5 Filmes de Terror com histórias bizarras nos seus bastidores
Olá, Turners, o Halloween já passou, mas o clima segue forte por aqui! Por isso, resolvi trazer hoje algumas histórias bizarras que aconteceram nos bastidores de filmes de terror. Você acha que os acontecimentos estranhos ficam apenas dentro dos filmes? Achou errado!
Enfim, não é de hoje que ouvimos relatos de coisas esquisitas acontecendo durante a gravação de filmes de terror, então vem comigo que vou trazer algumas das melhores histórias para vocês.
Leia Também: Você conhece os subgêneros de Terror?
O Exorcista (1973)
O Exorcista é, sem dúvida, um dos filmes com os bastidores mais assustadores quando o assunto é evento paranormal, e muita gente acredita que ele é inclusive cercado por uma maldição. Isso porque durante as filmagens, ocorreram vários incidentes, desde ferimentos graves, incêndios e até um assassinato de verdade.
Logo no início das gravações, o set da casa dos MacNeil pegou fogo de forma inesperada. Curiosamente, o único cômodo que não foi afetado foi o quarto de Regan, a garota possuída. Esse acidente forçou a equipe a reconstruir tudo, um trabalho que durou seis semanas.
Falando em equipe, muitos membros e parte do elenco sofreram acidentes sérios durante as filmagens. Tanto Linda Blair (Regan) quanto Ellen Burstyn (a mãe de Regan) sofreram lesões nas costas que duraram a vida toda. No caso de Linda, a lesão foi tão grave que ela fraturou a lombar.
Ao todo, nove pessoas ligadas ao filme morreram durante ou logo após as gravações, incluindo o ator Jack MacGowran, que interpretava Burke Dennings. Já Max von Sydow (Padre Merrin) e Linda Blair perderam familiares próximos durante as filmagens, o que causou mais atrasos nas gravações.
Mas, não para por aí…
A cereja do bolo de desgraças desse set foi a descoberta de que Paul Bateson, um figurante do filme, era, na verdade, um assassino. Ele foi condenado pelo homicídio do jornalista da Variety, Addison Verrill, em 1977. No fim, ele pegou 20 anos de prisão pelo crime, porém foi associado a outros assassinatos, que ele negou ter cometido (via Quem).
Enfim, deu para entender por que O Exorcista parece ter um set amaldiçoado, né? O próprio diretor, William Friedkin, começou a acreditar nisso e até pediu para um padre fazer um exorcismo real no local!
O Exorcismo de Emily Rose (2005)
Inspirado em uma história real, O Exorcismo de Emily Rose é baseado na vida de Anna Elisabeth Michel. Uma jovem alemã cujos pais foram acusados de homicídio após insistirem em sessões de exorcismo para “curá-la”.
Assim como O Exorcista, esse filme também teve alguns problemas no set de filmagem. Jennifer Carpenter, a estrela do longa-metragem, relatou que durante as gravações, ela acordava todas as noites com o rádio, que ligava sozinho e tocava “Alive”, da banda Pearl Jam. Outros membros da equipe também passaram por isso, a ponto de tirarem os rádios dos quartos de hotel (via Darkside).
O diretor Scott Derrickson compartilhou que, durante as suas pesquisas para o roteiro, ele encontrou livros que descreviam às três horas da manhã como uma “hora demoníaca”. Coincidentemente (ou não), ele começou a acordar exatamente nesse horário por vários dias seguidos, o que o deixou tão assustado que decidiu incluir esse detalhe em O Exorcismo de Emily Rose.
Ademais, para completar o clima estranho, um dos figurantes do filme afirmou várias vezes que já havia passado por um exorcismo de verdade. Olha, já era assustador por se tratar de uma história real, agora, depois de saber o que se passava nos bastidores, aí mesmo que fica apavorante.
Vocês teriam visto o filme se soubessem disso?
Horror em Amityville (2005)
Esse remake do clássico de 1979 é baseado em uma história real, onde um homem assassinou toda a sua família com uma espingarda enquanto todos dormiam. Na produção de 2005, Ryan Reynolds assumiu o papel principal e relatou, junto com a equipe, que acordava às 3h15 todas as madrugadas — justamente o horário em que os assassinatos reais em Amityville Horror aconteceram.
Já Melissa George, que interpretou Kathy Lutz, contou que, durante a primeira semana de filmagens, Kathy Lutz da vida real — que estava tão envolvida na produção a ponto de estar nos créditos como escritora — faleceu (via Super Interessante).
Posteriormente, durante as gravações em uma casa de barcos, a polícia encontrou um cadáver flutuando no lago. Para completar, em uma noite de gravação na casa recriada de Amityville, Melissa relatou que as luzes ligavam e desligavam sozinhas, embora não houvesse ninguém por perto.
Dito tudo isso, me conta se vocês teriam coragem de visitae esse set de filmagem? Eu não iria mesmo…
Invocação do Mal (2013)
Queridinho de muitos, Invocação do Mal se inspira na história real da família Perron, que enfrentou eventos paranormais em sua casa em Rhode Island nos anos 1970. Alguns membros da família chegaram a visitar o set de filmagem — exceto a mãe, que se recusava a pisar no local. E vamos combinar que, se eu fosse ela, também ficaria longe.
Isso porque durante as filmagens, coisas bizarras aconteciam, por exemplo, membros da equipe comentaram que acordavam às 3h da manhã (assim como acontece no filme), mas as experiências mais estranhas foram de Vera Farmiga e Joey King.
Farmiga, que interpretou a investigadora paranormal Lorraine Warren, contou que encontrou marcas de garras em seu laptop pessoal durante as gravações, sem qualquer explicação para como apareceram. Além disso, as mesmas marcas surgiram em sua coxa um dia, logo após as filmagens.
Já Joey King, que interpretou Christine, uma das filhas, desenvolveu um distúrbio sanguíneo raro e grave durante as filmagens, aparentemente do nada. A condição era tão séria que ela precisou fazer exames de sangue frequentes, indo ao hospital antes e depois das gravações, com um risco alto de hemorragia interna.
Curiosamente, assim que as filmagens acabaram, os problemas de saúde desapareceram, e ela nunca mais teve problemas relacionados ao sangue. Enfim gente, toda a franquia de Invocação do Mal é bastante sinistra, o anjo da guarda desse elenco com certeza faz hora extra!
A Freira (2018)
O diretor Corin Hardy compartilhou uma experiência sobrenatural vivida durante as gravações de um spin-off da franquia “Invocação do Mal”. Em uma cena no corredor escuro repleto de crucifixos, ele entrou em uma sala escura para acompanhar a filmagem pelos monitores.
Ao olhar para trás, viu o que pensou serem membros da equipe sentados atrás dele, também assistindo. Porém, ao final da cena, quando se virou para observar as reações deles, percebeu que não havia ninguém ali. Corin garante que a única porta da sala estava bem à sua frente o tempo todo (via Buzzfeed e UOL Entretenimento).
Vai dizer, é sinistro ou não? Como uma fã de filmes de terror, eu nunca chegaria perto de nenhum desses sets de filmagens. Enfim, muita coisa esquisita aconteceu. E vocês, já viram outras histórias de bastidores tão bizarras como essas? Compartilha com a gente nos comentários.