5 Filmes de Terror para ver e ter que dormir com a luz acesa depois

5 Filmes de Terror para ver e ter que dormir com a luz acesa depois

31 de outubro de 2020 1 Por Melaine Pelegrino

Apesar de o Halloween ser uma data muito mais comemorada em países como Estados Unidos, Canadá, etc, aqui no Brasil ela é muito querida e aguardada. Podemos não ter festas a fantasia ou crianças batendo a porta pedindo “doces ou travessuras”, porém o espírito do Halloween pode estar com a gente em forma de filmes de terror.

Quem não gosta de assistir filmes de terror tarde da noite? No Halloween a vibe é ainda mais aterrorizante. Sendo assim, separamos para vocês 5 filmes para maratonar nesta data e ir dormir com a luz do banheiro acesa.

Leia Mais: 7 franquias de terror para maratonar no Halloween

O Grito (2002)

Filmes de terror

O Grito (2002). @Columbia Pictures.

Um filme de terror japonês, O Grito que se tornou um clássico dentre o gênero mesmo após tantos anos de seu lançamento.

Ju-On, nome do filme em japonês, significa uma maldição criada após uma morte violenta. E é assim que o filme se inicia, a sequência não mostra todas as cenas nem apresenta os personagens. A narrativa do filme não é linear, mas deixa implícito que toda pessoa que entra em contato com a casa é afetada pela maldição.

As aparições dos espíritos não são feitas para jump scare, eles aparecem e ficam na tela por tempo o suficiente para você se sentir desconfortável. Aliás, talvez seja esse o diferencial do filme, o problema maior é ao deitar na cama e pensar se há um espírito rancoroso te encarando tão fixamente como no filme.

O Chamado (2002)

O Chamado (2002). @Universal Pictures.

Remake de um filme japonês, O Chamado traz a história de uma fita VHS amaldiçoada, onde todos que a assistem morrem após 7 dias. Enfim, se você nunca sentiu um incomodo ao mudar para um canal de estática na TV, após esse filme você sentirá!

A gravação mostrada na fita, por si só, já é macabra. As cenas mostradas não têm correlação entre elas (pelo menos incialmente), mas causa um grande desconforto ainda mais acompanhada pelos impecáveis efeitos sonoros.

O filme tem um dinâmica de te deixar preso no sofá e parte disso é causado pelo lado investigativo da personagem principal. A tensão no filme é construída pouco a pouco, e acredite, qualquer barulho externo te fará se assustar, se for um telefone então…

O Iluminado (1980)

Jack Torrance (Jack Nicholson). O Iluminado (1980). @Warner Bros. Pictures.

Aclamado pela crítica, O Iluminado é um filme baseado no livro de mesmo nome de Stephen King e dirigido por Stanley Kubrick.

O filme se passa no Hotel Overlook, um local isolado nas montanhas do Colorado. Jack Torrance é contratado como caseiro do hotel e se muda para lá com mulher e filho, que tem premonições. Sendo um escritor, Jack tem esperança de usar o silêncio para se livrar de um bloqueio criativo.

Com o passar do tempo, Jack não consegue escrever e começa a ter perturbações por conta do longo período de isolamento. Isso te lembra alguma coisa? O espectador não consegue saber até que ponto tudo o que acontece é alucinação ou obra de algo sobrenatural. Na atuação Jack Nicholson entrega tudo deixando o personagem ainda mais macabro.

A ótima trilha sonora cria uma tensão psicológica ainda maior nas melhores cenas do filme, trazendo aquela agonia antes mesmo de algo acontecer. Assim, o filme marcou por suas cenas icônicas que até hoje são referência para outros filmes e séries.

A Chave Mestra (2005)

Filmes de terror

Caroline Ellis (Kate Hudson). A Chave Mestra (2005). @Universal Pictures.

Filmes de terror com temática de magia negra sempre tiveram espaço no terror, e A Chave Mestra faz jus ao gênero com maestria.

Para começar, a história se passa em Nova Orleans, um lugar conhecido pelo ocultismo. Caroline Ellis, cética, vai para uma mansão afastada da cidade cuidar do idoso Ben Devereauz. A mulher dele, Violet, dá uma chave mestra a Caroline para auxilia-la a andar pela mansão que tem dezenas de quartos.

Esta chave mestra abre todas as portas da mansão, menos uma. O quarto trancado é o local onde Ben sofreu o derrame acabando nas cadeiras de rodas. Só isso já é motivo suficiente para atiçar a curiosidade da personagem principal. Dessa maneira, Caroline começa a tentar desvendar os segredos do lugar, entrando cada vez mais no misticismo que é obrigada a começar a acreditar.

O suspense bem construído prende sua atenção até seu ápice que é um grande plot twist. Se você não assistiu, te garanto que a cena final ficará marcada na sua cabeça por um bom tempo.

Os Outros (2001)

Filmes de terror

Os Outros (2001). @Dimension Films.

Dos filmes do gênero, Os Outros com seu roteiro e atuações impecáveis é o meu preferido.

Grace, interpretada por Nicole Kidman, se muda com seus filhos para uma mansão isolada na Ilha Jersey. As crianças, criadas de forma rígida e religiosa, tem uma doença que não os permite receber diretamente a luz do sol na pele. Assim, a gigante e escura mansão, tem suas passagens controladas por um molho de chaves, uma porta nunca pode ser aberta antes de trancar a anterior.

Quando novos empregados chegam na casa, coisas sem explicação começam a acontecer. Portas destrancadas, barulhos de moveis se arrastando, vultos, vão criando uma tensão e levando Grace ao desespero.

Se você nunca assistiu esse filme e se interessou, eu indico assistir sem procurar mais nenhuma informação sobre. Além de ser um filme sensacional, há quem diga que o termo plot twist surgiu depois dele.

 Bônus: A Casa de Cera (2005)

Carly Jones (Elisha Cuthbert). A Casa de Cera (2005). @Warner Bros. Pictures

Um filme de terror com uma pegada slasher, e até mesmo trash, A Casa de Cera entra na lista como nosso bônus.

O filme mostra um grupo de amigos que decide viajar para assistir um campeonato de futebol americano.  Após o carro quebrar, os personagens acabam em Ambrose, uma cidade fantasma. Na cidade, o único local aberto é o Museu de Cera que ao primeiro momento impressiona com a perfeição e precisão de detalhes.

O macabro é quando percebemos que as esculturas de cera, são na verdade pessoas. Por exemplo, a cena onde é possível ver olhos se mexendo na escultura é de arrepiar.

O filme conta com caras conhecidas como Paris Hilton, Elisha Cuthbert, Chad Michael Murray e Jared Padalecki. A casa de cera é um filme que envelheceu bem e assistir ele hoje com rostos conhecidos dá um certo saudosismo. Após esse filme dá para criar uma lista do que nunca fazer em uma viagem entre amigos.

E aí, algum dos seus filmes de terror favorito não estão aqui? Comenta aqui embaixo!

Leia Mais: Especial Zé do Caixão