0 Por Diogo de Lima

Fala, turneiros. A cada episódio, Loki nos deixa mais confusos e curiosos para saber como a Marvel está preparando terreno para a nova fase do MCU. No entanto, a série tem trabalhado tantas coisas e apresentado uma infinidade de possibilidades que nos força a teorizar. Logo, preparamos algumas teorias para o último episódio de Loki e o que podemos esperar da conclusão da série.

Lembrando que essa matéria possui spoilers!

Seria Loki o maior responsável pela TVA?

Sabemos como ele é um personagem que adora chamar atenção e tudo bem espalhafatoso. Sem contar a fome por poder e controle. Não é de se estranhar sua vontade pela dominância, ainda mais pela linha temporal de um universo. Dessa forma, podemos fazer algumas poucas conexões ligadas com o trailer e o desenrolar da série.

Em retrospecto da série, Loki assim que foi capturado, teve a ambição de tomar o poder da TVA (Conheça a corporação nos quadrinhos). E se manteve com tal objetivo até cruzar o caminho de Sylvie e decidir simplesmente acabar com a organização. 

Logo, o que impediria de sua versão anterior alcançar esse objetivo e tomar o poder de toda linha do tempo sagrada, moldando tudo a sua imagem e vontade?

Como podemos chegar a essa conclusão?

A princípio podemos notar a grande quantidade de Variantes Lokis existentes. É como se a organização vivesse para capturar várias versões de uma mesma pessoa. É reconhecível que ele é um ser caótico, no entanto, por que não capturar vários de você mesmo para que não acabem tomando o seu lugar? Ou melhor, alimentar seu egocentrismo fazendo uma coleção de si mesmo.

Da mesma forma, vemos algumas formas de poderes do Loki que se mostram bastante pertinentes que o ajudariam a criar tal “império”. Entre eles, o encantamento que Sylvie usa; a extensão dos poderes que um Loki é capaz de atingir, com o Loki Clássico criando Asgard inteira. Ou até mesmo o Loki protagonista que vemos ao levantar um prédio com certa facilidade. 

Levando em consideração as cenas mostradas no trailer. Sabemos que muitas são editadas para esconder peças chaves, no entanto, vale lembrar do Loki Rei e suas aparições no trailer. Como o penúltimo capítulo foi focado nas variantes Loki, e a mesma não apareceu, pode-se deduzir que ainda teremos outras variantes em destaque por aí. 

No final desse mesmo capítulo, descobrimos onde o possível controlador da TVA está escondido. Um castelo em um local um tanto diferente. Na mesma hora eu só pensei que um Loki estaria habitando aquele lugar.

Ainda sobre a TVA, todas as pessoas que trabalham naquele lugar são variantes que sofrem algum tipo de lavagem cerebral. Poder característico de um Loki e mostrado algumas vezes no decorrer da série.

Como é mencionado na série, um Loki está fadado a ter um propósito glorioso. Então, por que um Loki não pode ter o controle sobre uma linha do tempo de um universo?

Trecho trailer do último episódio de Loki | Reprodução: Disney+

Veremos a criação do Multiverso ou ele já existe?

Esperamos ainda qualquer menção ou ver a criação do Multiverso. No entanto, eu acredito que já estamos vendo o multiverso jogado na nossa cara, mas de maneira discreta.

Toda essa movimentação e versões diferentes de um mesmo personagem pode parecer algo simples, explicados em algumas poucas falas. Mesmo muitas pessoas não as compreendendo. Possivelmente essas variantes sejam versões da mesma pessoa, mas e se forem de universos diferentes? 

De acordo com anúncios de próximos filmes, sabemos que ele será abordado em Multiverso da Loucura, segundo filme de Dr. Estranho. Dessa forma, podemos teorizar que a razão do multiverso entrar em colapso e tudo desandar seja a quantidade de Lokis e possivelmente outros personagens capturados, sejam “podados” e reunidos no mesmo lugar.

