7 motivos para maratonar Dawson’s Creek hoje mesmo!
Já ouviu falar de Dawson’s Creek? Nunca? Ou só sabe que foi a série que colocou Katie Holmes no mapa?
Seja qual for sua resposta, tenho o prazer de apresentar a vocês a minha mais nova velha queridinha. Dawson’s Creek é definitivamente uma das séries mais amadas dos adolescentes do final dos anos 90.
E tenho que dizer que não foi à toa, a série carrega um encanto diferenciado e uma carga dramática em personagens adolescentes que era completamente incomum na época.
E se isso não for motivo o suficiente para vocês darem uma chance a série, deixo aqui sete motivos para maratonar Dawson’s Creek hoje mesmo!
Leia Mais: 8 Razões para Maratonar The O.C.
Motivo 1: Os temas ainda são relevantes e atuais
Pode até não parecer, mas apesar da série se passar no final dos anos 90 e início dos 2000, ela segue abordando temas muito atuais e relevantes. Nem todas as abordagens são perfeitas, mas também é interessante ver como a série traz temas na TV que ainda não eram tão abertamente discutidos. Algumas abordagens perderam um pouco sentido, mas até elas são interessantes de ver para percebermos o tanto que mudou nesse tempo.
Além disso, Dawson’s Creek traz um lado diferente dos EUA, Capeside, a cidade onde eles moram, é cheia de preconceitos e hipocrisia típica de uma cidade de interior. O que traz discussões interessantes e apresenta diferentes perspectivas.
Mas vai além disso, a série não só aborda temas específicos como homossexualidade, bullying, saúde mental, primeiras vezes e as dificuldades da escola. Dawson’s Creek vai além disso, seus personagens se questionam o tempo inteiro e, como nós nessa fase, ainda estão se conhecendo e se questionam frequentemente:
Quem eu sou? Sou bom o suficiente? Vou conseguir alcançar meus sonhos?
Não são perguntas fáceis de responder e conforme conhecemos os personagens mais tentamos responder não só por eles, mas por nós também.
Motivo 2: Existia vida antes da internet móvel?
Sei que obviamente existia, mas vivendo tanto tempo dentro desse mundo tecnológico é até difícil de acreditar como tudo acontecia de forma diferente antigamente. Assistir a série se torna então quase uma visita a um museu, uma pequena olhadinha de como era o mundo naqueles anos.
Dawson’s Creek se passa no final dos anos 90 e termina em meados de 2003, uma época de grandes mudanças e introdução de novas tecnologias. Vemos na série o início do uso mais frequente da internet banda larga, as idas comuns a locadoras e o uso das tão memoráveis fitacassetes. Além do início dos celulares, que eram aqueles trambolhos enormes e meio estranhos.
Situações como se perder no meio da madrugada e não ter como entrar em contato com ninguém parecem vindas de uma realidade alternativa, mas converse com qualquer um que viveu nessa época e vão te dizer que era bem normal.
Motivo 3: Um drama adolescente sobre a vida de um adolescente
E tá aí uma das minhas razões favoritas, vemos na série questões muito reais do cotidiano de um adolescente como preocupação com notas, não ir bem em certas matérias, vestibular, problemas com pais, dificuldade de aceitação, amizades, relacionamentos e, é claro, as primeiras vezes.
É certo que também tem várias coisas um tanto exageradas e não acreditáveis, Dawson’s Creek tem uma mania feia de juntar pessoas mais velhas ao elenco adolescente e de fazer todo o elenco se pegar, mas assim tudo isso é perdoável, porque é impossível não se envolver com os personagens, seus problemas e suas histórias. A série não é perfeita e nem são os seus personagens, e é isso que a faz tão especial.
Motivo 4: É referência de cinema que você quer @?
Dawson o suposto protagonista, digo isso porque apesar dele dar o nome a série, Joey é quem acaba tomando esse lugar ao longo da série é apaixonado por cinema. Cresceu vendo os filmes do Spielberg e sonha em ser um grande diretor de cinema. Uma das atividades que eles mais fazem são sessões de cinema em casa, que me lembraram muito algo que eu faço até hoje com as minhas amigas.
