4 Motivos porque o Capitão América estava certo em Guerra Civil
Guerra Civil é um dos meus filmes favoritos da Marvel por ser daquele capaz de gerar discussões e dividir o público. Não que o Homem de Ferro estivesse completamente errado ou o Capitão América super certo, mas não sei se dá para assistir o filme e não escolher um lado. Pensando nisso a proposta dessa matéria é apresentar quatro motivos porque o Capitão América estava certo em Guerra Civil.
Steve não queria ceder seu direito de escolha
E não faltam razões para isso, ainda que o trabalho deles não seja perfeito, pelo menos ele sabe que pode confiar em si mesmo. Assinar o tratado seria um retrocesso para o Steve, que tinha reconquistado sua independência anos antes, o Capitão já foi de certa maneira uma arma e não quer voltar a essa realidade. Um mundo onde ele e qualquer herói que assine perderia seu direito de escolha e estariam sujeitos a serem usados como arma ou vantagem política.
Enfim, exatamente o contrário da premissa dos Vingadores. Apesar de eles precisarem mudar, certamente o tratado não era o caminho ideal para isso. Pois, assim que concordassem não conseguiriam voltar atrás, ainda que Natasha e Stark pareçam acreditar nisso no começo.
Assinar seria terceirizar a responsabilidade
Steve fala isso durante o filme e é verdade. Se eles passassem a se submeter a uma organização para seus trabalhos, caso ferissem inocentes ou causassem danos à propriedades privadas a responsabilidade não seria mais deles e sim da organização que decidiu que eles deveriam estar lá.
O que em si não resolve realmente o problema dos danos que os heróis causam ao “salvar” o mundo. Não assinando, os heróis mantêm essa responsabilidade. E no fim ainda que eles não tomem as melhores decisões ainda é melhor que transferir a responsabilidade para políticos que podem usar deles como vantagem ou arma. Desse modo, Capitão América segue certo em Guerra Civil.
E se mandassem eles para algum lugar que eles não deveriam?
É certo que é compreensível que o governo queria supervisionar o trabalho deles, mas o Steve não está errado em dizer que agendas políticas mudam o tempo inteiro e que eles estariam sujeitos a isso. E se os enviassem para agir em algum lugar que não deveriam?
Ao responderem a um painel estariam sujeitos não só as ordens dele, mas até mesmo as informações dessa organização. Se até a S.H.I.E.L.D. se corrompeu. O que impede de algo parecido acontecer com essa organização?
Além disso, eles poderiam ser impedidos de agir em algo realmente necessário. E se o painel não julgasse necessário trazer as pessoas do arrebatamento do Thanos de volta? Eles não poderiam agir ou teriam que quebrar as regras para isso?
Leia Mais: Chris Evans de volta como Capitão América? Entenda
Steve enxerga Bucky e Wanda como pessoas
Longe de mim dizer que Tony não os enxerga como pessoas, mas durante esse filme, assinar esse Tratado carrega em parte esse significado. Caso Steve não tivesse agido contra lei. Bucky provavelmente teria sido morto, não importava para as autoridades que ele não estivesse agindo por vontade própria. Matá-lo seria um sacrifício necessário para manter todos seguros. Sacrifício esse que o Steve só cometeria caso realmente não tivesse outra escolha.
Bucky importa para ele, não só por ser seu amigo, mas por ser um ser humano que não está tomando essas decisões. A mesma coisa vale para Wanda, ela tem si muitos poderes, mas é uma pessoa boa que ganhou poderes inimagináveis. Ela cometeu erros, mas foi tentando tomar a melhor decisão possível.
Isso não muda o fato de que os dois precisam ser responsabilizados por seus atos, mas isso não significa tratá-los como armas de destruição em massa ou criminosos. Tratamento que Wanda, por exemplo, recebeu no Complexo e mais tarde na prisão, com a camisa de força e o colar.
E sim o Steve errou em não contar sobre como os pais deles morreram, mas é bem compreensível porque ele fez isso.
E vocês concordam comigo sobre o Capitão América estar certo ou são team Homem de Ferro?
É certo que a desunião dos Vingadores foi algo que influenciou os acontecimentos de Ultimato e que se eles estivessem unidos teria sido muito menos fácil derrotá-los. A conclusão que chegamos é que nenhum estava completamente errado.
Leia Mais: 5 Filmes com Chris Evans para matar a saudade do Capitão América
3 Comentários
[…] Guerra Civil é um dos filmes que mais geram discussão entre os fãs da Marvel. Eu particularmente sempre achei interessante acompanhar esse assunto, ainda mais porque além dos memes, Guerra Civil ajudou a moldar o futuro da Marvel nos cinemas. Claro, não temos como defender só o lado “Team Stark“, então podem aproveitar pra ler a matéria sobre os motivos do Capitão em Guerra Civil. […]
[…] Leia mais: 4 Motivos porque o Capitão América estava certo em Guerra Civil […]
Homem de ferro assinaria e continuaria no comando