Greve dos roteiristas chega ao fim com novo acordo
Na noite de domingo (24) o sindicato dos roteiristas, o WGA, e a Aliança das Produtoras de Filme e Televisão, a AMPTP, chegaram a um acordo para o fim da greve. Segundo um representante sindical em e-mail aos membros:
Podemos dizer, com grande orgulho, que este acordo é excepcional – com ganhos significativos e proteções para roteiristas em todos os setores de nossa filiação.
Fonte: Variety (Via G1)
No entanto, isto ainda não foi o fim da greve. Era necessário fazer uma votação com os mais de 11 mil roteiristas sindicalizados para aprovarem o acordo. Com um posicionamento positivo, se eles assinariam o contrato e só então a greve terminaria.
Felizmente, todo esse processo foi concretizado. Sendo assim o Sindicato, na noite de ontem (26), deu sinal verde para os trabalhadores voltarem às suas funções. Apesar de o SAG, sindicato dos atores e outros profissionais da área, terem parabenizado o WGA pelo acordo provisório, eles garantem que seguirão em greve até o fim das próprias negociações.
Leia Também: Drew Barrymore desiste de retomar seu programa até o fim da greve
Relembrando
Em maio deste ano os roteiristas largaram suas canetas, reivindicando reformulação de salários, regulamentação do uso do IA (Inteligência Artificial) e maior estabilidade dos contratos. Os atores e outros profissionais do ramo se juntaram à greve em julho, o que paralisou as gravações e as divulgações de filmes.
Por conta disso, os estúdios se mostraram mais dispostos a negociar. Saiba um pouco mais sobre a greve e as consequências para as séries na última paralisação dos roteiristas em 2007, no vídeo abaixo: