Dinah Laurel Lance, uma análise da melhor heroína do Arrowverse
Quando a série do Arqueiro Verde foi anunciada, os fãs ficaram animados para ver o casal 20 da DC Comics em live action. Não foi bem o que aconteceu. Dinah Laurel Lance, a Canário Negro, sofreu nas mãos dos produtores da série até ser morta por fanservice de um casal que nem mesmo faz parte da história da DC. A personagem foi reduzida a uma figurante de luxo com pequenos plots de desenvolvimento. O que foi o bastante para ela se tornar a personagem mais sólida de todo o Arrowverse. Dessa forma, essa matéria é uma análise da trajetória de Dinah Laurel Lance, dito isso aproveitem!
Leia Mais: Arrow – Como lidar com a morte numa série que a banalizou
O Verdadeiro “Time” Original de Oliver
Dinah Laurel Lance, conhecida apenas como Laurel Lance na série, foi introduzida como um interesse amoroso do Oliver Queen. Ela ainda não lutava contra o crime, pelo menos não nas ruas, a personagem interpretada pela Katie Cassidy era uma advogada.
E esse foi um dos pontos positivos da série, mesmo que o Arqueiro Verde e a Canário Negro não lutassem lado a lado nas ruas, Oliver e Laurel trabalhavam juntos trocando informações sobre criminosos mesmo ela não sabendo que Oliver era o Capuz (codinome usado pelo Oliver na 1ª temporada). Por mais que a série tente forçar Oliver, Diggle e Felicity como o time original, a primeira pessoa que realmente ajudou o Arqueiro Verde foi a Laurel.
A Segunda Temporada e Laurel Lance
Dinah passou por maus bocados durante a segunda temporada, o que despertou um certo ódio do publico da série que vinha sendo acostumado com desenvolvimentos superficiais e personagens prontos. Do alcoolismo, reaparecimento da irmã, traição, mãe ausente, pai alcoólatra, demissão do trabalho.
Laurel sofreu durante toda a temporada mas esses problemas não impediram ela de ser a unica pessoa tentando desmascarar Sebastian Blood, o irmão sangue, um dos principais vilões daquele ano.
Leia Mais: 4 Personagens Bissexuais para se Orgulhar
Canário Negro
No final da segunda temporada, Sara Lance a primeira Canário, passou o manto da heroína para a Laurel. Em uma cena simbólica, colocando sua jaqueta preta na irmã. Nas HQs a jaqueta preta é um simbolo forte para representar o legado da Canário Negro. Assim, durante a terceira temporada pudemos ver o nascimento de uma das maiores heroínas da história da DC Comics.
Um dos principais motivos para a Laurel ter se tornado a Canário Negro foi para honrar a morte de sua irmã, Sara Lance. O que não deu muito certo, pois ela não poderia ser a Sara, assassina treinada pela Liga dos Assassinos. Enfim, ela queria fazer justiça e esse foi o motivo mais forte que a fez sair da sombra de sua irmã e encontrar sua própria luz como Canário Negro e heroína.
Seu Treinamento e Princípios
Em uma rápida passagem ela diz “Eu sou a justiça da qual você não pode escapar” fazendo alusão a situação criminal de Starling City, a justiça tradicional não estava sendo eficaz então ela decidiu fazer com as próprias mãos. Não da forma violenta como o Oliver vinha fazendo mas do seu próprio jeito. Pegando os bandidos como uma vigilante a noite e os colocando atrás das grades através dos julgamentos judicias como advogada e promotora durante o dia.
Laurel pediu para que Oliver a treinasse, mas ele recusou. O que fez a Canário procurar ajuda por conta própria. Ted Grant conhecido como o Pantera, um dos maiores lutadores do universo DC Comics, foi o primeiro professor da personagem.
Nyssa Al Ghul e até mesmo o Arsenal também ajudaram no seu desenvolvimento em artes marciais. Laurel já possuía um conhecimento de auto defesa como vimos nas primeiras temporadas. A Canário foi as ruas e apanhou bastante mas se levantou todas as vezes e aprendeu a ficar de pé. No final a Canário Negro estava lá, a essência da personagem das HQs que tanto esperamos ver em live action estava lá.
Sua trajetória como heroína
E a essa altura pouco importava se Arqueiro Verde e Canário Negro estavam juntos, a personagem cresceu ao ponto de se sustentar sozinha e criar a sua própria história longe da sombra de Oliver Queen, algo que foi muito bem trabalhado após a sua morte durante toda a 5ª temporada. Laurel deixou para trás um legado de justiça tão forte que não poderia ser resumido em apenas um ou dois episódios foi preciso um ano inteiro.
Dessa maneira, ajudou a salvar o Glades quando o Arqueiro Verde desapareceu, protegia mulheres indefesas e até mesmo ajudou a salvar a cidade várias vezes. Inspirou outras pessoas a lutarem. Todas as suas conquistas e empenho ganharam de volta o público que no começo a criticaram. Até que os produtores de Arrow tomaram a pior decisão em seus seis anos no ar, matar a Canário Negro.
E isso refletiu diretamente na audiência que nunca mais se recuperou. Tentaram a substituir a personagem e até trouxeram a Katie Cassidy de volta mas não foi o bastante para apagar o erro que fizeram ao matar um dos maiores personagens da história da DC. Na época até mesmo alguns escritores da empresa de quadrinhos se pronunciaram, os fãs ficaram revoltados e o assunto foi um dos mais comentados no Twitter. Até hoje a série há quem critique a série pela decisão.
“Dinah Laurel Lance, sempre tentando salvar o mundo”. Criou seu legado na série mesmo sendo apagada várias vezes pelos diretores e conseguiu solidificar sua imagem como Canário Negro mesmo após a sua precoce morte.
E aí concordam com a nossa análise da Dinah Laurel Lance? Comentem aqui embaixo!
3 Comentários
A mais pura verdade. Laurel teve um desenvolvimento incrível, o melhor da série. Mas o fanservice estragou tudo. Ela passou por tanta coisa, e se tornou a melhor personagem da série. É notável a quantia de pessoas que odiaram a decisão e que protestam até hoje sobre isso ( e eu sou uma delas ). Matar a Canário Negro é uma decisão completamente imbecil, que fez a série afundar em audiência. Na morte dela mesmo, o que ela disse ao Oliver, sobre ele e Felicity é um desrespeito e humilhação aos fãs de Laurel ou os das HQs. Laurel sempre será uma personagem e que me inspira até hoje. Eu amo a Sereia Negra e é o principal motivo para eu gostar da série ainda. Adorei o que escreveu!
[…] Confira: Dinah Laurel Lance, uma análise da melhor heroína do Arrowverse […]
Personagem horrorosa, ruim como Laurel e pior ainda como Canário! Prefiro Felicity, Sarah e Dinah