TURN – Mundo Nerd TURN – Mundo Nerd
  • TV
  • Cinema
  • Notícias
  • Críticas
  • Leitura
  • Listas
  • Turncast
  • Contato
 Crítica: Velozes e Furiosos 10 é o início do fim?
Cinema Críticas

Crítica: Velozes e Furiosos 10 é o início do fim?

30 de maio de 2023 1 Comment

O décimo longa de Velozes e Furiosos estreou em maio, e fez a maior abertura de bilheteria de 2023, no Brasil, com 1,96 milhão de espectadores. 

Mas, depois de quase 20 anos da estreia do primeiro filme, pode ser que a franquia esteja sinalizando a proximidade com o fim. Pelo que já se sabe, o filme abre espaço para mais duas produções, (com estreias para 2025) mostrando que a ideia talvez seja construir um encerramento para a saga.

E qual o enredo de Velozes e Furiosos 10?

Dante (Jason Momoa) – Velozes e Furiosos 10 – @Universal Pictures – Divulgação.

O décimo filme da série é o último da nova trilogia (Velozes 8, 9 e 10) e mostra o vilão Dante (Jason Momoa) em busca de vingança por seu pai, Hernan Reyes (Joaquim de Almeida), morto no quinto filme da sequência. 

Dessa maneira, seu objetivo se torna destruir tudo, e todos, que Toretto (Vin Diesel) ama.

Um Pouco mais sobre a conexão entre Operação Rio e o Décimo Filme

Velozes e Furiosos 10 – @Universal Pictures – Divulgação.

No entanto, apesar da premissa interessante, o longa não está muito preocupado em mostrar acertos na ordem cronológica. Pelo contrário, é mais um capítulo que não tem muito sentido no desenrolar da trama. Isso é evidente quando analisamos a quantidade de flashbacks do quinto filme, o Operação Rio. Em determinados momentos, o espectador fica em dúvida sobre o que está acontecendo ou já aconteceu.

Além disso, apesar desse filme estar diretamente ligado ao quinto, para quem não acompanhou toda a saga, pode ser difícil de entender certas tiradas internas, menções a outros personagens ou até a eventos anteriores. Então, uma dica é ver ou rever Velozes e Furiosos: Operação Rio antes de conferir o décimo lançamento da franquia. Isso pode facilitar bastante o entendimento da trama.

O novo filme tem acertos?

Velozes e Furiosos 10 – @Universal Pictures – Divulgação.

Sim! Um deles é o carisma do elenco (que conta com nomes fortes, como Vin Diesel (Guardiões da Galáxia), Brie Larson (Capitã Marvel), Charlize Theron (Mad Max: Estrada da Fúria), Jason Statham (Carga Explosiva) e outros. Além disso, ainda, é um filme que prende facilmente a atenção do público, seja pelas explosões, ou pela ótima atuação dos atores.

E é justamente sobre atuação que, talvez, esteja o maior acerto do filme: escolha de Jason Momoa (Aquaman) como um dos vilões mais letais da franquia. Disparadamente, o ator encenou um dos melhores papéis de sua carreira, deixando transparecer traços de psicopatia pertinentes ao seu personagem.

O que dizer sobre a Direção, o CGI e o jogo de cenas?

A ideia do filme é manter a mesma linha dos filmes anteriores, principalmente com as cenas de ação e os efeitos regados em CGI. Mas, o diretor Louis Leterrier pode ter se perdido um pouco em mostrar os pontos positivos da produção. Muitos cortes bruscos e rápidos de cenas e focos de câmera constantemente sem motivo aparente que não servem nem para criar o clímax. Esses detalhes fazem com que a carga de informações dada ao espectador seja até mais cansativa do que o esperado para qualquer filme de ação. 

Diferente do nono longa, Velozes e Furiosos 10 conta com mais lutas corporais e mais sequências de CGI, que também nunca foi o forte da franquia. As corridas e os rachas de carros perderam, ainda mais, o lugar que tomavam nos primeiros filmes da narrativa.

Dito isso, o que devemos esperar do longa?

CGIs falhos, cenas cansativas, e a mesma ‘receita de bolo’ que a indústria gosta de explorar são o carro chefe do décimo filme. De fato, é mais uma produção que bebe diretamente de um enredo fraco e que se agarra mais às boas atuações do que à (falta de) história em si. 

Apesar dos tropeços, Velozes e Furiosos 10 vem para corrigir diversos erros do seu antecessor, deixando o público levemente ansioso para um possível desfecho. 

E você, o que achou? Conte para a gente nos comentários!

Vale a pena assistir A Pequena Sereia?

    Share This:

      Tags: Cinema Filmes filmes de ação Velozes e Furiosos
      Post Anterior
      Próxima postagem

      Bruna Carvalho

      author

      1 Comment

      • Túlio says:
        2 de junho de 2023 at 08:04

        Sempre fico pensando se vale a pena voltar a ver os filmes dessa franquia… Pelo menos esse parece ter alguns pontos positivos mesmo!

        Acesse para responder

      Deixe um comentário Cancel reply

      You must be logged in postar um comentário.

      TURN – Mundo Nerd TURN – Mundo Nerd

      turn.mundonerd@gmail.com

      Nossas Redes:

      Filmes

      Críticas
      Trailers
      Notícias
      Lançamentos
      Oscar
      Globo de Ouro

      Séries

      Crítica
      Trailers
      Notícias

      Games

      Gameplay
      Trailer
      Crítica
      Notícias

      Mais

      Listas
      Música
      Quadrinhos

      Últimas Notícias

      Críticas

      “Branca de Neve às Avessas”, a reinvenção de um clássico 

      Cinema

      Priscilla: os bastidores de um romance com Elvis Presley

      Críticas

      Por que ler Vermelho, Branco e Sangue Azul?

      2025. Todo direito reservado - Desenvolvimento: Ed Rodrigues