Por que Sam Wilson merece ser o novo Capitão América?

Por que Sam Wilson merece ser o novo Capitão América?

26 de junho de 2021 1 Por Bruna Carvalho

A Fase 4 da Marvel Cinematic Universe (MCU) trouxe uma nova roupagem a alguns personagens, e talvez um dos mais importantes seja Sam Wilson (Anthony Mackie). E, a seguir, veremos por que Sam merece assumir o posto de novo Capitão América.

A série “Falcão e o Soldado Invernal” mostrou que Sam abraçou o legado de Steve Rogers (Chris Evans) e agora é o detentor do escudo. Todo o desenrolar dessa aceitação foi muito bem abordado, desde os conflitos internos do personagem até sua relação hilária com Bucky Barnes (Sebastian Stan), melhor amigo de Cap.

Apesar de, para muitos, Capitão América só existir um, Sam se mostrou fiel aos propósitos do herói, bem como internalizou o que o legado representa para toda a sociedade. Essa jornada de entendimento e aceitação é um dos focos da série, e a MCU deixou isso muito claro. Se, nos quadrinhos, já era uma realidade Sam Wilson ser o novo Capitão América, no seriado essa realidade foi mostrada da forma mais humana possível.

Por que Sam será um excelente Capitão América?

Sam não se corrompe pelo poder. Ao contrário de John Walker (Wyatt Russell), a prioridade de Sam não é se tornar um dos mais poderosos, mas tão somente se tornar alguém melhor para si e para os outros, sem precisar recorrer a artifícios, como o supersoro, por exemplo.

Ainda, em Capitão América 2 – O Soldado Invernal (2014), Sam ajudou Steve Rogers na tentativa de recuperar Bucky da lavagem cerebral feita pela HYDRA. E, em Capitão América – Guerra Civil (2016), durante o racha entre os heróis, Sam manteve sua lealdade ao Cap, desobedecendo as ordens do Tratado de Sokovia para proteger Bucky, injustamente acusado pela morte de T’Chaka (John Kani).

Isso já mostrou como Sam, além de leal, tem suas convicções pessoais sobre como lidar diante de dilemas E, como se não fosse o bastante, Sam é tão firme em suas crenças que deixa claro para Karli (Erin Kellyman) que concorda com os propósitos dos Apátridas sobre o uso do supersoro, mas não da maneira que o grupo estava fazendo.

Leia mais: 4 Motivos porque o Capitão América estava certo em Guerra Civil

Não obstante, Sam sempre se mostrou empático com o lugar do outro. Numa das conversas com Isaiah Bradley (Carl Lumbly) – o primeiro Capitão América – o Falcão deixa claro que um dos motivos para ter recusado, de primeira, o manto de Capitão América foi o fato de Isaiah ter sofrido e sem ter tido o reconhecimento merecido, enquanto herói. Assim, aceitar o fardo de se tornar o novo Cap talvez implicasse em Sam menosprezar todo o histórico cruel passado por Bradley. (Via Ingresso.com)

“Sam não é o próximo Steve Rogers, mas o primeiro Sam Wilson”

Mas, além de todo o peso moral que colaborou para que assumisse o posto como novo Capitão América, Sam também deixa muito claro que ele e Steve são pessoas diferentes. Em outras palavras, Sam não é “o próximo Steve Rogers”, mas sim o primeiro Sam Wilson. E, até para sua comunidade, Sam aceita o papel até como uma forma de agradecer e retribuir por tudo que lhe fizeram.

A escolha de Steve

Por isso, ninguém melhor do que um próprio Vingador para assumir o legado de outro Vingador, correto? Sam conhece como funciona o código de ética entre os Vingadores, e sabe que todos buscam pelo mesmo propósito: uma sociedade mais justa.

Com isso, Steve Rogers, ao se aposentar do posto, delega a Sam a responsabilidade de ser o novo Capitão América. Muitos fãs questionaram o porquê dele ter assumido esse posto, em vez de Bucky, já que era o amigo mais antigo de Steve.

A explicação é simples. Sam, além de leal e confiável, mostrou-se humilde ao ajudar qualquer um. Bucky igualmente se doou, mas também teve perdas significativas, o que acarretou em diversos conflitos pessoais – que, possivelmente, atrapalhariam no desenvolvimento enquanto novo Capitão América.

Assim, Steve acertou em cheio quando optou por Sam como novo detentor do manto. Nesse ponto, a MCU nos presenteou como uma excelente – e óbvia – escolha.

E você, o que acha de Sam Wilson como o novo Capitão América?

Falcão e o Soldado Invernal já está disponível na plataforma Disney+.