Crítica | Vale a pena ver Aquaman 2 – O Reino Perdido?
Olá, amigos da Turn! Finalmente venho contar para vocês nossas impressões sobre o filme Aquaman 2 – O Reino Perdido. Desde já, quero esclarecer que escrever sobre esse filme não foi lá das coisas mais interessantes dos últimos tempos. Porém, é nosso papel vir aqui contar para vocês poderem avaliar se vale a pena gastar o suado dinheirinho no cinema ou não. Vamos nessa?
Sinopse
Bom, nesse novo filme, nosso querido Arthur (Jason Momoa) está lidando com as responsabilidades de ser rei de Atlantis e ser pai. Enquanto isso, motivado pelo desejo de vingança, o Arraia Negra (Yahya Abdul-Mateen II) começa a colocar em prática seu plano, que não só colocará a vida do herói em jogo, como também ameaça a vida na Terra. Para detê-lo, Arthur se junta a seu irmão, Orm (Patrick Wilson), em uma parceria quase improvável.
O que achei do filme e porque a resenha demorou tanto
Antes de mais nada e sem muita enrolação, eu já esclareço o porquê foi difícil trazer essa resenha: Aquaman 2 é um filme pouco cativante. Tão pouco se trata de um filme memorável, e a gente definitivamente esquece que assistiu. Ele serviria mais para ser visto passando o dia, mas sem prestar muita atenção no que está acontecendo. Resumindo, nada além de um passatempo.
Além disso, o arco de redenção do Orm me pareceu um pouco fraco e sem fundamento. Sinceramente, eu esperava (e acho até natural) mais resistência do mesmo em juntar-se ao irmão para a missão, mas tudo pareceu tão bem resolvido que me incomodou. Para piorar, em um dado momento onde o personagem poderia brilhar, o mesmo brilho foi apagado rapidamente. Enfim, a relação dos dois foi bem divertida, mas não pareceu fazer muito sentido com a realidade.
Falta também construção de vilão. A sensação que eu tenho é que, apesar da gente conhecer o Arraia Negra, não tem uma construção que faça a gente se apegar ao personagem. Além disso, a motivação do vilão pode até ser justa, mas os meios não justificam muitas das suas ações e consequências para o filme. E no auge do longa… continuamos sem um grande vilão e as coisas são resolvidas muito rapidamente e de forma muito rasa.
Quanto ao visual, eu considero satisfatório. Definitivamente não vale a pena gastar a mais para assisti-lo em 3D, mas ele tem uma pegada mais colorida e agradável, na minha opinião.
Polêmicas por trás das câmeras
Ao mesmo tempo em que precisamos falar do filme, sabemos que existem polêmicas para além das câmeras. Assim, vou tentar esclarecer a participação da atriz Amber Heard sem entrar em muitos detalhes, para evitar spoilers.
Basicamente, Amber teve a sua participação bastante reduzida nesse filme. Enquanto em Aquaman 2018, a personagem Mera desempenhava o papel de braço direito, nessa produção podem contar com uma rainha jogada de escanteio. E convenhamos, a maioria das pessoas já esperava que isso fosse acontecer depois do novo julgamento de Amber vs. Johnny Depp, então não é uma surpresa, mas fica o aviso pra quem estava esperando ver um pouco mais da Mera.
No fim, só mais um filme típico da DC
Sinceramente, meu veredito é que não vale você gastar seu suado dinheirinho com Aquaman 2. Primeiramente porque não é um filme que tem grandes contribuições para o personagem, nem tão pouco para o desenvolvimento de um universo da DC no cinema.
O filme se apega no humor, que particularmente é muito bem encarado pelo Jason, mas não entrega muito mais do que isso. Talvez, na tentativa de ir pelo seguro, a DC erra mais uma vez e entrega um filme fraco, e que provavelmente cairá no esquecimento. E você, já assistiu ao filme e quer dar sua opinião? Conta pra gente aqui nos comentários. Nos vemos na próxima!