
Descubra Fernanda Torres para Além de Ainda Estou Aqui
O Brasil inteiro, vibrou de alegria quando nossa amada, Fernanda Torres, ganhou o Globo de Ouro. Sendo assim, quando a diva foi indicada ao Oscar, uma das premiações de cinema de maior relevância, o país inteiro foi à loucura.
Esse reconhecimento é mais que merecido! Hoje, vamos explorar a carreira de Fernanda Torres além de Ainda Estou Aqui e destacar outros trabalhos incríveis. Vamos lá?!
E como foi essa indicação ao Oscar?

Antes de a gente te apresentar esses outros trabalhos é hora de entender tudo que está acontecendo. Tudo começou com o filme Ainda Estou Aqui, um drama histórico que narra a vida da família Paiva, após o desaparecimento do patriarca, Rubens Paiva (Selton Melo). O longa se ambienta durante os anos 70, na Ditadura Militar Brasileira. Dessa forma, vemos como ficou a vida de Eunice Paiva (Fernanda Torres) e seus filhos depois do sequestro e assassinato do marido e pai.
O longa fez um grande sucesso por aqui no Brasil, entretanto não parou por aí, conquistando espaço internacional. Ainda Estou Aqui ganhou prêmios, como o melhor roteiro no Festival de Veneza, além do Globo de Ouro de melhor atriz para Fernanda.
A produção destacou para o mundo toda qualidade técnica e artística do nosso cinema nacional. Além disso, chamou atenção para um período histórico importante, a Ditadura. O filme é baseado em fatos e foi inspirado pelo livro de mesmo nome, escrito por Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe.
Leia mais: Ainda Estou Aqui é tapa na cara para quem ainda defende a Ditadura
No entanto, por mais que Ainda Estou Aqui seja um marco na carreira de Fernanda, não é o único!
Um pouco sobre Fernanda Torres

Fernanda Torres é uma atriz, escritora e roteirista brasileira com uma carreira de 43 anos na dramaturgia. Filha de Fernanda Montenegro, outra grande atriz brasileira, e Fernando Torres, também ator, ela cresceu no teatro. Em entrevista para o Collider Ladies Night, ela contou que decidiu ser atriz pela forte influência de seus pais.
“Eu fui criada nos bastidores do teatro, nossa mesa de jantar era o lugar onde eles ensaiavam.”
Sendo assim, seu trabalho com atuação se iniciou muito cedo, aos 12 anos ela começou a estudar teatro. Nesse período estreou sua primeira peça. Em seguida, com 14 anos, entrou na televisão participando da novela Baila Comigo. No entanto, ela ganhou muito destaque na televisão anos depois pelas séries: Tapas e Beijos e Os Normais.
Vale ressaltar que o Globo de Ouro não foi a única premiação internacional de Fernanda. Ela também recebeu a Palma de Ouro por Eu Sei Que Vou Te Amar, em 1986. Dito isso, já ficou muito claro que a nossa Fernanda tem muito talento e agora chegou o momento de elencar outros trabalhos dela que valem a pena conferir!
Eu sei que vou te amar (1986)

Sim, esse que acabei de falar é o que rendeu a atriz uma premiação em Cannes. Nessa produção, um jovem casal que tem um filho, se separaram depois de 2 anos de relacionamento, e decidem se reencontrar 3 meses depois.
Nesse encontro, eles decidem fazer um jogo da verdade sobre todos os acontecimentos de suas vidas. A direção e roteiro foram de Arnaldo Jabor e o filme está disponível para assistir na Mubi.
Gilda, Lucia e o Bode

Em meio a pandemia da COVID 19, a Globo lançou a série Amor e Sorte, que foi gravada pelos próprios atores, que cumpriam isolamento social. Essa série fez tanto sucesso que o spin-off Gilda, Lucia e o Bode veio como especial de Natal transmitido pela primeira vez na televisão no dia 25/12/2020.
Nessa minissérie as Fernandas, mãe e filha, contracenam junto a Joaquim Waddington, neto de Montenegro e filho de Torres. Na continuação do episódio de Amor e Sorte, Gilda (Fernanda Montenegro) e Lúcia (Fernanda Torres) enfrentam uma nova fase em suas vidas.
Após ser demitida, Lúcia vê no aluguel da casa da Serra a única alternativa para garantir o sustento da família nos próximos meses. Com isso, elas precisam voltar a morar juntas na casa de Gilda, no Rio de Janeiro. No entanto, para fechar o contrato com a locatária, há uma condição inusitada: dar um jeito de levar o bode que ganharam em uma rifa.
A história é ao mesmo tempo, bem humorada e tocante, demonstrando todas as dificuldades enfrentadas nas relações familiares durante o isolamento da pandemia. A sensação ao fim é de coração quentinho!
Você pode assistir no GloboPlay.
Tapas e Beijos

As grandes amigas, Fátima (Fernanda Torres) e Sueli (Andréa Beltrão) trabalham juntas em uma loja de noivas em Copacabana. Ambas são independentes, bem humoradas e sonham em encontrar o grande amor e casar. Enquanto isso enfrentam a realidade tumultuada de relacionamentos, trabalho e problemas do cotidiano.
A série foi exibida na Globo entre 2011 a 2015 e se tornou um ícone nacional. Atualmente muitos memes de Fátima e Sueli rodam a internet para nos divertir. Vale muita a pena assistir se você está procurando por algo leve e bem-humorado.
Está disponível na Globoplay e Prime Video.
O que é isso companheiro?

Filme de 1997, mostra a história do jornalista Fernando (Pedro Cardoso) e seu amigo César (Selton Mello) que entram para luta armada contra a Ditadura Militar Brasileira. É ambientado em 1960 e retrata o sequestro do embaixador dos Estados Unidos, Charles Burke Elbrick (Alan Arkin).
Apesar de se basear em fatos históricos, a produção teve suas licenças poéticas na construção da narrativa. Assim, Fernanda Torres interpretou Maria Augusta Carneiro, que foi uma militante de extrema-esquerda que participou do sequestro.
O filme teve como base o livro de mesmo nome de Fernando Gabeira e também foi indicado ao Oscar, na categoria melhor filme estrangeiro em 1998. Pode ser assistido no PrimeVideo, Globplay ou aluguel no Google Filmes.
Apenas com esses exemplos já é possível comprovar o talento e versatilidade de Fernanda Torres. Enquanto aguardamos ao Oscar, que tal assistir uma dessas produções só pra lembrar que apesar de Fernanda ter feito história, sua brilhante carreira como atriz tem vários outros exemplos de seu bom trabalho.
E você, qual outro trabalho da Fernanda Torres marcou a sua história? Me conta qual nos comentários, que vou correr pra assistir!