TURN – Mundo Nerd TURN – Mundo Nerd
  • TV
  • Cinema
  • Notícias
  • Críticas
  • Leitura
  • Listas
  • Turncast
  • Contato
 Por trás das Polêmicas de Rainha Cleópatra da Netflix
Curiosidades TV

Por trás das Polêmicas de Rainha Cleópatra da Netflix

25 de maio de 2023 0 Comment

Para os amantes de História, a série Rainha Cleópatra, da Netflix, pode ter chamado a atenção. A obra é um drama documental que busca reconstruir e apresentar a vida da icônica rainha egípcia, que marcou o imaginário popular e a nossa cultura. Entretanto, a produção vem enfrentando duras críticas e sofreu com a polêmica referente a etnia de Cleópatra e a escolha da atriz Adele James. Vem conosco entender tudo isso e decidir se vale a pena assistir ou não.

Afinal, Cleópatra era negra ou branca?

Cleópatra (Adele James) em Rainha Cleópatra – Distribuição Netflix – Divulgação.

Em primeiro lugar, é importante dizer que este assunto não é fácil de ser resolvido. Alguns apontam que, por ser egípcia, a Rainha Cleópatra era negra, enquanto outros usam o argumento de que sua dinastia Ptolomaica a tornaria branca. Antes de aprofundar no assunto, vale trazer a reflexão de que sim, ela vinha de uma dinastia de origem grega, devido ao fato do General Ptolomeu ter herdado as terras do Egito após a morte de Alexandre, o Grande, que as havia conquistado dos persas. Ainda assim, é provável que para garantir e validar seu poder nesta terra ele precisou fazer alianças por meio de casamento com a nobreza egípcia. Isso sugere que sua origem étnica provavelmente não seria estritamente branca.

Dessa forma, o debate a respeito da cor da pele da rainha é antigo e cheio de contradições e polêmicas. É um assunto sensível, revelando, de certa maneira, racismos remanescentes no meio acadêmico e até mesmo um colorismo. Já houve debates de que o próprio povo egípcio não seria um povo negro, pois eles têm representações iconográficas de outros povos do continente africano e a representação deles mesmos viria com uma pele mais clara. E a pergunta que fica é: importa para quem a cor de Cleópatra? Se ela era branca e está sendo representada por uma atriz negra, qual o problema nisso? Considerando que por inúmeras vezes figuras históricas importantes foram embranquecidas nas representações hollywoodianas.

Leia mais: Apesar de polêmicas, Morte no Nilo acrescenta a obra original

Mas o que a história diz sobre o assunto?

Cleópatra (Adele James) e Marco Antônio (Craig Russell) em Rainha Cleópatra – Distribuição Netflix – Divulgação

Não existe um consenso entre egiptólogos sobre o assunto, ainda mais por não haver evidência arqueológica que comprove, já que o corpo de Cleópatra nunca foi encontrado. Tudo que se tem até agora são descrições documentais a respeito dela, muitas feitas por outros povos, algumas posteriores ao seu tempo.

O Secretário-Geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito, Mustafa Waziri, afirmou que representar a Rainha Cleópatra como negra seria uma farsa histórica. Contudo, um estudo promovido pelo Instituto de Arqueologia Austríaco afirma que a descendência dela provavelmente era mista. Eles defendem isso, pois, sua irmã, Arsione, cujo corpo foi encontrado em uma tumba de mais de 2 mil anos em Éfeso, Turquia, possui características de europeus brancos, egípcios e africanos negros. A mãe da irmã de Cleópatra teria origem africana.

E tem mais polêmica…

Cleópatra (Adele James) em Rainha Cleópatra – Distribuição Netflix – Divulgação.

Nesse sentido, toda polêmica envolvendo a etnia da Rainha Cleópatra afetou a recepção da série, que teve a pior avaliação no Rotten Tomato da história da Netflix. Além de Mustafa Waziri, o ex-ministro de antiguidades do Cairo, Zahi Hawass, também se pronunciou negativamente a respeito da produção.

Por isso, o advogado Mahmoud al-Semary entrou com um processo no Ministério Público do Egito pedindo a remoção do documentário da plataforma de streaming. A justificativa seria a violação das leis de mídia do país, assim como uma tentativa de distorção dos fatos históricos para promoção de um pensamento afrocêntrico. 

Apesar disso, alguns historiadores defendem a representação da rainha como negra. Inclusive seria provável que ela se parecesse mais com Adele James do que com Elizabeth Taylor, que interpretou Cleópatra em 1963. Dessa forma, fica a reflexão: Qual o problema da Rainha Cleópatra ser representada por uma mulher negra?

E o que você pensa sobre isso? Deixa nos comentários.

Referências:

Cleópatra ‘era descendente de africanos’, diz estudo. Publicado em 16/03/2009 em BBC News Brasil. Acesso 22/05/2023.

MACHADO, Bruna. Após polêmicas, documentário sobre Cleópatra será removido da Netflix? Publicado em 18/05/2023 em Multiverso das Notícias. Acesso em 22/05/2023.

O que incomoda tanto em uma Cleópatra negra? Publicado em 23/04/2023. O Globo. Acesso em 22/05/2023.

SANTOS, Isadora. Chefe de Antiguidades do Egito afirma que representar Cleópatra como mulher negra é “uma falsificação histórica”. Publicado em 28/04/2023 em Mundo Negro. Acesso em 22/05/2023.

    Share This:

      Tags: Adele James Documentário Drama Netflix Polêmica Rainha Cleópatra Série
      Post Anterior
      Próxima postagem

      Andreza Coelho

      editor

      Historiadora, assistente administrativa, artesã e taróloga. Amante do conhecimento e de boa conversa sobre qualquer assunto interessante.

      Deixe um comentário Cancel reply

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      TURN – Mundo Nerd TURN – Mundo Nerd

      turn.mundonerd@gmail.com

      Nossas Redes:

      Filmes

      Críticas
      Trailers
      Notícias
      Lançamentos
      Oscar
      Globo de Ouro

      Séries

      Crítica
      Trailers
      Notícias

      Games

      Gameplay
      Trailer
      Crítica
      Notícias

      Mais

      Listas
      Música
      Quadrinhos

      Últimas Notícias

      Curiosidades

      Por quê The Resident foi cancelada?

      Cinema

      O que o livro e o filme do O Jogo do Amor e Ódio tem em comum?

      Cinema

      Elementos é mais um acerto da Pixar?

      2023. Todo direito reservado - Desenvolvimento: Ed Rodrigues