Os personagens, como eu costumo fazer também, assistem todo tipo de filme até tarde e, consequentemente, isso se torna uma característica deles que vai além só dessas cenas. Dawson’s Creek constantemente faz piadas e referências a cinema e a cultura pop no geral, tanto filmes blockbusters de mainstream quanto filmes mais clássicos e artísticos.
Além disso, a série também ama fazer episódios inspirados em filmes de sucesso, como Clube dos Cinco e A Bruxa de Blair.
Motivo 5: Não tem medo de zoar a si mesma
Amo séries que fazem isso, The O.C. fez algumas vezes, mas Dawson’s Creek faz ainda mais, ela zoa tanto séries de TV, quanto séries de adolescente e brinca como se não fosse uma série. Se compara a Barrados no Baile e até dizem que a vida deles nunca viraria uma série por não ser agitada, e de fato é um ponto interessante da série.
Os jovens moram numa cidade do interior e sua maior diversão é ir ao cinema, ver e fazer filmes. O que confesso que também me identifiquei, eu ia a festas, mas foi mais na faculdade que descobri esse lado. E Dawson’s Creek trouxe esse novo tipo de juventude as telas por se passar numa cidade do interior festas, bebida e drogas são a exceção da vida deles, não a regra.
Motivo 6: O Pacey, o futuro amor da vida de vocês
E vamos lá nunca pensei que pudesse me apaixonar por alguém dezessete anos mais velhos que eu, mentira já me interessei antes. Mas de todo modo preciso confessar que me apaixonei pelo Pacey, um cara sarcástico, fofo e engraçado. Pacey é um dos melhores personagem dessa série, está sempre disposto a ajudar seus amigos e foi em quase todos os seus relacionamentos um namorado exemplar e simplesmente apaixonante.
Enquanto Dawson é complicado, Pacey é simples, mas ao mesmo tempo instigante. Ele desperta quase sempre o melhor das pessoas, e isso é sensacional. Não tem como não dizer que ele faz as vezes algumas piadas desnecessárias, mas considerando a época de que ele veio e principalmente o modo como se porta. É seguro dizer que ele segue sendo um cara incrível e que a primeiro momento pode até não parecer tão bonito, mas você vai mudar de ideia rapidinho depois de conhecê-lo.
Leia Mais: Joshua Jackson diz que não vai haver remake de Dawson’s Creek
Motivo 7: Se preparem para conhecer o melhor OTP da vida de vocês
Pode parecer algo sem sentido e até meio pretensioso, mas depois de assistir mais de 150 séries nessa vida posso dizer sem dúvida que esse foi o melhor casal que já vi nessa minha curta vida. Joey e Pacey são inicialmente amigos, mas após algumas coisas acontecerem acabam se aproximando.
A forma como primeiro se tornam amigos e vão se tornando cada vez mais próximos e confidentes é realista e possível. Uma das coisas que mais amo é como demoram a perceber seus sentimentos, soa natural e muito convincente. Tanto que até me fez voltar a acreditar no amor enquanto o relacionamento durou.
Infelizmente até eles têm altos e baixos, mas os altos sem dúvida fazem valer a pena. Mesmo tendo sofrido com o OTP nas últimas temporadas, ainda assim não deixo de amar esse casal e recomendar essa série.
Assisti tudo em menos de um mês, devorei a série inteira, e já tô com vontade ver alguns episódios de novo. E aí te convenci? Caso sim, a série está disponível completa na Amazon Prime, aproveitem!
—
Revisão: Leandro Reis
4 Comentários
[…] Leia Mais: 7 motivos para maratonar Dawson’s Creek hoje mesmo! […]
[…] Leia Mais: 7 motivos para maratonar Dawson’s Creek hoje mesmo! […]
[…] Leia Mais: 7 motivos para maratonar Dawson’s Creek hoje mesmo! […]
[…] Além de Robert, temos no elenco nomes como Michael Douglas, Tobey Maguire e Katie Holmes, na época no seu auge por conta de sua interpretação em Dawson’s Creek. […]