Os 3 Universos Animados da DC para Conhecer
Turners, está claro para todo mundo que existe uma superioridade do MCU quanto ao DCU, não é? No entanto, o mesmo não pode se aplicar às Animações. A DC, com seus Universos Animados, criaram produtos realmente memoráveis.
Além disso, existem três universos estendidos criados que vocês devem conhecer, se ainda não tiveram a oportunidade!
DCAU — DC Animated Universe
Com o sucesso do filme Batman (1989), a Warner Bros. queria lucrar ainda mais em cima do personagem. Sendo assim, contratou o desenhista Bruce Timm e o roteirista Paul Dini para criarem uma série animada que se passava no mesmo universo do filme, surgindo então Batman: A série animada, em 1992.
Com sua repercussão extremamente positiva, outras séries foram encomendadas e todo o DC Animated Universe foi criado. Entretanto, após 14 anos, foi finalizado em 2006, com o fim da série Liga da Justiça: Sem Limites.
Entre os desenhos que fazem parte temos Batman: A Série Animada; Superman: A série Animada; As Aventuras de Batman e Robin; As Novas Aventuras do Batman; Batman do Futuro; Projeto Zeta (um Spin-Off de Batman do Futuro); Super-Choque; Liga da Justiça e Liga da Justiça: Sem Limites.
Quem foi criança nos anos 90 e 2000 com certeza viu alguns deles, senão todos. Mas, além disso, provavelmente também foi a porta de entrada para o interesse pelos super-heróis.
Para saber mais sobre cada série, leia também: DC Animated Universe | Todas as animações por ordem de lançamento
DCAMU — Universo de Filmes Animados da DC
Os Retcom’s — quando fatos previamente estabelecidos são alterados em sua continuidade — e os Reboot’s — novas versões de uma obra — são algo absurdamente normal no universo dos quadrinhos. No entanto, reestruturações completas são pontuais, pois é necessário alinhar diversos pontos e linhas editoriais.
Mas isso não impediu a DC, em 2011, de anunciar o relançamento repaginado de 52 títulos, alguns deles com mais de 70 anos de publicação. Dessa maneira, essa decisão sem precedente deu início aos Novos 52. O que não poderia deixar de impactar nos universos animados da DC e, em 2013, foi divulgado o surgimento do DCAMU.
No entanto, apesar de inicialmente ser baseada nos novos 52, esse reboot universal dos quadrinhos não foi tão bem recepcionado pelo público, de forma que os filmes animados passaram a ter roteiros de histórias mais clássicas, por exemplo, Batman: Silêncio, e outras originais, como Mulher-Maravilha: Linhagem de Sangue, garantindo seu prestígio separadamente.
Mas Liga da Justiça: Ponto de Ignição é o ponto de partida dessas mudanças, tanto no quadrinho quanto nos filmes, assim como Liga da Justiça Sombria: Guerra de Apokolips que chegou em 2020 para fechar esse universo estendido.
Leia Mais em: A cronologia do Universo Animado da DC
Tomorrowverse
Tomorrowverse, baseado na nova fase dos quadrinhos (Renascimento), é o mais novo e atual universo Animado da DC. Sendo iniciada prontamente após sua antecessora.
Iniciado em 2020, com o lançamento de Superman: O Homem do Amanhã, a franquia conta com 5 filmes animados com membros da Liga da Justiça, como Batman, Mulher Maravilha, Flash e Lanterna Verde. Ademais, apesar dos personagens títulos, as histórias introduzem outros personagens famosos dos quadrinhos também, como por exemplo: Caçador de Marte, Coringa, Arqueiro Verde, entre outros.
Os filmes, Superman: O Homem do Amanhã, Sociedade da Justiça: 2ª Guerra Mundial e as partes 1 e 2 de Batman e o Longo Dia das Bruxas já estão disponíveis na HBOMax. Porém, Green Lantern: Beware My Power está sendo lançado agora nos Estados Unidos e deve chegar nos próximos meses ao Brasil. Assim, terminando os filmes confirmados no Tomorrowverse.
Entretanto, apesar dessas três fases dos universos animados estendidos da DC terem vários filmes e séries, o conteúdo de animação não se limita a eles. Existem também diversos outros programas lançados independentemente, como, por exemplo, Superman: Red Son, que conta como seria a história se a nave de Kal-El tivesse caído na Rússia.
Para vocês, qual Universo Animado Estendido tem as melhores obras?
1 Comment
[…] outro dia, falamos sobre os Universos Estendidos da DC nas Animações, hoje, viemos compartilhar algumas dessas obras. Entre filmes e séries, reunimos […]