Vale a pena ver The Batman?
Finalmente depois de muita espera e expectativa em cima de mais um filme da DC, The Batman vem para provar, para quem ainda tinha alguma dúvida, que o herói ainda tem muito a mostrar.
Conheça: Os membros mais Marcantes da BatFamília
Pattinson ou Bale: Quem é o melhor Batman?
Chocando apenas os haters, Robert Pattinson entrega tanto um Bruce Wayne quanto um Batman perfeitamente desconfortável e à parte da sociedade. Sua performance, ainda que não mais épica que a de Bale, é sem dúvida uma das melhores que já tivemos, não só por sua qualidade, mas por sua sintonia com todo o resto da obra.
Ao longo das 3 horas de filme, que passam sem que você nem perceba, conhecemos o mundo das sombras de Gotham City, transmitido com perfeição através dos elementos que compõe a obra, como a fotografia, os figurinos, a trilha sonora e o elenco que se complementam perfeitamente.
Gotham e Batman como Protagonistas
The Batman, como era esperado pelo herói e pelos próprios trailers, abusa dos tons escuros e das cenas noturnas, entregando uma fotografia linda, mas extremamente melancólica, representando muito bem a fase problemática e difícil vivida por toda a cidade. Completando essa imersão está a trilha sonora que cumpre seu papel ressaltando a sensação de que Gotham foi esquecida por seus governantes.
É dentro dessa atmosfera que tem o medo como um dos principais condutores que a direção de Reeves se destaca. Dessa forma, dando tanta atenção a cidade quanto ao Batman, o diretor escolhe muito bem quando e como imprimir essa narrativa. Por exemplo, preferindo planos mais amplos que mostrem a verdadeira protagonista do filme: Gotham City, quando é necessário.
Assim, Matt nos conduz numa trama cheia de charadas, investigação, personagens interessantes, e é claro cenas de lutas fantásticas. Com um elenco muito competente, é difícil não se encantar pela Mulher Gato de Zoe Kravitz, ou querer saber mais sobre o vilão. Porém, sem dúvida nossos olhos ficam realmente encantados no processo de autoconhecimento e evolução do próprio Batman dentro da narrativa.
Assim, apesar de nem tudo funcionar, como o ritmo do filme que é lento e arrastado em alguns momentos, a jornada do herói justifica o filme, trazendo uma mensagem impactante e necessária sobre esperança mesmo diante do caos. Além de críticas sociais importantes em relação aos perigos de fazer justiça com as próprias mãos e a corrupção.
Definitivamente é daqueles filmes extremamente necessários, seja você fã de filmes de herói ou não, concordam?
PS: O filme tem duas cenas pós-créditos! A de verdade está dentro do filme, a última é uma pegadinha e na minha opinião não vale a espera!
1 Comment
[…] Leia também: Vale a pena ver The Batman? […]