TURN – Mundo Nerd TURN – Mundo Nerd
  • TV
  • Cinema
  • Notícias
  • Críticas
  • Leitura
  • Listas
  • Turncast
  • Contato
 Pantera Negra 2 | O Melhor filme da fase 4?
Cinema Críticas Marvel

Pantera Negra 2 | O Melhor filme da fase 4?

18 de novembro de 2022 0 Comment

Depois de muitos meses de espera, a Marvel nos presenteou com Pantera Negra 2, um dos filmes mais esperados do ano, e após seu lançamento a pergunta que não quer calar é: ele é o mesmo melhor filme da fase 4? Queria poder dizer que sim, porque sei bem que essa era a expectativa de muita gente. No entanto, não teria como dizer isso sem mentir.

Não me entendam mal, Pantera Negra 2 acerta em muitos aspectos, porém não consegue ultrapassar Shang-Chi, por exemplo, que apesar de bastante esquecido, entrega um filme mais redondo e agradável. Isso se dá por uma porção de pequenas e grandes razões que podem atrapalhar a experiência de quem assiste. Quer entender quais são elas? Continua comigo!

Pantera Negra 2 estava fadado a decepcionar

T’Challa (Chadwick Boseman) Pantera Negra – @Marvel – Divulgação.

A primeira delas não é culpa do filme, por conta da morte repentina do querido Chadwick Boseman existia uma pressão absurda sobre essa produção. Após um primeiro filme maravilhoso e com a perda de um verdadeiro herói, todos nós, fãs, desejávamos um filme impecável. Uma homenagem memorável a um artista e pessoa que marcou nossas vidas por sua força, resiliência e talento. Definitivamente, o filme conseguiu fazer isso, mas muito provavelmente não do jeito que você imaginou.

Já que mesmo que o filme não pecasse em nada, ele ainda teria o maior dos “defeitos”, a não presença de Chadwick. Dessa maneira, esperar que Pantera Negra 2 fosse o melhor filme da Marvel, ou algo parecido, é nos enganar que uma homenagem pode substituir alguém.

Pois, no fim do dia, nada pode mudar o que aconteceu e o filme, mesmo sendo bom, ainda é um eterno lembrete do que perdemos. Assim, é impossível não se pegar sentindo saudade do carisma de T’Challa que conduzia tão bem a narrativa. Dito isso, se você ainda não assistiu ao filme, recomendo controlar as expectativas e ser justa com o que o filme pode entregar, considerando a perda que vivemos.

Uma verdadeira celebração a Chadwick Boseman e T’Challa

Pantera Negra 2 @Marvel – Divulgação.

Apesar de tudo que falei, seria injusto dizer que o filme peca ao homenageá-lo. Toda trama gira em torno do luto e, sem dúvida, esse é um dos maiores acertos dessa história. Sem se apegar ao humor típico Marvel, o filme se permite mais profundidade, o que torna a história coerente e tocante.

Ainda que Letitia Wright pudesse ter entregado um pouco mais de carisma, a jornada de Shuri é muito interessante de assistir. Vemos uma personagem que sempre se gabou por saber “de tudo” completamente perdida e sem saber o que fazer em seguida. Um sentimento que todos que já experienciaram o luto entendem bem.

Assim, usando a perda como o maior condutor da história, ela consegue homenagear T’Challa, mostrando todo o legado deixado por ele, seja em sua irmã, em Wakanda ou no mundo todo. Em especial, a cena do seu funeral que é linda e cheia de significado (minha parte favorita do filme com certeza!).

Pantera Negra 2 não erra tanto no Roteiro e na Direção, mas peca na sua Duração

Shuri (Letitia Wright) Pantera Negra 2 @Marvel – Divulgação.

Com 2 horas e 40 minutos, o filme consegue ser mais longo que Guerra Infinita e não, não é o tipo de filme que a gente diz que nem viu o tempo passar. Principalmente durante algumas cenas de ação, que é difícil não se perguntar porque elas não foram reduzidas, já que não era necessário assistir a mesma sequência por oito minutos, por exemplo.

No fim, essa excessividade torna o filme cansativo, o que é triste, porque o filme é bom, principalmente quando a gente observa as escolhas da direção ou mesmo o roteiro, que apesar de não ser impactante, é coerente e bem construído. Porém, ele também acaba prejudicado por um outro detalhe: o carisma dos personagens e atores responsáveis por conduzir a trama.

Angela Bassett rouba a cena, mas Letitia Wright não sustenta o papel de protagonista.

Ramonda (Angela Basset) Pantera Negra 2 @Marvel – Divulgação.

Como já era esperado, Angela Bassett encanta com sua performance forte e genuína. Da primeira a sua última cena, é impossível não sentir toda a dor e falta que T’Challa deixa com sua partida. Apesar de ser o maior destaque do elenco, seria injusto não elogiar o trabalho incrível de Danai Gurira (Okoye) e Lupita Nyong’o (Nakia). Mais uma vez a participação das duas traz ainda mais força para a obra, garantindo cenas muito marcantes na história do MCU.

Por outro lado, ainda que seja claro o esforço de Letitia Wright, seu desempenho fica aquém do esperado para uma protagonista. Sem o mesmo nível de carisma de Chadwick, o enredo, apesar de muito interessante, não é entregue com tanto impacto. A mesma coisa é válida para Tenoch Huerta (Namor) que mesmo com uma história de origem interessante não impressiona.

Outro ponto que decepciona é o CGI abaixo da qualidade das produções mais icônicas da Marvel. Talokan, o Reino Submarino de Namor, que é percebido pela própria Shuri como algo incrível, não se vende na tela.

Apesar disso tudo, ainda vale a pena ver?

Definitivamente! Apesar de não ser um filme maravilhoso, consegue nos envolver e nos emocionar com uma homenagem linda a Chadwick. No entanto, não só por isso, a discussão e representatividade trazida pelo Namor vem, ainda que tardiamente, colaborar com a desconstrução do que muitos entendem como algo positivo: a colonização. Com uma perspectiva menos romantizada da versão que aprendemos na escola, o filme permite que o ponto de vista indígena, a muito apagado, ganhe maior visibilidade.

Além disso, o filme deixa claro que é importante para futuras tramas do MCU, envolvendo os ThunderBolts, então eu não deixaria de ver!

    Share This:

      Tags: Cinema Críticas Filmes Marvel marvel fase 4 Marvel Filmes MCU Pantera Negra Pantera Negra 2 Wakanda Forver
      Post Anterior
      Próxima postagem

      Leticia Linhares

      administrator

      Deixe um comentário Cancel reply

      You must be logged in postar um comentário.

      TURN – Mundo Nerd TURN – Mundo Nerd

      turn.mundonerd@gmail.com

      Nossas Redes:

      Filmes

      Críticas
      Trailers
      Notícias
      Lançamentos
      Oscar
      Globo de Ouro

      Séries

      Crítica
      Trailers
      Notícias

      Games

      Gameplay
      Trailer
      Crítica
      Notícias

      Mais

      Listas
      Música
      Quadrinhos

      Últimas Notícias

      Notícias

      Nova temporada de Pesadelo na Cozinha começará a ser gravada

      Cinema

      Crítica | Ele realmente é um Bom Menino!

      Cinema

      Sirât, longa premiado em Cannes, estreia nos cinemas em janeiro

      2025. Todo direito reservado - Desenvolvimento: Ed Rodrigues