O que aconteceria com todo o mundo se um universo inteiro que precisa de algumas pessoas importantes nele não existissem? Será que ele procuraria outros para suprir essa necessidade? E se isso acontecesse em Multiverso da Loucura e apenas vamos acompanhar o corrompimento de todos os universos a fim de entrar nos eixos?

Variantes Loki episódio 5 Loki | Reprodução: Disney+

Quem pode estar naquele castelo do último episódio?

Zapeando no Tiktok me deparei com um vídeo gringo teorizando sobre quem ou o que poderia estar naquele castelo e no mesmo momento eu fiquei “wow, faz muito sentido!”. Não poderia deixar de comentar por aqui, ainda mais que o personagem mencionado faz tanto sentido dentro da mitologia adotada pela Marvel nesta série que estamos acompanhando.

Em primeiro lugar precisamos saber que castelo é esse, certo?

Bom, segundo o vídeo, o castelo seria uma adaptação da Casa das Ideias. Núcleo de toda realidade e existência de tudo que existe e irá existir, além de ser o lar do Um acima de Todos, personagem extremamente poderoso e governante supremo do Multiverso. Ela é caracterizada por ser localizada em uma rocha no meio do nada, assim como a que vemos no episódio. Ainda mais que ela possui diversas portas de acesso espalhadas na Terra. 

Algo curioso é que ela conta com diversos livros que narram a história dos heróis existentes, algo que conseguimos ver em um dos trailers do próximo episódio é que aquele lugar possui vários livros. Esses livros são colecionados por dois personagens que já cruzaram o caminho de Loki nas HQs e estão diretamente ligados à casa que são Now(Agora) e Then(Então). Conheça melhor essa história.

Dentro da Casa das Idéias é possível fazer com que tudo tome forma física através de pensamentos. Logo se torna possível a criação da TVA de forma bem simples. Bom, só poderemos comprovar essa ideia no último episódio, se veremos esses novos personagens que estão ligados com Multiverso da Marvel ou apenas o criador da TVA, afinal, podemos ver até Loki por trás disso dentro da Casa das Ideias.

Veremos Kang o Conquistador na série?

Desde a confirmação do personagem no MCU, os fãs ficaram ouriçados com sua presença na série. No entanto, já foi “confirmado” pelo ator que ele não teria participações em Loki, apenas em Homem-Formiga: Quantumania, filme a qual será introduzido.

Contudo, a série entrega muitas pequenas menções subliminares sobre sua influência, tanto que é a temática perfeita para sua introdução no MCU. Entre elas podemos identificá-las em formas de easter eggs como:

  • Personagem Ravonna Renslayer, que nas HQs é sua namorada.
  • Menção a indústrias Qeng, empresa comandada por Mister Gryphon, pseudônimo do Kang.
  • Narrativa mais que favorável para sua apresentação de multiverso e viagem no tempo.
  • Alioth, seu maior inimigo nas HQs que compete sobre seu império temporal.

A apresentação do personagem no último episódio pode ser um pouco conturbada. Ainda mais que a atriz Gugu Mbatha-Raw (intérprete de Ravonna Renslayer) mencionou em uma entrevista para a Polygon que essa parte da história dos quadrinhos não seria relevante. Dando a entender que o personagem não teria muita importância agora para a história. Desse modo, não faz muito sentido dentro de uma narrativa apresentar um vilão no último episódio, logo que precisaria contar seus interesses e planos sem que ficasse algo maçante. Por isso, acredito que seja mais provável apenas uma menção em cena pós crédito para ligar tudo a ele. Mesmo que seja sua variante Immortus.

Existem diversas teorias da série Loki e separei apenas algumas, afinal, fã da Marvel não pode ver uma mosca que já enlouquece procurando qualquer coisa que possa fazer sentido e tentar descobrir o que vem por aí. Mas e você, o que está esperando? Me conta suas teorias para o último episódio de Loki.

Leia também: Loki I Quem é o Kid Loki da cena pós-credito?