5 vezes que ganhamos verdadeiros traumas da Disney
Se você gosta de animações, já deve ter visto muitas da Disney, não é mesmo? E o estúdio do Mickey tem um jeitinho especial de tocar em temas sensíveis e profundos em filmes de animações infantis. É claro que amamos isso, mas alguns acontecimentos nos deixaram um pouco abalados. Então, se você, assim como eu, já teve muitos traumas na infância assistindo aos seus desenhos favoritos, continue lendo que vou te contar algumas vezes que ganhamos verdadeiros traumas da Disney!
#1: Morte de Mufasa — O Rei Leão
A princípio, todas as crianças dos anos 1990 e 2000 cresceram assistindo Rei Leão. E, no geral, é um filme muito divertido e alegre, pois Timão e Pumba garantem muitas risadas e momentos descontraídos na animação. Ainda assim, o tema central é sobre questões políticas, traições e até assassinato. Já que Scar mata, sem piedade, o próprio irmão e manipula seu sobrinho, uma criança, a acreditar que tinha sido o responsável.
Sem dúvida, a cena em que Mufasa se livra de ser pisoteado por uma manada subindo um penhasco apenas para ser jogado pelo irmão no chão é terrivelmente impactante. Em seguida, o pobre Simba encontrando seu pai morto, tentando fazê-lo acordar, é de cortar o coração toda vez. Definitivamente, um trauma que levei muito tempo para superar!
#2: Homem das sombras sendo arrastado pelos espíritos — A Princesa e o Sapo
A Princesa e o Sapo é uma animação incrível que mostra a importância do amor, do esforço e da união. Então, ver como Tiana aprende que a vida não deve ser só trabalho e Naveen de que pelas coisas importantes vale a pena lutar, é lindo. Um acaba complementando o outro positivamente.
Porém, nem tudo são flores nesse filme, e as cenas com os espíritos das sombras perseguindo o príncipe já foram bem assustadoras. No entanto, o ápice do choque se dá com o desfecho do Homem das Sombras. Vê-lo sendo arrastado para o mundo inferior por descumprir o contrato com os seres das trevas, foi simplesmente assustador. O filme deixa a lição bem clara, quem mexe com forças do mal, cedo ou tarde paga o preço por isso.
Leia mais: “Viva, a Vida é uma Festa” é a melhor animação da Pixar-Disney?
#3: Pais de Tarzan mortos pela onça — Tarzan
O filme já se inicia em tensão quando vemos os pais de Tarzan lutando para sobreviver a um naufrágio em meio a uma tempestade. As coisas melhoram e eles constroem uma casa, para depois serem mortos pela onça Sabor, que também já tinha matado o filho de Kerchak e Kala.
Ambas as cenas são muito tristes, pois mesmo que em nenhum desses momentos vejamos a morte dos personagens em si, a construção da animação já deixa tudo claro o suficiente para gerar um impacto em nós telespectadores. É impossível não se colocar no lugar do Tarzan e sofrer junto.
Isso sem contar com o encerramento, onde o vilão, tentando matar Tarzan, acaba se enforcando em cipós. Apavorante, não é? E mais uma vez a Disney nos traumatizou bastante.
#4: Jim e sua mãe perdem a estalagem — O Planeta do Tesouro
Primeiramente, devo dizer que essa história foi reimaginada a partir do clássico A Ilha do Tesouro Perdido. Com uma visão futurista, acompanhamos a história de Jim e Sarah Hawkins, mãe e filho que vivem em uma estalagem após o pai de Jim os abandonar, outra cena triste e impactante inclusive.
Depois disso, Sarah cria o garoto sozinha trabalhando ali. Todo esforço dela para cuidar do filho e apoiá-lo é emocionante. Dessa forma, quando o estabelecimento é queimado por piratas, todos ficamos arrasados, junto a Sarah e Jim, que viram toda sua vida ruir com o fogo. Uma cena que me mostrou bem quanto a “realidade” pode ser cruel às vezes.
#5: Nemo é levado pelos mergulhadores — Procurando Nemo
A história de um peixinho com uma nadadeira menor que a outra conquistou o mundo. Traz representação de crianças com deficiência e mostra que elas não precisam de proteção do mundo, e sim acolhimento. Não tem como não amar. E, para chegar nesse desenvolvimento todo, começamos o filme com o pequeno Nemo cansado da super proteção e restrições de seu pai, enfrentando ele e tendo como resultado ser levado embora por mergulhadores.
Essa cena mostra o desespero de Nemo e de Marlim. O primeiro assustado pelo sequestro, sem saber o que ia acontecer, enquanto o segundo via seu maior trauma se repetir, perdendo toda sua família de novo. Eu ainda lembro que meu coração ficou apertado a primeira vez que assisti ao filme com a minha família, é uma cena forte. E, tanto para uma criança quanto para um adulto, a ideia de um filho separado dos pais é algo assustador.
Todos esses momentos me marcaram muito e fazem parte do que torna as animações algo profundo e contagiante para todos. Não é à toa que os pais amam compartilhar essas experiências com seus filhos.
Bom, essa foi a minha seleção de 5 vezes que ganhamos verdadeiros traumas da Disney. Eu amo muito todos esses filmes e, mesmo com a dor das cenas citadas, eles permanecem queridos no meu coração.
Para você, qual foi a cena que mais te traumatizou? Me conta nos comentários.
PS: Pode ser de outro filme!