Por que Justin Chambers, o Alex, saiu de Grey’s Anatomy?
Fã ou não de Grey’s, se você acompanhou a série até a 16ª temporada, você provavelmente ficou se questionando: por que o ator que interpretava o Alex saiu de Grey’s Anatomy?
O que aconteceu para causar uma saída tão abrupta e decepcionante? Essa questão intrigou muitos fãs por anos. Hoje, vamos explorar as razões por trás dela.
Entendo a saída de Justin Chambers
A saída de Justin Chambers se tornou oficial em janeiro de 2020, mas, segundo relatos, ele já não estava em Grey’s Anatomy desde novembro de 2019. Embora os fãs tenham sido pegos de surpresa, a produção já sabia da saída dele há algum tempo.
Provavelmente, nos bastidores, a equipe tentou convencê-lo a voltar ou negociar algo antes de tornar sua partida oficial, o que pode explicar o tempo entre sua saída e o anúncio. Na época, o ator não deu muitos detalhes, mas posteriormente decidiu falar publicamente
Afinal, qual é o motivo oficial da saída dele?
Segundo o ator, nada de grave. Justin Chambers comentou sobre sua saída no livro How To Save a Life: The Inside Story of Grey’s Anatomy, de Lynette Rice. Parte da sua entrevista foi divulgada no website Hollywood Life, onde ele explica o que o motivou a deixar a série:
“[Na série] Você está em uma bolha. Você usa uniforme todo dia, você vê as mesmas pessoas todos os dias, entre as mesmas quatro paredes, nos mesmos estúdios, você dirige no mesmo caminho para trabalhar. Para mim, era como um trabalho de fábrica de atuar. Você apenas bate ponto para entrar e sair.” (Via Capricho)
Apesar de ser bem triste para nós fãs, é bem compreensível que o ator tenha apenas se cansado. Afinal, foram quinze anos interpretando o mesmo papel, o que deve ser extremamente exaustivo e até chato para quem faz parte do elenco.
Talvez Justin Chambers estivesse se sentindo esgotado e tenha passado por uma espécie de burnout, e por isso precisou se afastar das telas. O que pode explicar porque o ator não se dispôs nem a gravar um episódio final e somente cedeu narrações.
No entanto, essa não é a única explicação circulando entre os fãs. Sua recusa em gravar um episódio final fez com que muitos acreditassem que sua saída poderia estar relacionada a mais do que uma decisão profissional ou criativa. Algumas teorias questionam se o ambiente de trabalho em Grey’s Anatomy era tóxico, um rumor que, se verdadeiro, poderia explicar a saída abrupta de Justin.
Vale dizer que, apesar de não ser impossível, considerando outros boatos e casos envolvendo a série, não existe nenhuma confirmação sobre. Inclusive, em sua declaração de despedida, Chambers agradeceu pelo tempo na série e deixou claro que estava buscando novos desafios na sua vida profissional.
“Não há hora certa para dizer adeus a um programa e um personagem que definiram tanto da minha vida nos últimos 15 anos. Mas, por algum tempo, agora, tenho sonhado em diversificar meus papéis e as escolhas em minha carreira. E, já que estou completando 50 anos e sou abençoado com uma esposa companheira e cinco crianças maravilhosas, a hora é essa.”
Declaração sobre sua saída feita para a Deadline.
E a série, o que diz sobre sua saída?
A showrunner Krista Vernoff deixou uma declaração sobre a despedida de Chambers na época, mas se recusou a comentar o motivo da saída em entrevistas, o que pode indicar algo problemático nos bastidores ou não.
“É quase impossível dizer adeus ao Alex Karev. Essa é a verdade para mim e para todos os roteiristas de Grey’s Anatomy, como também para os fãs. Nós amávamos escrever sobre o Alex. E nós amávamos assistir a Justin Chambers interpretá-lo. Por 16 temporadas, 16 anos, nós crescemos juntos com o Alex Karev. Ficamos frustrados com as suas limitações e, inspirados por seu crescimento, passamos a amá-lo profundamente e a considerá-lo um dos nossos melhores amigos. Sentiremos muito a sua falta. E sempre seremos gratos pelo seu impacto em nossa série, em nossos corações, em nossos fãs e no mundo.“
Krista Vernoff em entrevista para a Entertainment Weekly
Independentemente do motivo, a decepção dos fãs ao ver um personagem tão importante com um final incoerente permanece. Muito do sofrimento dos fãs não é pela partida em si, mas pela maneira como foi abordada na série.
Por que o final de Alex é tão ultrajante?
Depois de dezesseis temporadas, o mínimo que se esperava era um final mais digno para um personagem como Alex. Em vez disso, recebemos cartas de despedida e a notícia de que ele estava vivendo seu “felizes para sempre” com Izzie e os filhos que ele acabou de conhecer.
E ainda que sua saída para estar perto dos filhos faça sentido, essa despedida corrida e covarde, por meio de cartas, não parece coerente com o homem que Alex se tornou. Abandonar sua esposa como seu pai fez, sem nenhuma conversa franca ou uma tentativa de incluí-la nessa descoberta. Não parece algo que o Alex da 16ª temporada faria — o das primeiras, sim, mas não o Alex que conhecemos e passamos a amar, apesar de todos os erros que ele cometeu na sua trajetória. Mesmo sabendo que a decisão de sair veio do próprio Justin Chambers e que os escritores tentaram fazer o melhor em uma situação terrível.
Mesmo sabendo que a decisão de sair veio do próprio Justin Chambers e que os escritores tentaram fazer o melhor em uma situação terrível.
“Além de não querer fazer os atores passarem por um luto prolongado, eu não queria colocar os personagens em outro luto prolongado. E isso foi provavelmente o mais significativo. Não quero que Meredith Gray perca Alex Karev para a morte. Eu não quero ver isso! Eu não aguento!”
Krista Vernoff, showrunner de Grey’s Anatomy para Variety. (Via Observatório do Cinema).
É impossível não se sentir frustrado. Concordo que matá-lo fora das telas seria pior, mas essa não era a única opção que eles tinham.
Será que não existia nenhuma outra alternativa?
Pensando rápido, uma alternativa que me parece mais coerente ao personagem seria transformar essa despedida por carta em ligações telefônicas. Dessa maneira, ainda seria possível manter só a voz do ator enquanto o Alex se muda para ficar mais perto dos filhos e convida Jo para ir com ele.
Não preparada para uma mudança dessa, os dois acabariam em um relacionamento à distância, que gradativamente poderia se tornar inexistente. Talvez depois disso, até o final com a Izzie fosse mais aceitável, já que o maior problema dele é ser abrupto ao ponto de não fazer sentido.
Alex tinha acabado de pedir Jo em casamento de novo e a viu sofrer para se recuperar da depressão. Um abandono como o que vimos, de uma pessoa que foi abandonada pela mãe e que está se recuperando desse trauma, simplesmente não faz sentido. Alex não faria isso com ela para ficar com uma mulher que o abandonou.
É simplesmente incoerente e, a não ser que Karev retorne em alguma temporada futura para se redimir, não sei se um dia os fãs vão conseguir aceitar esse final como definitivo e aceitável. Simplesmente triste que tenha terminado assim.
E você, também ficou revoltado dele sair desse jeito? Me conta nos comentários.