A ligação entre Vikings e The Last Kingdom  I Entenda

A ligação entre Vikings e The Last Kingdom I Entenda

24 de abril de 2021 0 Por Giovanna Dalforne

Boa Tarde, Turn!Viajaram muito por terras nórdicas ultimamente? Eu estive revendo Vikings e The Last Kingdom, algumas das minhas séries favoritas, e decidi trazer um tópico para vocês.

Elas fazem grande sucesso para os fãs do gênero de séries históricas e de guerra. Mas muita gente fica confuso se há uma ligação entre as duas por conta de acontecimentos e fatos repetidos, então hoje vim aqui hoje para explicar algumas coisas.

Os Seriados 

Vikings

A serie de 2013 e que teve 6 temporadas retratava  a ascensão de Ragnar Lodbrok, o mais famoso dos guerreiros Vikings, e de sua família enquanto entravam para historia. 

O guerreiro acreditava ser descendente de Odin e destinado a grandeza, sendo um grande guerreiro com uma curiosidade inata e dono de grande inteligência escalou na hierarquia Vikings ate se tornar um Rei para seu povo. A serie acompanha sua trajetória ate sua morte e após isso, segue seus filhos enquanto esses invadem as terras Anglo-saxônicas e exploram outros territórios.  

Leia Mais: Vikings terá Spin-off

The Last Kingdom

Tendo como Protagonista Uhtred, herdeiro de  Bebbanburg, o programa que lançou 4 temporadas até o momento tem como base a saga de livros Crônicas Saxônicas de Bernard Cornwell.  A historia se inicia quando os Vikings invadem as Terras Anglo-saxônicas e Uhtred de tinha apenas 10 anos é levado como escravo pelos escandinavos.

Mas ele não fica muito tempo com esse titulo, após salvar a filha de seu dono de ser estuprada, começa a ser criado como Danes. Anos depois, sua família adotiva é morta e ele decide reivindicar seu titulo de nascença. Para isso vai atrás de Alfred, O Grande, o governante do ultimo reino saxão.

Ao longo dos anos Uhtred tem que pesar varias vezes sua lealdade para com sua família danesa e suas palavra de honra para governantes saxões. Assim como lutar em diversas guerras pelos dois lados enquanto segue buscando o seu lugar por direito.

Leia Mais: 5 Melhores personagens Falecidos de The Last Kingdom

Origem

Devemos ter em mente que os povos nórdicos não mantinham a tradição da escrita. Então os conhecimentos que temos hoje dos acontecimentos foram narrados por outros povos. Além disso feitos de maneira não organizada retratam apenas momentos de contato dos escandinavos com esses.

No entanto, os dois programas tem como protagonistas personagens conhecidos e acontecimentos históricos reafirmados por pesquisadores. Enquanto Vikings é baseada diretamente em textos da época, The Last Kingdom é baseado na saga de Bernard Cornwell, descendente de Uhtred de Bebbanburg. Mesmo que os produtores usem de áreas cinzentas para transformar seus produtos mais atrativos.

A serie Vikings, se passa antes do ano de 800 d.C. no inicio da Era Vikings e The Last Kingdom se passa a partir do meio do século IX. Ou seja, as aventuras de Ragnar se passam décadas antes, sendo assim influenciando historicamente os acontecimentos para a vida de Uhtred.

Conexão na TV

Antes da compra pela Netflix, canais diferentes eram responsáveis pela produção das duas series. E mesmo após a responsável ser a mesma, as produções não tem conexões a não ser a historia da qual usam como fonte.

Podemos ver ver isso claramente na apresentação de um personagem: Ubbe Ragnarson. O filho mais velho do segundo casamento de Ragnar é um grande guerreiro Viking e ao liderar o grande exercito dinamarquês junto aos seus irmãos para vingar seu pai conquistou quase todos os reinos Anglo-saxões.

Em Viking vemos sua jornada desde a infância ate a conquista de varias terrar, interpretado por Jordan Patrick Smith. Já em The Last Kingdom como Rune Temte, sua primeira apreciação é durante a conquista da futura Inglaterra, onde ao ganhar a guerra faz escravo entre eles Uhtred, um saxão de 10 anos herdeiro de Bebberburg. Ele o vende a Ragnar Ravnsson, um de seus guerreiros que nada tem haver com Ragnar Lotbrok.

Outro personagem que que vemos nas duas series, mas que ao comparar sua atuação em cada uma conseguimos entender a diferença dos pontos históricos é Alfred, O Grande, de Wessex. Enquanto em The Last Kingdom, interpretado pelo David Dawson, ele é irmão do Rei e acaba assumindo o trono com a morte desse durante uma batalha. Já em Vikings, na atuação de Ferdia Walsh-Peelo, nós conhecemos a origem de Alfred desde sua concepção de um adultério.

Leia Mais: Mudança na origem de Alfred

A Verdade é que apesar de baseadas em personagens que existiram, a historia é escrita depois dos acontecimentos, por pessoas passiveis  de parcialidade e os produtores usam de áreas cinzentas para transformar seus produtos mais atrativos, então nem tudo é fato, mas existe uma logica.

Ainda mais em duas series que se passam num pequeno espaço de tempo do mesmo tópico, mas com protagonistas de diferente lados e produções diferentes.

E vocês? Gostam das duas? Acharam alguma semelhança ou diferente que vale a pena comentar?